ALGÁS tem novo diretor de administração e finanças

Por Algás,

Foto: Arnaldo MedeirosA multinacional Mitsui Gás e Energia do Brasil, acionista privado da ALGÁS, substituiu o administrador Lauro Daniel Beisl Perdiz pelo engenheiro Luciano Couto Rosa Guimarães para o cargo de diretor de administração e finanças da Companhia, como parte de uma política de alternância entre executivos das empresas do grupo Mitsui.

Luciano Guimarães é formado em Engenharia Elétrica com especialização em Economia e Finanças pela George Washington University. O novo diretor da ALGÁS, que desde 2011 ocupava o cargo de assistente da diretoria de administração e finanças, atuou durante 26 anos em áreas operacionais, marketing e finanças no setor de telecomunicações (Telebahia, Telemar, Brasil Telecom e Oi) e possui experiência em projetos de plataforma de petróleo.

Luciano passa a integrar a diretoria executiva da ALGÁS que é composta pelo diretor técnico e comercial, Antônio Carlos Mesquita Dória, e pelo diretor presidente, Geoberto Espírito Santo.

Além da Mitsui, o quadro acionário da ALGÁS é composto pela Gaspetro, empresa subsidiária da Petrobras, e pelo Estado de Alagoas.

Por: Luisa Gama
Foto: Arnaldo Medeiros

ALGÁS e Eletrobras debatem prevenção de acidentes nas instalações do subsolo

Por Algás,

 

 Convidados pela ALGÁS, funcionários da Eletrobras participaram de uma reunião com integrantes da Coordenação de Manutenção de Rede e da Assessoria de Meio Ambiente e Saúde com o objetivo de trocar informações entre as empresas, visando a prevenção de acidentes por interferências nas instalações do subsolo.

Iniciando a apresentação com explicações sobre o que são as redes Algás, Hilaécio André (COM) mostrou aos presentes os tipos de tubulações  existentes, a prevenção de danos causados por uma escavação realizada sem a comunicação prévia.

Na oportunidade, também foi entregue aos representantes da Eletrobras a minuta do convênio de cooperação técnica, com o intuito de firmar esse compromisso de comunicação entre as empresas por meio das obras realizadas mutuamente, através da criação da comissão de gestão do uso do espaço urbano, envolvendo o poder público e as partes interessadas. Essa minuta já foi entregue a Casal, distribuidora de água de Alagoas.

Segundo Pedro Carlos (ASMS), a reunião é fruto do manual de boas práticas para prevenção de acidentes por interferência de terceiros em redes de distribuição de gás elaborado pela Abegás que busca um acordo entre as partes para evitar os possíveis acidentes por interferência.

No final da reunião, os visitantes também conheceram a sala de monitoramento das redes de distribuição de gás e o processo pelo qual é realizado o acompanhamento das possíveis não conformidades na distribuição de gás.

 

Por Maysa Santos

ALGÁS inicia convocações de seu último concurso

Por Algás,

 

Distribuidora alagoana lança página para facilitar o acesso à informação dos candidatos

A ALGÁS, desde o mês de março, tem recebido os novos colaboradores convocados a partir do cadastro de reserva do último processo seletivo público realizado pela Companhia. Homologado em dezembro de 2012, este concurso abrangeu 20 cargos, entre os níveis médio técnico e superior.

Só neste ano, já foram realizadas nove convocações, sendo sete delas provenientes do concurso de 2012 e duas do concurso de 2009. Das sete convocações relativas ao último concurso, quatro delas foram para os cargos de Analista de Administração e Finanças, duas para Engenheiro e uma para Assistente de Administração e Finanças. As outras duas, do concurso de 2009, foram para o cargo de Assistente Técnico de Engenharia e Operações.

Após ser homologado, o concurso permanece vigente por dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois. Dessa forma, além do concurso homologado em dezembro de 2012, ainda está em vigência na ALGÁS o concurso realizado em 2009, que tem como prazo de término novembro deste ano.

Novidade

A ALGÁS lançou, nesta quinta-feira (11), uma página em seu site onde os candidatos poderão acompanhar o processo de convocação por cargo e por concurso. A página foi criada com o objetivo de facilitar o acesso à informação das pessoas que participaram dos concursos realizados pela Companhia e pode ser acessada através do link: www.algas.com.br/concursos.

 

Por: Renata Baracho

 

ALGÁS sedia Fórum de Equalização do Anexo Q12

Por Algás,

 

Nos dias 17 e 18 de abril, no auditório do Hotel Ponta Verde, a ALGÁS recepcionou representantes de distribuidoras de gás de diversas localidades do Brasil para participação no Fórum de Equalização do Anexo Q12, que foi conduzido pelo consultor da multinacional Mitsui Gás, Eduardo Requena.

O Fórum de Equalização de Anexo Q12 se caracteriza como um evento importante e fundamental por ser eficaz em permitir que os representantes de cada Companhia se relacionem e estreitem os laços, ampliando a possibilidade de que todas, nas diversas regiões do país, possuam o mesmo parâmetro de qualidade.

O Anexo Q12 é uma minuta que abrange as diretrizes de segurança, meio ambiente e saúde, voltada para contratos. Segundo o diretor presidente da ALGÁS, Geoberto Espírito Santo, “o objetivo do Fórum de Equalização é fazer com que todas as Companhias que possuam acionistas em comum pratiquem, nos diversos segmentos atendidos, um padrão de excelência operacional”.

Durante o Fórum, representantes da multinacional Mitsui Gás e Energia do Brasil, empresa da origem japonesa que é acionista de sete distribuidoras de gás natural no país e da Gaspetro, subsidiária da Petrobras, abordaram os trabalhos já realizados através do Anexo Q12.

Dentre esses trabalhos, está em andamento um programa de visitas às empresas fornecedoras de materiais, onde são analisadas a estrutura, os equipamentos, a experiência da equipe, o estoque, entre outros fatores corporativos. Para Eduardo Requena, “essas visitas proporcionam um conhecimento aprofundado acerca das empresas que participam de licitações, permitindo que os distribuidoras de gás licitantes saibam as condições das empresas com as quais irão trabalhar”.

Participaram do Fórum as distribuidoras: ALGÁS, Bahiagás, Cigás, Compagás, Copergás, Gasmig, Pbgás, Potigás, Msgás, Scgás, Sergás, Sulgás, Gaspetro e Mistui Gás.

 

Por: Renata Baracho

Obra do Posto de Atendimento ao Cliente da ALGÁS é concluída

Por Algás,

 

 

Inauguração está prevista para o final do mês de junho

Na manhã desta sexta-feira (19), equipe gestora do projeto se reuniu na sede da ALGÁS para alinhar as atividades relacionadas à entrega final do Posto Avançado de Atendimento ao Cliente, localizado na galeria Passeio Stella Maris.

Tendo como objetivo verificar o andamento da obra, o diretor presidente da ALGÁS, Geoberto Espírito Santo, visitou a futura instalação do Posto Avançado, na última quarta-feira (17), acompanhado por integrantes das áreas de marketing e comunicação, suprimentos, engenharia e serviços ao cliente,

Com uma área de 134 m², o Posto Avançado será um ambiente para atendimento aos clientes, potenciais clientes e agentes de mercado da ALGÁS, prestando esclarecimentos e serviços. O horário de funcionamento será das 8h às 20h, excedendo o horário comercial, possibilitando, com isso, o atendimento a um maior número de pessoas.

Além disso, contará com a exposição de equipamentos a gás natural em funcionamento, como fogão da cozinha gourmet, forno de pizza, ofurô e gerador de energia.

A parte civil e arquitetônica do projeto já está concluída, restando apenas a instalação do mobiliário e dos equipamentos. A inauguração está prevista para o final do mês de junho.

 

Por: Renata Baracho

 


ALGÁS realiza palestra para alunos de arquitetura

Por Algás,

Nesta terça-feira (16), o gerente de serviços ao cliente da ALGÁS, Eduardo Lucena, ministrou uma palestra para alunos do 7º período de arquitetura do CESMAC. Com o objetivo de aproximar a comunidade acadêmica dos benefícios do uso do gás natural em projetos arquitetônicos.

Ao observar as possibilidades de uso do gás natural na comodidade e segurança que o serviço oferece ao projetar um novo empreendimento ou até mesmo nas melhorias promovidos pelo uso do gás natural em residências e estabelecimentos comerciais agregando valor de comodidade, praticidade e até mesmo de preservação do meio ambiente por meio da utilização do combustível.

Na ocasião, também foi apresentado aos alunos a vantagem de utilizar o gás natural na climatização de variados ambientes, no aquecimento de água e na geração de energia, gerando economia ao cliente final de aproximadamente 90% no consumo de energia elétrica.

“A palestra foi uma oportunidade dos alunos conhecerem um pouco sobre aquecimento de água através de aquecedores a gás natural e nos aproximar dos futuros agentes de mercado”, disse Eduardo que também abordou na sua fala como é a distribuição do gás por meio de vias canalizadas (gasodutos).