Segmento comercial conquista 400 clientes

Por Algás,

O restaurante Terra e Mar, especializado em comida regional, é o cliente comercial de número 400 da Algás. A comodidade e a modernidade do gás natural foram fatores decisivos para que Joseane Rodrigues, proprietária, optasse pela conversão para o gás natural no seu estabelecimento. “Mudei para o gás natural para acabar de vez com a troca de botijões”, disse Joseane.

Desde 2001, hotéis, lanchonetes, restaurantes, lavanderias e outros estabelecimentos comerciais já utilizam gás natural como solução energética para os mais diversos fins, e com a ampliação da rede de distribuição, o número de clientes no seguimento comercial cresce a cada dia.

A opção pelo gás natural como fonte energética em estabelecimentos comerciais vem ganhando força no mercado pelas várias possibilidades de uso e o alto rendimento energético em caldeiras, fornos, condicionadores de ar, fogões, geradores, aquecedores entre outros equipamentos.

Geoberto Espírito Santo é o novo presidente da Algás

Por Algás,

Tomou posse dia 08 de abril, o novo presidente da Algás, Geoberto Espírito Santo foi empossado no gabinete do secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, durante uma reunião do Conselho de Administração da Algás.

Geoberto Espírito Santo é Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas e ocupava o cargo de Secretário de Estado Adjunto de Minas e Energia, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística do Estado de Alagoas. O engenheiro também fez parte do quadro de funcionários da Companhia Energética de Alagoas, sendo inclusive diretor de operação, foi Secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Maceió e Assessor da Subcomissão de Minas e Energia do Senado Federal.

Representante de Alagoas no Programa de Integração do Modelo Energético Brasileiro, Geoberto tem ampla participação nas discussões acerca do tema eficiência energética e assume a presidência da distribuidora alagoana de gás natural, compondo a diretoria executiva com os diretores Lauro Perdiz, diretor administrativo financeiro e Antonio Carlos Dória, diretor técnico comercial.

Gás natural: a energia dos bons negócios

Por Algás,

A opção pelo gás natural como fonte de energia vem sendo bastante utilizada em estabelecimentos comerciais como: hotéis, restaurantes e lavanderias, por oferecer segurança, comodidade, economia, dentre outras vantagens. No segmento comercial, as múltiplas possibilidades de uso e o alto rendimento energético proporcionados pelo gás natural conquistam cada vez mais usuários.

Além dos tradicionais usos do gás natural como energético para cocção e aquecimento de água, a energia do gás natural pode ser usada também para climatização de ambientes, geração de energia, cogeração e “backup” para o sistema de energia solar, oferecendo vantagens em relação a outras fontes de energia, entre elas maior segurança no abastecimento de energia e maior economia.

No setor comercial, a economia no uso do gás natural em substituição à energia elétrica convencional alcança o percentual de 50%. E, são diversas as soluções para usos simultâneos, como por exemplo, um sistema de ar-condicionado central a gás natural, que pode produzir frio para refrigerar o ambiente e ainda gerar água quente “de graça” como subproduto, utilizando o calor produzido na central do ar-condicionado (unidade externa) através do processo de cogeração.

Em Alagoas, os segmentos industrial e comercial contabilizam mais de 400 usuários de gás natural a exemplo de hotéis, restaurantes, academias, padarias, bares, entre outros, que consomem gás natural para os mais diversos usos. “Para cada perfil de consumo de energia existe uma solução capaz de reduzir os custos e otimizar a energia utilizada de acordo com o perfil de cada estabelecimento” afirma Artur Mergulhão, gestor no núcleo de novos negócios da Algás.

Alguns usos do gás natural em estabelecimentos comerciais

Geração de energia

Poder gerar sua própria energia a partir do gás natural já é uma realidade disponível no mercado. A grande vantagem deste sistema é possibilitar que o empreendimento consuma energia, da concessionária de energia elétrica, durante o horário fora ponta, período que a energia elétrica é mais barata, e utilizar a energia elétrica gerada por geradores a gás no período de ponta (entre 17h30 e 20h30 em dias úteis), quando a tarifa de energia elétrica fornecida pela concessionária chega a ser 10 vezes mais cara. Dessa forma, além da considerável redução nos custos, é possível obter uma menor dependência da rede elétrica e também diminuir a emissão de poluentes.

O sistema de geração de energia através do gás natural consiste no uso de geradores movidos a gás natural, semelhante aos que usam diesel e que já são amplamente utilizados.

Climatização

Esta aplicação será mais favorável para clientes que tenham uma maior taxa de uso diário dos equipamentos de climatização, a exemplo de bancos, hotéis e shoppings centers. Não há limite para sua aplicação. É necessário porém que o cliente tenha uma área climatizada maior que 150m², uma vez que os equipamentos são centrais de ar condicionado.

Entre os benefícios deste tipo de solução energética está a confiabilidade no equipamento e no suprimento da energia, além da economia, já que o custo de operação com gás natural é muito menor do que a climatização com uso da energia elétrica. A aplicação do sistema de climatização a gás natural depende de um estudo de viabilidade técnica, onde o tempo de retorno de investimento é um fator decisivo. “Quem se interessar em estudar a viabilidade do uso desse sistema, basta entrar em contato com a Algás”, salienta Artur Mergulhão.

Backup ao sistema de aquecimento por energia solar

Esse sistema é o ideal sob o ponto de vista econômico. Todo sistema de aquecimento de água solar deve possuir um “back-up” para garantir o fornecimento de água quente, durante a noite e em dias nublado, quando a energia solar não é suficiente para aquecer a água a níveis desejáveis, nesse momento outra fonte de energia deve ser utilizada. O gás natural é considerado por especialistas como uma solução energética ideal para o complemento ao sistema de aquecimento por energia solar.

Cogeração

O sistema de cogeração é considerado como uma das formas mais eficientes de utilizar a energia. Enquanto um sistema de geração de energia possui uma eficiência usualmente inferior a 30%, o sistema de cogeração pode superar 80% de eficiência.

O sistema de cogeração consiste na instalação de grupos geradores de gás natural para suprir total ou parcialmente a demanda de energia elétrica do empreendimento e, através do calor gerado pelo motor, a energia que ora seria jogada fora possibilita a geração de outras utilidades necessárias, tais como água quente e fria.

Gás Natural Veicular é mais econômico e menos poluente

Por Algás,

Alagoas possui 36 postos de Gás Natural Veicular, 10 deles no interior do Estado. O aspecto econômico é o que mais estimula os motoristas a instalarem um kit ou comprarem um carro adaptado com GNV. Foi o que explicou o engenheiro da Algás, Artur Mergulhão, durante palestra no auditório do Senac Poço, nesta segunda-feira (25.4), às 19h30min. “Em relação ao álcool, a economia é de 60%; já em comparação com a gasolina, o consumidor economiza 50%”,afirmou o profissional, ressaltando também o aspecto ambiental: por ser mais limpo, o gás natural contribui com a redução de emissão de poluentes além de proporcionar uma maior durabilidade de peças e componentes do veículo.

Mergulhão explicou que, para aumentar o número de usuários no interior do Estado, a Algás lançou a promoção GNV, Instale e Ganhe. Qualquer motorista comprovando a instalação do kit GNV ou a compra de um automóvel 0km com GNV de fábrica ganha 300 m³ do combustível, ou seja, o motorista poderá rodar 3.000 km sem pagar nada. A promoção termina no próximo dia 30.

Além de Mergulhão, outro palestrante da noite foi o engenheiro da Algás, Jayme Marden, que explicou para porteiros e frentistas, quais os cuidados com o uso e armazenamento do gás natural em redes prediais. Marden afirmou que Alagoas possui uma rede de 275 km de gás natural, esclarecendo que – por ser mais leve que o GLP (tradicional gás de cozinha) – o gás natural oferece menos riscos em casos de vazamento.

O engenheiro ensinou ainda como as pessoas podem identificar e proceder em casos de vazamentos de gás. “Um dos fatores fáceis de identificar é o cheiro forte; nesse caso, é preciso verificar as mangueiras e válvulas. Caso esteja tudo bem com eles e o cheiro persista, é preciso ligar para o Corpo de Bombeiros ou para a companhia de gás”. Outras informações podem ser obtidas na Algás pelos telefones 0800-284-0082 (funciona 24 hs) ou 0800-284-9220 ( Serviço de Atendimento ao Consumidor).

A palestra “Gás: GN, GLP E GNV – O que você precisa saber”, foi promovida pela área de Conservação e Zeladoria do Senac-AL, que mantém um portfólio de cursos direcionados aos interessados em profissionalização nesses segmentos. Alguns dos mais procurados são os de Frentista, Porteiro e Vigia e Auxiliar de Limpeza. Mais informações pelos telefones 2122-7801 e 0800-082-2005.

Fonte: Eliana Custódio

ASCOM-SENAC