Cuidado na escavação garante a segurança da rede

Por Algás,

O gás natural está cada vez mais presente no dia a dia dos alagoanos e para atender aos seus clientes, a Algás investe na expansão e no adensamento de sua rede de distribuição, utilizando tecnologias e processos que minimizam os transtornos causados pelas obras urbanas.

Para atender indústrias, estabelecimentos comerciais e residências, a Algás utiliza tubulações instaladas no subsolo, que são especialmente projetadas de acordo com a necessidade de cada cliente. Na maior parte da área urbana, são usadas as tubulações de polietileno devido, principalmente, a maior praticidade e agilidade na montagem da tubulação e, em alguns casos, a tubulação é em aço carbono.

A instalação da rede de gás na cidade é realizada pelo método de furo direcional, conhecido também como método “não destrutivo” de pavimento, o que possibilita uma sensível redução do impacto, em relação ao método tradicional de abertura de valas e para assentamento de tubos. Pelo método “não destrutivo” de pavimento os dutos atravessam sob ruas, avenidas, calçadas, sem a necessidade de se abrir valas, utilizando um equipamento de perfuração direcional.

A Algás conta atualmente com uma rede de aproximadamente 300 km de extensão atendendo a diversos bairros da cidade, Ponta Verde, Pajuçara, Jatiúca, Farol, Serraria, entre outros, e a tubulação de gás natural compartilha o subsolo com as redes de outras companhias, como a rede de água e esgoto, telefonia, TV a cabo e internet.

Nos locais onde existe a rede de distribuição de gás natural são instalados “tachões de sinalização” e “discos de sinalização” identificando a presença da rede. A rede de gás natural está espalhada por diversos lugares. Por isso, antes de iniciar qualquer trabalho que requeira a escavação do solo é importante que se obtenha informações a respeito da localização da rede de gás.

Desde reparos em redes subterrâneas, até reformas em calçadas e jardins, construções de guaritas e piscinas, instalações de portões e plantio de árvores, para todo tipo de escavação é preciso estar atento a sinalização para identificar a presença da rede de gás.

“É importante ter cuidado na escavação pois os danos à rede de gás podem causar paralisação em serviços como hospitais, lavanderias e restaurantes, resultando em transtornos, prejuízos e, até mesmo, acidentes graves” afirma André Alves, gestor do núcleo de implantação de rede da Algás.

O mapa da rede de distribuição do gás natural está disponível no site da Algás (www.algas.com.br). Além disso, a Algás disponibiliza também uma linha direta para auxiliar na prevenção de danos, com plantão 24 horas pelo 0800 284 0082.

GNV mais econômico e menos poluente

Por Algás,

Adaptar o veículo para o uso do Gás Natural Veicular oferece vantagens para quem quer reduzir os custos com combustível, pois abastecendo com GNV a economia é de mais de 50%.

O veículo adaptado oferece mais uma opção de abastecimento, aumentando a autonomia e não anulando a possibilidade de abastecer também com etanol ou gasolina. “Adaptei meu carro para usar GNV e não me arrependo porque em relação aos outros combustíveis, é mais econômico e roda mais” afirma Faustino Xavier, corretor de imóveis que há 5 anos adaptou seu veículo para o uso do GNV.

Em tempos de alta dos preços dos combustíveis a economia com o uso do GNV fica ainda mais evidente, pois além de ser mais barato, em média um carro faz 7Km/L com álcool e 10Km/L com gasolina, enquanto o carro com GNV faz cerca de 13Km/m3. E quanto mais você roda maior a vantagem, pois, o retorno com o investimento para instalação do Kit de gás será mais rápido.

Para se ter uma idéia da economia, se um veículo rodar cerca de 7.000 km por mês, caso típico de taxistas, frotistas e representantes comerciais, a economia mensal é maior que R$ 1.000,00 (com base nos preços praticados em 09/07/2011) e em menos de três meses o usuário já terá o retorno com o investimento da instalação do kit. A partir daí é só lucro.

Para garantir o bom funcionamento do motor, o segredo é utilizar o kit recomendado para o seu tipo de veículo e instalá-lo nas oficinas credenciadas pelo Inmetro.

“A principal vantagem do gás natural é a economia, pois com o cilindro cheio consigo rodar bastante, cerca de 150 km. Indico o gás natural não só pelo proveito econômico, mas por uma questão ambiental também. Nos dias de hoje, não podemos só nos preocupar com o nosso bolso, mas é fundamental estar “de bem” com o meio ambiente e fazer o que for possível para diminuir a poluição”. Afirma Faustino.

Se não bastassem todos esses benefícios do gás natural veicular (GNV) ele ainda é ecológico, ou seja, é o combustível fóssil que emite menos poluentes na atmosfera, contribuindo na preservação do meio ambiente, pois sua queima é mais limpa que a da gasolina, do álcool e do diesel, fator que proporciona redução da emissão de poluentes na atmosfera, atendendo aos controles de poluição que são cada vez mais rigorosos.

Para mais informações sobre as vantagens no uso do GNV e para fazer os cálculos com seus dados reais de consumo acesse http://www.tonognv.com.br.