Presidente da Algás participa de seminário sobre Pré-Sal em Alagoas

Por Algás,

por Valdi Junior

O Seminário Nordeste Sobre o Pré-sal realizado na quarta-feira, dia 14 de abril com o tema “Os reflexos da descoberta do Pré-sal no desenvolvimento do Nordeste” reuniu diversas personalidades políticas, acadêmicas e empresarias para discussão do tema. Gerson Fonseca, presidente da Algás, participou como debatedor no painel “O marco regulatório e a nova empresa estatal” apresentando por José Lima de Andrade Neto, presidente da Petrobras distribuidora.

O evento foi organizado pelo Instituto Arnon de Mello e patrocinado pela Petrobras e promoveu um extenso debate sobre as perspectivas relacionadas ao potencial da camada do pré-sal para o desenvolvimento do país e seus reflexos nos estados do Nordeste.

O Seminário contou com as presenças do Ministro de Minas e Energia Márcio Zimmermann, do presidente da Pretrobras, Sérgio Gabrielli , do Governador do Estado, Teotônio Vilela Filho e do Senador Fernando Collor de Melo, presidente da comissão de infra-estrutura do senado, entre outras autoridades.

Hotéis já utilizam gás natural como fonte de energia

Por Algás,

Ar condicionados ligados 24 horas, água quente nos chuveiros de todos os apartamentos, lavanderias a todo vapor… É preciso muita energia para garantir o conforto dos hóspedes.

Conhecer as demandas energéticas do seu empreendimento é o primeiro passo para otimizar a operação e os custos com energia elétrica. Para cada perfil de consumo de energia existe uma solução capaz de reduzir os custos e otimizar a energia utilizada.

A escolha do sistema adequado às suas necessidades representa um diferencial competitivo no setor hoteleiro. Poder gerar sua própria energia a partir do gás natural já é uma realidade disponível no mercado. Dentre as principais vantagens obtidas na escolha por esse sistema de produção de energia estão a menor dependência da rede elétrica, a menor emissão de poluentes e a redução nos custos.

Muitos hotéis já utilizam sistema de geração de energia com gás natural permitindo menor dependência da rede elétrica e maior economia. É o caso do Sofitel São Paulo Ibirapuera, tradicional empreendimento hoteleiro da capital paulista, que utiliza o gás natural para geração de energia.

Já o hotel Transamérica, também de São Paulo, optou pela cogeração de energia que, apesar de estar ainda em fase inicial, já é utilizada no aquecimento da água.

“O gás natural é uma boa opção para redução de custos, porém é de vital importância um estudo para se adequar equipamentos e/ou instalações aos setores que serão pelos mesmos servidos”, afirma o Gerente de manutenção do hotel, Carlos Struckas. (fonte: Revista Hotéis 17/03/2010).

Segundo Alexandre Breda, gerente de vendas para o Grande Comércio da Comgás, Companhia de Gás de São Paulo, a confiabilidade de suprimento, o custo operacional e a qualidade da energia gerada, são fatores determinantes, na escolha pelo sistema de geração de energia com gás natural.