Seminário internacional promove debates sobre energias renováveis
A cidade de Maceió foi sede do Seminário Internacional de Energias Renováveis e Transição Energética RenovEnergia’14 nos dias 19, 20 e 21 deste mês de março. O evento, que contou com o apoio da ALGÁS para sua realização, foi concretizado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Fiea e da Associação Franco-Brasileira Prospectiva 2100.
O modelo de seminário garantiu ao evento uma riqueza de informações e conteúdos compartilhados acerca do âmbito energético, tanto através de apresentações de artigos de profissionais e de estudantes como através de mesas-redondas para debates.
A ALGÁS também apoiou o evento com propostas de soluções energéticas. O engenheiro da ALGÁS, Jayme Marden, apresentou o artigo intitulado “Deslocamento de Energia Elétrica com o uso de Gás Natural conjugado com Sistemas de Aquecimento Solar em Edifícios Residenciais na Cidade de Maceió”, escrito em parceria com o assessor de planejamento e gestão estratégica, Artur Mergulhão, o gerente comercial, Fabio Sousa, e o assessor de marketing e comunicação, Felipe Guimarães.
Energia em debate
No decorrer do evento, foi promovida uma mesa redonda a fim de debater a perspectiva e a gestão das energias renováveis e o processo de transição da Economia Marrom (vigente; com alta produção de CO2) para Economia Verde (com baixa emissão de carbono e maior uso de recursos naturais).
O mediador da mesa redonda, diretor presidente da ALGÁS, Geoberto Espírito Santo, convidou os palestrantes para suas apresentações e dirigiu o debate. Ao falar da colaboração da Companhia ao evento, Geoberto explica: “a ALGÁS apoia o RenovEnergia’14 por alguns motivos fundamentais: o primeiro é o consentimento a respeito da importância da inovação e inserção das energias renováveis na matriz energética brasileira e o outro é a plena convicção de que o gás natural atuará como agente responsável por esta transição energética”.
Por: Renata Baracho e Raisa Laureano

Durante os dias 19 a 21 de março, Maceió sediará o Seminário Internacional Energias Renováveis e Transição Energética RenovEnergia’14, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), localizada no bairro Farol.
Na última terça-feira (11), o gerente comercial Fabio Sousa concedeu uma entrevista à TV Pajuçara na sede da ALGÁS para explicar e conversar a respeito dos benefícios do GNV. O gás natural veicular é a opção mais barata dos combustíveis e a cada dia cresce o número de pessoas que estão comprando carros com GNV de fábrica ou adaptando seus automóveis para este combustível.
A ALGÁS publicou, na edição desta quarta-feira (12) do Diário Oficial, o extrato dos editais do concurso público para o cadastro de reserva para níveis médio técnico e superior. Os salários vão de R$ 2.027,95 a R$ 5.750,20, além de outros benefícios constantes de Acordo Coletivo de Trabalho.
Proprietários de automóveis que desejam adaptar seus veículos ou que pretendem comprar um carro novo com GNV de fábrica agora têm até o dia 31 de maio para aproveitar a promoção “Com GNV você roda pra valer”, lançada pela ALGÁS em parceria com postos de combustíveis participantes da campanha.
O gás natural veicular é o primeiro combustível a ser lembrado quando o assunto é economia. Porém, os atributos desse energético vão muito além do bolso e chegam até ao próprio consumidor, principalmente quando o assunto é segurança.