Gás natural é tema de Congresso acadêmico na UFAL

Por Algás,

 

 

 

Na tarde da última quinta-feira (29), o engenheiro da ALGÁS, Jayme Marden, foi convidado para ministrar uma palestra no VIII Congresso Estadual de Ciência e Tecnologia (Conecte), idealizado por acadêmicos dos cursos de engenharias da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A proposta era proporcionar aos estudantes conhecimentos gerais a respeito das aplicações do gás natural, com ênfase em geração de energia.

Jayme iniciou sua palestra com breve apresentação sobre a atuação da ALGÁS em Alagoas e a orientação pioneira pela qual a mesma é gerida. Após a síntese das atividades desenvolvidas pela Companhia, foi traçado um panorama da distribuição do gás natural no Estado, com objetivo de mostrar os principais pontos estratégicos da área de concessão e os principais clientes da ALGÁS.

Alunos dos cursos de engenharia química, civil e de petróleo, administração e arquitetura puderam observar e analisar as vantagens do gás natural em suas diversas atuações e, principalmente, o seu desempenho como fonte geradora de energia. Foram apresentadas as barreiras para inserção do gás natural no mercado, bem como seus benefícios e sua rentabilidade.

Para a estudante de engenharia civil Raisa Melo, 22, as experiências e o conhecimento compartilhados por Jayme são importantes, pois proporcionam um entendimento maior e despertam os futuros profissionais do ramo para o assunto. “O compartilhamento de ideias vindo de alguém que trabalha com gás natural complementa, para nós estudantes, aquilo que foi visto em sala de aula. Podemos conhecer mais a respeito das atribuições do gás natural e também da atuação da própria ALGÁS em Alagoas”, comentou a aluna.

Ao final da palestra, os acadêmicos puderam esclarecer dúvidas e discutir o assunto. O  Conecte teve duração de dois dias, quinta-feira (29) e sexta-feira (30) e recebeu alunos dos campus Ufal de Maceió e do interior, além de estudantes de outros estados, como Sergipe e Pernambuco.

 

Por Raisa Laureano

ALGÁS recebe executivos de multinacional japonesa

Por Algás,

Diretores da Mitsui & Co. Ltd., sediada em Tóquio, conheceram dependências da distribuidora e a atuação do gás natural em Alagoas.

Representantes da holding japonesa Mitsui & Co. Ltd, um dos três acionistas da ALGÁS, distribuidora de gás natural de Alagoas, vieram a Maceió com o objetivo de conhecer o cenário de atuação da Companhia. Para isso, foi realizada, durante toda a quarta-feira (28), uma agenda de visitas pelos principais pontos de interação do gás natural em Maceió e redondezas. Junto aos executivos Hiroki Toko e Tsutomu Tsumori, estavam o diretor administrativo e financeiro da ALGÁS, Luciano Guimarães, o diretor regional e o gerente geral do Nordeste da Mitsui Gás e Energia do Brasil, Ricardo Cavalcanti e Lauro Perdiz, respectivamente.

O tour foi dividido pelos segmentos de atuação mercadológica da ALGÁS, na ordem: industrial, residencial e comercial. Em direção ao litoral sul, a primeira parada foi na Estação de Regulagem de Pressão de gás natural no Pontal, que abastece a Braskem, um dos principais clientes industriais da Distribuidora. Em seguida, os executivos se deslocaram para o Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, onde observaram os empreendimentos que utilizam o energético da Companhia, incluindo futuros clientes, como a cerâmica Portobello, que está em construção.

Em seguida, com foco no segmento residencial, a rota seguiu pelas principais avenidas dos bairros Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca – nos quais a maioria dos prédios já são clientes da ALGÁS, até chegar à galeria Passeio Stella Maris, onde está localizado o Algás Conforto. O espaço funciona como posto de atendimento da Companhia e showroom de equipamentos funcionando a gás natural.

A parada final para o período da manhã teve como propósito apresentar aos executivos as vantagens do novo produto da Companhia: a geração de energia a gás natural. O cliente comercial escolhido para ser visitado foi o Palato Farol, primeiro supermercado do Nordeste a utilizar a geração de energia no horário de ponta (das 17h30 às 20h30, onde a energia custa 10 vezes mais) e em situações emergenciais.

“Em função da situação que se encontra o país no momento, de falta de energia elétrica, a ALGÁS incentiva a adoção do gás natural também para geração de energia, além de seus usos já tradicionais como a cocção (forno e fogão) e o aquecimento de água”, destacou o diretor Luciano Guimarães.

O prédio sede da ALGÁS foi escolhido para finalizar a agenda de visitas. Na ocasião, os representantes da Mitsui puderam conhecer as dependências da Distribuidora e como esta rege o negócio de gás natural em Alagoas. Também foi apresentado aos executivos o projeto do novo gasoduto Penedo-Arapiraca, que terá 66 km de extensão e será um empreendimento fundamental para a interiorização do gás natural em Alagoas.

Sobre a visita dos empresários, o diretor presidente da Companhia, Geoberto Espírito Santo, declarou: “é uma satisfação para a ALGÁS ter sido escolhida dentre outras distribuidoras de gás canalizado no Brasil para receber a visita de dois diretores da Mitsui, que possui sede em Tóquio, no Japão, a fim de conhecer nossos produtos, serviços e estratégias de desenvolvimento do gás natural emXX Alagoas”.

Em um segundo momento, em reunião, a diretoria da ALGÁS apresentou aos empresários as bases administrativas que regem a gestão da Companhia: propósito, visão, valores e identidade organizacional; traçando o panorama corporativo por meio do qual é gerida a ALGÁS e sua atuação no estado. Foram mostradas as principais campanhas internas e as ações realizadas pelos colaboradores e em prol destes.

“Todos nós que fazemos a ALGÁS sentimo-nos honrados em recepcionar um alto executivo da Mitsui Japão para mostrar de perto como se faz o negócio de gás. Isso é um reconhecimento de que a ALGÁS está no caminho certo e que, com esse conhecimento estratégico em diversificar o uso do gás, com foco agora em geração de energia, está sempre em expansão”, reconheceu o diretor administrativo e financeiro da Distribuidora, Luciano Guimarães.

 

 

Por Renata Baracho e Raisa Laureano

ALGÁS lança programa inovador de gestão do aprendizado

Por Algás,

Em Fórum de Gestão da ALGÁS, colaboradores debatem temas organizacionais dos maiores líderes corporativos do país

A ALGÁS, concessionária de gás natural do estado de Alagoas desde 1993, tem como características marcantes a orientação pioneira de sua administração e sua gestão integrada.  Foi com a perspectiva da conexão destes dois atributos, que a ALGÁS criou o seu Programa de Gestão de Aprendizado, cuja primeira ação foi o início do Fórum de Gestão da ALGÁS, realizado nesta sexta-feira (09).

O fórum consiste no estudo e debate de temas concebidos por executivos e “gurus” brasileiros de gestão, por parte dos colaboradores da Companhia. A cada sexta-feira, as contribuições de figuras consideradas referências no âmbito corporativo, como Oscar Motomura, Max Gehringer, Vicente Falconi, Mário Sérgio Cortella, entre outros, por meio de temas sempre em concordância com os objetivos estratégicos da empresa, são estudadas, apresentadas e debatidas por grupos de diversas áreas da Companhia.

O Programa de Gestão de Aprendizado tem como objetivo melhorar a produtividade, propiciar um ambiente de inovação e potencializar o capital intelectual dos colaboradores da ALGÁS. De acordo com o diretor presidente da distribuidora, Geoberto Espírito Santo, a ideia da iniciativa é também construir uma atmosfera favorável ao desenvolvimento de competências e atitudes. “A análise de procedimentos e conduta de líderes e consultores empresariais de sucesso estimula o conhecimento de novas diretrizes de gestão e otimiza o exercício do trabalho dos colaboradores”, garantiu o presidente.

Para a gerente de desenvolvimento humano e organizacional da ALGÁS e coordenadora da ação, Renata Cappi Mariani, a proposta possui vários desdobramentos com foco no conhecimento e no aprendizado. “É um programa corporativo, que visa elaborar ações para gerar conhecimento por meio do aprender, do compartilhar e do aplicar, estimulando o desenvolvimento das pessoas e da Companhia”, esclarece Renata.

Partindo da premissa de que a aprendizagem organizacional não ocorre sem a aprendizagem individual, Renata considera que o Programa Gestão do Aprendizado está fundamentado na prática dos princípios organizacionais da empresa e sua implementação atrai benefícios individuais e corporativos. Ao falar de suas contribuições diretas para a ALGÁS, Geoberto Espírito Santo é enfático: “o projeto tem total relação com a missão da Companhia e, sobretudo, com seus valores, pois o sucesso da ALGÁS está intimamente associado ao sucesso das pessoas que a constituem.”

 

Texto por Raisa Laureano

Foto por Renata Baracho