Segundo jantar do projeto Chef da Casa traz um pouco de Pernambuco ao ALGÁS Conforto

Por Algás,


A cozinha gourmet do ALGÁS Conforto recebeu, na última quarta-feira (16), mais um chef e os seus convidados para o segundo jantar do projeto Chef da Casa. Dessa vez, quem comandou as panelas e escolheu os temperos foi o gerente comercial da Companhia, Fabio Sousa.

Como bom pernambucano, Fabio planejou o jantar em homenagem à sua terra natal. O cardápio ficou assim: entrada inspirada no peixe mais famoso do Recife, Salada Tubarão de Boa Viagem (base de folhas e verduras com atum); prato principal em homenagem à maior avenida em linha reta da América Latina, que tem um brejo onde volta e meia aparece um jacaré, Lagarto Avenida Caxangá (lombo de panela refogado no próprio molho), acompanhado de Arroz Zé Pereira (arroz refogado e colorido com cenouras e passas, remetendo às cores do maior carnaval do mundo) e de Batatas Porto de Galinhas (batatas gratinadas no micro-ondas); Banana da Metrópole (banana caramelada acompanhada de sorvete de creme e raspas de limão) de sobremesa.

Entre as risadas e as conversas, algo que se destacou foi a preocupação do chef com seus convidados. Além da possibilidade de personalizar a salada e da opção de adicionar a famosa “graxinha” ao prato principal, por saber que um de seus convidados é hipertenso, Fabio segurou um pouco o sal de suas receitas.

Para o chef, ultrapassar os limites das paredes da Companhia é uma das estratégias extremamente interessantes do projeto. “O espaço da loja-conceito proporciona um momento diferente de integração e de distração entre os colaboradores”, afirmou Fabio.

Entre Sambô e Seu Jorge, Alceu Valença foi o convidado especial para assumir a trilha sonora do chef conterrâneo. Com os pratos limpos após cada receita ser servida e aprovada por todos, a noite terminou em clima de descontração e comprovou que cada jantar do projeto Chef da Casa é um momento de descoberta de novos sabores, receitas, músicas e também amigos.

 

 

Por Renata Baracho

“Postura do profissional de engenharia” é tema abordado por colaboradores em palestra na Ufal

Por Algás,

Na última segunda-feira (21), a ALGÁS foi representada pelos colaboradores Joaquim Fidelis (CSS) e Paula Teixeira (GESC), no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com a palestra “Postura do profissional de engenharia nos ambientes público e privado”.

A atividade foi realizada para cerca de 40 alunos do segundo período de Engenharia Civil, a convite da professora Karoline Melo, como parte integrante da disciplina “Ética e Exercício Profissional”. Segundo a professora, “o principal objetivo da disciplina é incutir, no futuro engenheiro, os princípios básicos da ética que deverão ser perseguidos e aplicados no exercício profissional”.

Nesse sentido, o estreitamento entre os universitários e a ALGÁS se faz importante por proporcionar o conhecimento da disciplina por quem a vive no dia a dia. “Temos a imensa satisfação em receber a contribuição desta empresa, por meio de seus engenheiros, na formação dos nossos alunos e futuros profissionais de Engenharia”, finaliza Karoline.

 

 

Texto por Renata Baracho

Prêmio Master Ademi reconhece o edifício mais eficiente de Alagoas

Por Algás,

Nova categoria de premiação é um marco para o mercado da construção civil no Estado

Na última sexta-feira (18), a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL) realizou, em parceria com a ALGÁS, a 16ª edição do Prêmio Master Ademi, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. O destaque desta edição ficou por conta da entrega do 1º Prêmio na categoria “ALGÁS/ADEMI de Eficiência Energética”.

O prêmio foi lançado em 2012 com o objetivo de valorizar e incentivar a construção de edifícios com características arquitetônicas mais adequadas ao clima local. Além disso, segundo o diretor presidente da ALGÁS, Geoberto Espírito Santo, “ao lançar o prêmio no ano passado, a ALGÁS propôs uma inovação no mercado da construção civil para que os esforços fossem direcionados para uma mudança de postura do segmento quanto aos aspectos ambientais de seus empreendimentos”.

A ALGÁS se destacou entre os empreendimentos premiados na categoria estreante e também nas demais categorias. Todos os empreendimentos verticais de Maceió que foram premiados possuem gás natural.

Pioneirismo energético

A nova categoria, que foi julgada pelo Laboratório de Conforto Ambiental (LabConf) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), contemplou o Edifício Barão José Miguel, da construtora Sólida Engenharia, como o projeto mais eficiente de Alagoas em 2013.

De acordo com o coordenador do LabConf e um dos componentes da banca examinadora da categoria, Leonardo Bittencourt, as seguintes características do Edf. Barão José Miguel foram determinantes para a escolha deste como vencedor: a orientação dos apartamentos, a dimensão das aberturas de ventilação natural e de iluminação natural, o aquecimento solar da água com backup a gás natural, a instalação de equipamentos economizadores de água no banheiro, os sensores de presença e o aproveitamento de água da chuva.

A concretização deste primeiro prêmio simboliza uma atenção global não só em relação ao uso dos recursos energéticos. “Eficiência e eficácia são conceitos que devem estar além da produção e do uso da energia, abrangendo todos os campos de atuação humana”, finaliza Geoberto Espírito Santo.

Por Renata Baracho

Foto por Claudemir Mota

Maceió é sede de encontro de corais em homenagem a Vinicius de Moraes

Por Algás,

 

Promovendo o aprimoramento técnico de cantores e regentes, qualificando-os e integrando as mais diversas manifestações que vão do erudito ao popular, reunindo grupos do Brasil e do exterior com a proposta de incentivar o desenvolvimento qualitativo e quantitativo do canto coral no nordeste, ocorrerá em Maceió o XV Festival Nordeste Cantat.

Com caráter técnico-musical não competitivo o encontro tem como viés posicionar a educação musical como um fator cultural importante para o desenvolvimento intelectual e social do ser humano. Com base nestas premissas, a ALGÁS apoia o evento por acreditar que a cultura é parte catalizadora de um processo de desenvolvimento holístico de uma sociedade.

Em 2013 o grande homenageado do encontro é o “Poetinha” da Música Popular Brasileira, Vinicius de Moraes que no dia 19 de outubro completaria seu centenário de vida. O escritor, poeta, músico e compositor da MPB será reverenciado por meio da representação e reprodução de sua obra, poesia e letras cantadas e coreografadas pelos grupos corais que entoarão seus sucessos.

Vivenciando a arte musical e a evidente evolução técnica e vocal dos corais nordestinos, o Festival Nordeste Cantat se consolida um dos eventos de maior importância para essa atividade musical, chegando à sua décima quinta edição consecutiva.

O evento começa nesta quarta-feira (16) e vai até o sábado (19), com horários entre 17h e 19h no Teatro Deodoro com preços que variam de R$ 5,00 a R$ 10,00.

ALGÁS e ações socioculturais

Contribuindo para o desenvolvimento social do Estado de Alagoas por meio do incentivo à cultura local, o selo social da ALGÁS – “ADOTEI O NATURAL, ABRACEI O SOCIAL” – desde 2005 apoia projetos que promovem a melhoria da qualidade de vida por meio da cultura, educação e esporte.

Por Maysa Reis


Projeto “Chef da Casa” estreia com sabor de confraternização

Por Algás,


A tradição de confraternizar ao redor de uma mesa farta com comidas e bebidas surgiu há séculos. Hoje, no século XXI, onde o tempo é acelerado e escasso, as refeições são feitas às pressas, muitas vezes durante alguma outra atividade.

Com o objetivo de proporcionar uma pausa à correria da rotina para dar espaço a um momento de confraternização, bem como favorecer a experiência gourmet por meio do uso do gás natural, a ALGÁS lançou o projeto “Chef da Casa” no mês de setembro e, na última quinta-feira (03), foi realizado o primeiro jantar.

A proposta do projeto consiste em permitir aos colaboradores da ALGÁS que exerçam seus dotes culinários ao se tornarem chef por uma noite e cozinharem para seis convidados (também colaboradores) na cozinha gourmet do ALGÁS Conforto. Para realização do jantar, que deve ser composto de entrada, prato principal e sobremesa, a companhia oferece toda a infraestrutura necessária.

O Chef da Casa que se candidatou para estrear as panelas foi o gerente financeiro da ALGÁS, Jaime Isensee. Em meio à descontração do momento, a pedidos dos convidados, o chef deu algumas dicas sobre culinária enquanto preparava o jantar. Após a experiência, Jaime resumiu a noite: “três horas de confraternização, boa comida, boa conversa, boas risadas. Três horas de prazer gastronômico”.

O menu da noite, aprovado por todos os presentes, foi composto por rolinho de acelga com recheio de pasta de vários sabores como entrada, risoto de limão siciliano com medalhão de filé mignon em crosta de Grana Padano como prato principal e cheesecake de geleia de morango de sobremesa.

Para o assessor de marketing e comunicação da ALGÁS, Felipe Guimarães, “o projeto tem como finalidade aproximar os colaboradores das ALGÁS do produto que nós vendemos, não apenas do gás natural em si, mas também aproximá-los da experiência gourmet que o nosso serviço proporciona”.

 

 

Por Renata Baracho