Todos os edifícios premiados no Master Ademi 2010 contrataram o gás natural

Por Algás,

A Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas realizou, no dia 11 de novembro, a décima terceira edição do Prêmio Master Ademi 2010. O evento foi prestigiado por representantes da cadeia produtiva da construção civil, autoridades locais e empresários.

Os vencedores foram eleitos por uma comissão julgadora formada de especialistas convidados, que fizeram a avaliação dos empreendimentos sob os seguintes critérios:qualidade na concepção arquitetônica, qualidade da execução, interação com o meio ambiente, marketing, soluções inovadoras e responsabilidade social.

Dentre os vencedores todos os edifícios premiados contrataram o gás natural, os edifícios Personale (categoria residencial até 90m2), Eco Villares Residence II (destaque residencial econômico) e Edfício Quatrino (categoria lançamento residencial até 180m2) contrataram o gás natural para cocção e os edifícios Vivant Residence (categoria residencial até 130m2 ) e Elegance (categoria residencial até 180 m2 ) além da cocção, também contrataram aquecimento de água com gás natural.

Eficiência energética: um item obrigatório na escolha de um imóvel

Por Algás,

Na hora de escolher um imóvel você certamente avalia vários itens: localização, preço, disposição dos cômodos, prazo de entrega, número de vagas na garagem… Mas, e com relação à eficiência energética? Você já pensou nisso? Se ainda não, é melhor começar a ser informar sobre o assunto, pois assim como os eletrodomésticos, as construções também terão etiquetagem de eficiência energética.

Desde julho de 2009, as construções, comerciais e públicas em todo o Brasil estão sujeitas a análise de sua eficiência energética e recentemente o Inmetro lançou em consulta pública o Regulamento de Avaliação da Conformidade (RAC) em edificações residenciais. A análise faz parte Programa Nacional de Conservação e Eficiência Energética em Edificações (Procel-Edifica) que tem como objetivo promover a economia e o uso racional da energia elétrica nas edificações brasileiras.

A previsão é de que em 2012 essa análise seja obrigatória certificando as construções com um selo de eficiência, como o que já existe para eletrodomésticos. As etiquetas serão emitidas pelo Programa Procel Edifica, do Ministério de Minas e Energia e Eletrobras e o processo de etiquetagem dos edifícios será feito sob coordenação do Inmetro.

Para atestar a qualidade da construção serão observados os seguintes aspectos: sistema de iluminação, de condicionamento de ar e a envoltória (análise da cobertura, áreas de vidro, janelas, aberturas e vãos, etc.) e para cada um deles existem pré-requisitos e recomendações para alcançar as classificações que vão de “A” a “E”, dependendo do nível de eficiência energética da edificação.

Com a implantação do selo é esperada uma economia de energia da ordem de 30% para prédios reformados e de até 50% em novas edificações (dados do Procel /Eletrobrás).O objetivo do selo é estimular os construtores e incorporadores a aderirem conceitos de eficiência energética em edificações e viabilizar a implementação da Lei 10.295/01 (“Lei de Eficiência Energética”)

No quesito aquecimento a chama do gás natural é classe A

Os múltiplos usos do gás natural e a possibilidade do aproveitamento direto do energético como fonte de energia faz com que o combustível tenha destaque no cenário de eficiência energética. O gás natural pode ser usado no aquecimento de água, na geração de energia elétrica, na cogeração, na climatização e também como complemento para o sistema de energia solar, por exemplo.

O destaque vem principalmente na utilização do gás natural no sistema de aquecimento de água nas construções. Para que o imóvel tenha classificação A, de acordo com o Programa Procel Edifica, o aquecimento de água deve ser feito a energia solar ou gás.

Seguindo as novas tendências do mercado da construção civil, em Alagoas das 47 mil unidades residenciais que contrataram o gás natural, destas, 6 mil optaram por utilizar energético também no aquecimento de água, o que além de garantir maior eficiência energética na construção, também representa economia significativa em relação ao aquecimento de água por meio de energia elétrica.

Curso de extensão Gás Natural

Por Algás,

O Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas – CTEC/UFAL, com apoio da Algás, realiza o primeiro curso de extensão sobre Gás Natural em Alagoas.

O objetivo do Curso é apresentar sob uma visão prática os conceitos básicos que envolvem a distribuição e as possibilidades de uso do gás natural, além de difundir conhecimentos técnicos relativos ao projeto e montagem da rede interna de gás para o uso do gás natural.

A programação será ministrada por profissionais atuantes no setor de gás natural e será dividida em sete módulos: introdução ao gás natural, distribuição do gás natural, mercado do gás natural, instalações residenciais, instalações industriais e comerciais, eficiência energética-geração e cogeração e Gás de Alagoas S.A- Algás + visita de campo.

O curso acontece em duas etapas de 22 a 25 de novembro e 29 de novembro a 02 de dezembro e é direcionado aos alunos de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas, no formato de extensão universitária, com uma carga horária de 32 horas, para um público de 25 (vinte e cinco) estudantes.

As inscrições serão realizadas na Sala do PET/Engenharia Civil/CTEC/UFAL a partir do dia 02 de novembro de 2010.

Algás recebe certificado Hcor Vida

Por Algás,

A Algás é a primeira empresa alagoana a receber o certificado de Treinamento em Reanimação Cardiocerebral através do Curso HCOR Vida, dando início ao Projeto Faça Sua Cidade um Lugar Seguro para o Coração, uma iniciativa do Hospital do Coração de Alagoas que será oficialmente lançado em janeiro de 2011.

A Parada Cardiorespiratória, pode ocorrer por diversos motivos, sendo o principal deles o infarto agudo do miocárdio. Estudos revelam que o sucesso na ressuscitação do paciente depende diretamente do pronto atendimento por pessoas treinadas em reanimação cardiocerebral ainda no local onde ocorreu o colapso, até que seja providenciado o atendimento especializado.

Entre seus princípios organizacionais a Algás traz o “De Bem com a Vida” que expressa a preocupação da empresa em preservar a vida com segurança, antecipando-se às possibilidades de riscos, de forma pró-ativa promovendo medidas de controle que evitem danos às pessoas e ao ambiente e baseada no princípio, a Algás é a primeira empresa alagoana a capacitar uma equipe de colaboradores no Curso Básico de Reanimação Cardiocerebral.

24 colaboradores se voluntariaram a participar da capacitação representando 34% do quadro de funcionários da empresa e foram treinados pela equipe do Hospital do Coração de Alagoas para reconhecer uma situação de Parada Cardiorespiratória (PCR); realizar manobras de Reanimação Cardiocerebral, com manuseio do desfibrilador, até a chegada de um atendimento especializado e entender a importância da Cadeia de Sobrevivência.

A Algás também adquiriu um Desfibrilador Externo Automático (DEA) aparelho de fundamental importância no tratamento imediato das vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR) em ambiente extrahospitalar.

O Projeto inicia-se com o Faça Sua Empresa um Lugar Seguro para o Coração e tem como principal objetivo fazer com haja pessoas capacitadas a dar assistência à parada cardiorespiratória nos mais diversos locais da cidade, através de uma ressuscitação cardiocerebral (RCC) rápida e de alta qualidade com o manuseio do Desfibrilador Externo Automático (DEA).

Para Gerson Fonseca, presidente da Algás, “À medida em que várias empresas, condomínios, hotéis, restaurantes, etc, participem desse projeto maior será a capilarização do rápido atendimento a PCR e maiores serão as chances de sobrevida dos que forem acometidos por uma PCR, fazendo então com que a cidade seja ,como um todo, um lugar cada vez mais seguro para o coração. Trata-se de um projeto abrangente e de alto alcance social para toda organização que nele se engajar.”