Retrospectiva 2010

Por Algás,

Já está em circulação a edição especial do Algás Notícias Retropectiva 2010. O jornal traz as principais realizações e conquistas do gás natural em Alagoas, em todos os segmentos de atuação da Algás.

Nesta edição, os leitores poderão acompanhar o registro de alguns dos acontecimentos mais relevantes no ano de 2010 como a conquista do Troféu Ouro no Prêmio Estadual da Qualidade, a expansão do processo de interiorização do gás, a criação de um sistema supervisório que virou referência para outras distribuidoras e muito mais.

O Algás Notícias é distribuído gratuitamente entre clientes, parceiros e fornecedores e também pode ser acessado pelo nosso site. Acesse o jornal pelo link abaixo e confira as matérias.

Equipe da Algás visita Urucu e REMAN

Por Algás,

por Marcelo Barbosa

Uma equipe de colaboradores da Algás viajou, a convite da Petrobras, para conhecer as instalações da Base Operacional Geólogo Pedro de Moura, em Urucu e a Refinaria de Manaus. A viagem no período de 12 a 15 de dezembro, foi uma premiação aos vencedores do Prêmio Top Gás 2010.

Gerson Fonseca, Anita Cavalcante, Felipe Guimarães, Sylvia Brennand e Jaelson Silva juntaram-se a comitiva formada por integrantes de outras distribuidoras vencedoras e funcionários da Petrobras e iniciaram a visita em Urucu, onde conheceram as instalações de Exploração & Produção de petróleo em meio a floresta amazônica.

Em Urucu a comitiva também pode conhecer de perto as ações implementadas pela Unidade de Operações da Amazônia, como o trabalho de reflorestamento e as práticas do tratamento de resíduos,referência para outras unidades. “Urucu representa a capacidade do ser humano de desenvolver o seu país de maneira responsável e sustentável” destaca Felipe Guimarães.

Na Refinaria de Manaus (REMAN), instalada às margens do Rio Negro, os visitantes conheceram o processo de produção dos principais produtos produzidos na instalação: GLP, nafta petroquímica, gasolina, querosene de aviação, óleo diesel, óleos combustíveis, óleo leve para turbina elétrica, óleo para geração de energia e asfalto.

Controle remoto de válvulas

Por Algás,

No dia 23 de dezembro foi realizada pela equipe técnica da Algás a integração do comando remoto da primeira válvula de bloqueio de gasoduto ao sistema supervisório IFIX. A válvula integrada foi a da Estação de Regulagem e Pressão, situada nas proximidades do Aeroporto.

O procedimento possibilita que da sala de controle da Algás sejam realizadas a execução dos comandos para bloqueio ou liberação e a mudança do fluxo de gás neste ponto da rede de distribuição.

O projeto foi idealizado por Pedro Carlos, Gerência de Engenharia de Rede e integrado ao sistema supervisório por Zilberto Medeiros e Jaelson Silva, Gerência de Modernização e Desenvolvimento Tecnológico e a montagem foi feita pela empresa Setmac.

O sistema supervisório da Algás é capaz de imediatamente detectar anormalidades, alertar e até atuar à distância equipamentos da rede de distribuição, evitando a ocorrência de problemas no fornecimento de Gás Natural. Por meio deste sistema supervisório, as informações vitais para o monitoramento da rede de distribuição são enviadas 24 horas por dia, permitindo o monitoramento da rede de distribuição e de seus clientes, tudo isso sem a necessidade de um operador no local.

Bombeiros recebem detectores de gás

Por Algás,

A Algás fez a doação de cinco detectores de presença de gás ao Corpo de Bombeiros de Alagoas, os aparelhos foram entregues no dia 28 de dezembro, por Gerson Fonseca, presidente da Algás, ao Comandante do Corpo de Bombeiros de Alagoas, Cel Neitônio Freitas dos Santos, na sede da instituição, como parte das ações de responsabilidade social e Segurança, Meio-Ambiente e Saúde Ocupacional da distribuidora.

Os equipamentos possuem display luminoso e detectam a presença de gás natural ou GLP, em níveis muito abaixo dos volumes mínimos de perigo. “Esses aparelhos nos ajudam a garantir um melhor serviço ao cidadão alagoano, com os detectores trabalhamos com mais segurança” destacou o Cel. Neitônio Freitas.

O Coronel afirmou ainda, que o mais importante na parceria firmada entre o Corpo de Bombeiros e a Algás é que iniciativas como essa vem a somar qualidade aos serviços prestados pela Corporação à população alagoana. Gerson Fonseca aproveitou a oportunidade para destacar a importância da instituição na construção da cidadania e agradecer o apoio do Corpo de Bombeiros nas ações da Algás, como a contínua participação da instituição na Jornada Prisma, evento interno que trata temas de SMS.

Na ocasião também estiveram presentes, o Diretor de Serviços Técnicos do Corpo de Bombeiros, Cel. Nilson Albuquerque e uma equipe de colaboradores da Algás, Roberta Santana, Assessoria de SMS, Artur Mergulhão, Núcleo de Captação de Novos Negócios e Felipe Silva, Núcleo de Operações de Distribuição

Algás é ouro no Prêmio Estadual da Qualidade

Por Algás,

Vivenciando um processo de aprimoramento contínuo, a Algás foi mais uma vez premiada no Prêmio Estadual da Qualidade, desta vez com a conquista do Troféu Ouro, que representa o mais alto reconhecimento na categoria Nível II – Rumo a Excelência.

As empresas inscritas são avaliadas com base nos Critérios de Excelência difundidos pela FNQ-Fundação Nacional da Qualidade: Liderança, Estratégia e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos, Resultados; cada empresa tem seu sistema de gestão analisado por avaliadores do Movimento Alagoas Competitiva, resultando em um Relatório de Avaliação contendo os pontos fortes e as oportunidades de melhoria que propiciam condições para sua evolução continua.

O Prêmio Estadual da Qualidade é promovido pelo Movimento Alagoas Competitiva, integrante do Movimento Brasil Competitivo, e é um reconhecimento às organizações, sejam elas públicas, privadas ou terceiro setor, que se destacam na adoção de práticas de gestão alinhadas aos Fundamentos de Excelência, obtendo resultados que atendam a todas as partes interessadas (clientes, fornecedores, acionistas, força de trabalho, comunidade e sociedade).

Para Gerson Fonseca, presidente da Algás, a oportunidade de avaliação periódica das práticas de gestão é de vital importância para as organizações que buscam a excelência em seus processos. “A proposta do Movimento Alagoas Competitiva em promover a avaliação das práticas de gestão baseados nos critérios da FNQ transcende o desenvolvimento isolado das organizações e contribui, significativamente, na construção de diferenciais comparativos sistêmicos para o desenvolvimento do nosso Estado” afirma.

A cerimônia de premiação aconteceu no dia 30 de novembro às 20 horas do espaço multieventos do Ginásio do Sesi.

47.000 unidades residenciais contratadas

Por Algás,

A marca de 47.000 unidades residenciais contratadas até novembro de 2010 é mais uma grande conquista do gás natural em Alagoas. A expansão do uso do gás natural no segmento residencial é consequência de um trabalho contínuo da Algás junto a cadeia da construção civil do Estado.

Acompanhando a curva de crescimento da cadeia produtiva da construção civil, a rede de distribuição de gás natural conta atualmente com 280Km de extensão e atende a diversos bairros de Maceió desde a orla até a parte alta da cidade.Hoje são mais de 650 edifícios em Alagoas que utilizam o gás natural para cocção, destes cerca de 6.000 também utilizam o energético para o aquecimento de água.

Seguindo a tendência mundial os diversos usos do gás natural, cocção, aquecimento de água nos chuveiros, pias, máquinas de lavar e piscinas já foram percebidos pelo mercado da construção civil, tornando crescente o número de engenheiros e arquitetos que utilizam soluções com gás natural em seus projetos.