O gás natural está cada vez mais presente no dia a dia dos alagoanos e para atender aos seus clientes, a Algás investe na expansão e no adensamento de sua rede de distribuição, utilizando tecnologias e processos que minimizam os transtornos causados pelas obras urbanas.
Para atender indústrias, estabelecimentos comerciais e residências, a Algás utiliza tubulações instaladas no subsolo, que são especialmente projetadas de acordo com a necessidade de cada cliente. Na maior parte da área urbana, são usadas as tubulações de polietileno devido, principalmente, a maior praticidade e agilidade na montagem da tubulação e, em alguns casos, a tubulação é em aço carbono.
A instalação da rede de gás na cidade é realizada pelo método de furo direcional, conhecido também como método “não destrutivo” de pavimento, o que possibilita uma sensível redução do impacto, em relação ao método tradicional de abertura de valas e para assentamento de tubos. Pelo método “não destrutivo” de pavimento os dutos atravessam sob ruas, avenidas, calçadas, sem a necessidade de se abrir valas, utilizando um equipamento de perfuração direcional.
A Algás conta atualmente com uma rede de aproximadamente 300 km de extensão atendendo a diversos bairros da cidade, Ponta Verde, Pajuçara, Jatiúca, Farol, Serraria, entre outros, e a tubulação de gás natural compartilha o subsolo com as redes de outras companhias, como a rede de água e esgoto, telefonia, TV a cabo e internet.
Nos locais onde existe a rede de distribuição de gás natural são instalados “tachões de sinalização” e “discos de sinalização” identificando a presença da rede. A rede de gás natural está espalhada por diversos lugares. Por isso, antes de iniciar qualquer trabalho que requeira a escavação do solo é importante que se obtenha informações a respeito da localização da rede de gás.
Desde reparos em redes subterrâneas, até reformas em calçadas e jardins, construções de guaritas e piscinas, instalações de portões e plantio de árvores, para todo tipo de escavação é preciso estar atento a sinalização para identificar a presença da rede de gás.
“É importante ter cuidado na escavação pois os danos à rede de gás podem causar paralisação em serviços como hospitais, lavanderias e restaurantes, resultando em transtornos, prejuízos e, até mesmo, acidentes graves” afirma André Alves, gestor do núcleo de implantação de rede da Algás.
O mapa da rede de distribuição do gás natural está disponível no site da Algás (www.algas.com.br). Além disso, a Algás disponibiliza também uma linha direta para auxiliar na prevenção de danos, com plantão 24 horas pelo 0800 284 0082.