ALGÁS incentiva gastronomia alagoana

Por Algás,

 


Festival Brasil Sabor ressalta temperos e sabores de Alagoas


Com o apoio da ALGÁS, Alagoas recebe mais um Festival Brasil Sabor. Realizado pela Abrasel, entre os dias 02 a 19 de maio, o festival inclui 36 restaurantes, sendo eles 32 da cidade de Maceió.

Com o objetivo de valorizar a culinária brasileira o evento promove o tema “A comida do lugar em todos os lugares” onde cada restaurante participante apresenta um prato com elementos de sua própria região, no caso de Alagoas, ingredientes como o camarão, o sururu, o queijo coalho, entre outros.

Os pratos participantes do festival recebem o desconto de 20% de segunda à quinta-feira. Além do preço promocional, ao consumir quatro pratos do festival o quinto é saboreado gratuitamente. Outra atração da edição deste ano é a “Arena Gastronômica”, que será instalada no Maceió Shopping e contará com a elaboração dos pratos ao vivo para degustação do público presente.

Os chefs de Maceió já se destacam por sua criatividade, utilização de produtos de qualidade e também pelo uso do gás natural em maioria de suas cozinhas. O chef do restaurante Divina Gula, André Generoso, que traz ao festival o prato ‘Lombinho Crispim’, afirma que além da praticidade de seu fornecimento contínuo, o gás natural é sinônimo de economia de espaço, pois não necessita de centrais de gás, e de dinheiro.

Ao utilizar o gás natural em seu estabelecimento, sendo ele bar, restaurante, lanchonete ou qualquer outro empreendimento os proprietários contam com a eficiência e a versatilidade de um energético que pode ser usado tanto em fornos e fogões comerciais, como também para o aquecimento da água de pias e máquinas de lavar louças.

Possibilitando agilidade ao ato de cozinhar, onde não há preocupação com a falta de gás no meio da receita, o gás natural ainda fortalece a sensação de segurança e proporciona a utilização de um combustível limpo, favorecendo também o meio ambiente.

Por Maysa Santos

Fotos: Divulgação Festival Brasil Sabor / Abrasel / Vanessa Mota


Eficiência energética do gás natural é apresentada em evento acadêmico

Por Algás,


Durante a III SMAEA, ALGÁS demonstrou as diversas possibilidades de uso do gás natural


Nos últimos dias 8, 9 e 10, com patrocínio da ALGÁS, foi realizada a III Semana do Meio Ambiente da Engenharia Ambiental, promovida pelo PET Engenharia Ambiental, Centro Acadêmico e Colegiado do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Alagoas. O evento foi realizado no auditório da Casa da Indústria Napoleão Barbosa.

Neste ano, a terceira edição da SMAEA teve como tema “Meio Ambiente Como Mercado de Trabalho”. A programação do evento foi composta por palestras e mesas redondas, mediadas e ministradas por professores da UFAL e representantes de empresas alagoanas responsáveis por serviços ligados ao meio ambiente como ALGÁS, Braskem, CASAL e ProSiga, além de representantes da SEMARH e Alsan.

Com o tema “O Natural do Nosso Gás”, o engenheiro civil da ALGÁS, Jayme Marden, ministrou uma palestra utilizando os conceitos de modernidade, desenvolvimento sustentável, economia e consumo consciente com o objetivo de mostrar a relevância da distribuição do gás natural em Alagoas. “Os atributos intrínsecos do nosso produto e serviço são um grande vetor para o desenvolvimento sustentável do Estado”, afirmou.

Após a palestra, o bate-papo sobre gás natural abordou os casos de sucesso da Companhia nos moldes de geração e cogeração de energia, bem como edifícios que possuem sistema de aquecimento de água misto (solar+gás). Como exemplo, foram citados Palato Farol e Maceió Shopping como modelos de geração; Aeroporto Zumbi dos Palmares, pioneiro no Brasil na utilização do sistema de cogeração e, entre os 15 edifícios que utilizam o sistema de aquecimento de água misto e os outros 15 em construção, foi citado o edifício Palazzo Imperiali.

Fonte de energia limpa e com diversas possibilidades de uso, o gás natural tornou-se um vantajoso diferencial para estabelecimentos comerciais e indústrias pela sua eficiência energética e praticidade, oferecendo versatilidade, comodidade, segurança e economia e potencializando a redução dos custos operacionais.

 

Por: Renata Baracho

Fotos: Felipe Guimarães

 


ALGÁS ministra palestra sobre tecnologias em obras urbanas

Por Algás,

 

Serão dois dias de palestras voltadas para as novas tecnologias utilizadas pelos engenheiros civis em busca de uma melhor execução de obras e projetos de construção.

Com temas que vão desde construções sustentáveis até segurança no trabalho, será realizado nos próximos dias 15 e 16 de Maio, no auditório do CREA de Alagoas, o CiPEC – Ciclo de Palestras de Engenharia Civil, promovido pela comunidade discente de engenharia civil da Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

Voltado para alunos e profissionais do ramo da engenharia civil, o ciclo conta com palestrantes atuantes nas mais diversas áreas que podem ser atribuídas a um engenheiro, tais como: geotecnia, energia, transportes e gerenciamento de projetos.

A ALGÁS também estará presente no evento, por meio da palestra “Implantação de Gasoduto: Vala aberta x Furo direcional”, ministrada pelo gerente de engenharia, André Nascimento. Segundo ele: “é de fundamental importância que, ainda na condição de aluno, o engenheiro adquira conhecimento sobre as novas tecnologias que estão sendo utilizadas no mercado de trabalho”. Em sua palestra, André abordará os benefícios da execução de obras com a implantação de gasodutos por meio da utilização do método não destrutivo de pavimento (MND) para amplificação dos sistemas de infraestrutura (gás, água, esgoto, entre outros).

O referido método vem sendo utilizado pela ALGÁS desde 2005 em suas obras de ampliação da rede de gasodutos urbanos. Tal iniciativa possibilita uma obra mais limpa, rápida e com menos transtornos quando comparados às obras que necessitam de abertura de valas comuns.

A palestra da ALGÁS ocorrerá na primeira noite do evento. Os interessados em participar do CiPEC podem entrar em contato com a organização do ciclo por meio do e-mail: cipec2013@gmail.com.

 

Texto por Maysa Santos
Foto por Helena Omena

Gasoduto: ALGÁS realizará audiência pública em Penedo

Por Algás,


Ocasião será uma oportunidade de apresentar à sociedade o detalhamento da obra do gasoduto Penedo-Arapiraca

A cidade de Penedo recebe, na próxima terça-feira (28), no auditório da Casa da Aposentadoria, representantes da ALGÁS e do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, entidades de classe e a sociedade em geral para a realização da audiência pública que tem como tema a obra do gasoduto Penedo-Arapiraca.

Em conformidade com as exigências do IMA, a audiência será realizada com o objetivo de apresentar os aspectos técnicos, econômicos e sociais que abrangem a obra, ouvir a população e esclarecer as questões existentes sobre o empreendimento.

Na oportunidade, também será apresentado o estudo ambiental realizado pela Ensima – Soluções Ambientais e Tecnológicas Ltda, que foi elaborado a partir dos procedimentos recomendados para esta natureza, observando a Legislação vigente e os termos e condições contratuais firmados com a ALGÁS. O estudo levanta todos os aspectos acerca dos impactos ambientais e faz a análise de risco da obra.

Para o diretor presidente da ALGÁS, Geoberto Espírito Santo, a participação de toda a sociedade neste momento de planejamento da obra é de extrema importância para dirimir as dúvidas quanto à execução do empreendimento.

 

Interiorização do gás natural

Orçado em aproximadamente R$ 42 milhões, o gasoduto Penedo-Arapiraca terá 66 km de extensão e será construído às margens da AL 110 e da AL 220 até chegar a uma Estação de Regulagem de Pressão (ERP), que será instalada em Arapiraca. Com o intuito de evitar transtornos à população, será utilizado o método não destrutivo de pavimento nos trechos de rodovias, cursos d’água e pontes.

Partindo do city gate de Penedo, o gasoduto passará pelos municípios de Igreja Nova e São Sebastião, até chegar em Arapiraca, onde atenderá indústrias, postos de GNV, estabelecimentos comerciais e residências.

Por Renata Baracho

 

COZINHA GOURMET DA ALGÁS é lançada no TRENDHOUSE’13

Por Algás,

Na manhã desta terça-feira (21), no restaurante Maria Antonieta, foi lançado oficialmente o TRENDHOUSE’13. Com o apoio da ALGÁS, o evento chega a sua 7ª edição como uma grande vitrine do trabalho autoral dos criadores do Estado, fomentando a inovação nos pequenos e micros empreendedores do setor da Moda e de aspectos culturais como a gastronomia, arquitetura, artes, decoração e serviços de beleza.

A ALGÁS estará presente no evento com sua já conhecida e muito esperada COZINHA GOURMET. Por lá, passarão os principais chefs do Estado desfilando os melhores temperos e sabores da gastronomia alagoana.

“O TRENDHOUSE é a passarela ideal para o fortalecimento da nossa gastronomia – Felipe Guimarães, ALGÁS

Para o assessor de marketing e comunicação da ALGÁS, Felipe Guimarães, a COZINHA GOURMET é um espaço que visa reforçar a cultura e a identidade alagoana por meio dos nossos pratos e receitas. Segundo ele, além do aspecto comercial, por estar totalmente ligada ao negócio da Companhia, a arte gastronômica de Alagoas é um saber extremamente rico, repleto de tradição e qualidade, e precisa ser cada vez mais potencializado. “O TRENDHOUSE é a passarela ideal para o fortalecimento dos nossos chefs e da nossa gastronomia”, finaliza Felipe.

Com a curadoria do Chef Wanderson Medeiros, a COZINHA GOURMET DA ALGÁS promete encantar os visitantes da TRENDHOUSE’13. Este ano, o evento acontece entre os dias 19 a 23 de agosto na Casa de Eventos Musique.

 

 

Por Maysa Santos

Fotos: Renata Baracho

ALGÁS participa da 2ª edição de evento internacional Accelerate Oil & Gas

Por Algás,


Evento tem como objetivo maximizar as oportunidades de negócio

Para estreitar as relações em prol do desenvolvimento brasileiro na área de óleo e gás, nos dias 21 e 22, na cidade do Rio de Janeiro, foi realizada a 2ª Edição do encontro internacional Accelerate Oil & Gas. O evento tem o formato de fórum e expo, com o foco em desenvolvimento e investimento na cadeia de petróleo e gás no Brasil.

O evento contou com a presença de mais de 700 pessoas ligadas à indústria internacional energética, entre executivos,  fornecedores de materiais, equipamentos e novas tecnologias, prestadores de serviços e financiadores, incluindo o diretor presidente da ALGÁS, Geoberto Espírito Santo.

Segundo Geoberto, o cenário do gás natural está em avanço contínuo. Apesar do cenário mundial ainda demandar cautela, o panorama energético nacional está em relevo com a descoberta do pré-sal e a instalação de terminais de GNL. Para ele, em Alagoas não é diferente e o Estado pode se beneficiar dos investimentos neste setor de óleo e gás. “Estamos em um patamar de importância a nível nacional e os marcos conquistados pela ALGÁS são frutos disso”, finaliza o diretor presidente.

 

Por Maysa Santos e Renata Baracho

ALGÁS interliga o edifício de número 900

Por Algás,

O primeiro semestre de 2013 ainda não terminou e a ALGÁS já conquistou mais um grande marco: a ligação do prédio de número 900 como cliente residencial. O Edifício Itaperuna, localizado na Rua Antonio Magalhães, no bairro da Jatiúca, que outrora utilizava botijões de gás, modernizou-se e foi convertido para o gás natural canalizado.

Com a construção da rede de distribuição canalizada, o imóvel passa a atender as mesmas exigências de mercado e segurança que os empreendimentos recém-construídos oferecem. Quando os moradores deixam de estocar botijões e passam a interligar seus fogões a um ponto de gás na parede, ganham não só no quesito segurança mas também na valorização imobiliária.

Os benefícios da utilização do gás natural canalizado vão além da economia e segurança – José Cunha, síndico

De acordo com o engenheiro civil Jayme Marden, o retorno imediato do investimento ao morador, em termos de valorização do imóvel, pode ser de dez vezes ou mais ao valor investido por cada unidade habitacional.

Segundo o morador e síndico do edifício, José Cunha, os benefícios da utilização do gás natural canalizado vão além da economia e segurança. Um ponto por ele observado foi a valorização do prédio. O Itaperuna foi construído há 20 anos e a conversão para o gás natural é uma das etapas primordiais para seu processo de modernização, que busca atualizar e valorizar o edifício, oferecendo comodidade aos condôminos.

Ao atingir a marca de 900 prédios residenciais interligados com o gás natural, a ALGÁS mais uma vez se destaca em âmbito nacional como a única distribuidora a conseguir este marco fora do eixo Rio-São Paulo.

 

Próximas conquistas

A Companhia pretende atingir o próximo alvo ainda neste ano: a ligação do milésimo prédio residencial. Segundo o gerente comercial da ALGÁS, Fábio Sousa, o objetivo é alcançar o milésimo edifício no início do segundo semestre, concretizando mais um marco para a distribuidora de Alagoas, que festeja em 2013 os seus 20 anos com resultados de destaque nacional.

Para a ALGÁS, os resultados obtidos com o crescimento do mercado imobiliário e a busca por comodidade residencial fazem com que os alagoanos busquem cada vez mais um empreendimento com a garantia de segurança que o gás natural oferece, além de confiabilidade e qualidade no serviço de distribuição do combustível, desde a construção do prédio até a utilização diária pelo morador. Ultrapassando os limites da cozinha, a energia do gás natural também se faz presente no aquecimento de água dos chuveiros, pias do banheiro e da cozinha, nas áreas de serviço e até piscinas e saunas.

 

Por Maysa Santos

Modelo de planejamento estratégico da ALGÁS é referência nacional

Por Algás,

 

Com o objetivo de destacar a importância do planejamento estratégico e disseminar a prática de elaboração de planos a longo prazo, a Petrobras e a Mitsui Gás e Energia do Brasil realizaram o ”Seminário Planejamento de Longo Prazo das Companhias Distribuidoras Locais (CDLs)” na cidade do Rio de Janeiro, nos últimos dias 23 e 24 de Maio.

Visando padronizar a gestão das companhias de distribuição de gás natural, o evento convidou os profissionais representantes dos setores de planejamento, finanças e contabilidade das companhias para uma melhor qualificação e unificação de um modelo estrutural de gestão no Brasil.

A ALGÁS foi convidada a explanar sua metodologia de planejamento estratégico do negócio de distribuição de gás natural. Apresentado pelo assessor de planejamento e gestão estratégica, Artur Mergulhão, a ALGÁS detalhou seu processo de diagnóstico e de análise estratégica, que foi reconhecido como referência dentre todas as distribuidoras nacionais.

Também estiveram presentes no seminário a Diretoria Executiva da ALGÁS: o Diretor Presidente, Geoberto Espirito Santo, o Diretor Técnico e Comercial, Antonio Carlos Mesquista Dória, e o Diretor de Administração e Finanças, Luciano Guimarães.

 

Por Maysa Santos