ALGÁS participa de Expo Rio Oil & Gas 2014

Por Algás,

Conferência realizada no Rio de Janeiro é o principal evento de gás e petróleo da América Latina

A ALGÁS participou, durante os dias 15, 16, 17 e 18 de setembro, no Rio de Janeiro, do principal evento de petróleo e gás da América Latina, a Rio Oil & Gas Expo and Conference. Quatro colaboradores, o engenheiro Jayme Marden, o gerente comercial Fabio Sousa, o assessor de planejamento e gestão estratégica Artur Mergulhão e o assessor jurídico Ronaldo Oliveira, representaram a Companhia na conferência e apresentaram artigos científicos nos blocos temáticos.

Ronaldo Oliveira e Artur Mergulhão são os autores do artigo “Avaliação do estágio atual da regulação dos serviços de distribuição de gás canalizado no Brasil”, que consiste em uma análise da regulação da distribuição de gás como serviço público, considerando o exercício das agências reguladoras, as atividades de normatização e fiscalização, em estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

O artigo de Jayme e Fábio, intitulado “Desafios mercadológicos na utilização de gás natural para geração de energia no horário de ponta”, levanta discussão a respeito das tecnologias, barreiras e soluções para inserção do gás natural no mercado como fonte geradora de energia no horário de ponta, segmento que já é alvo de investimento e está em expansão na ALGÁS.

Ao longo dos anos, a ALGÁS vem participando da conferência internacional, (que é destinada a estudantes e profissionais de engenharia, economia, administração e interessados no ramo do petróleo) com exposição de stands e apresentação de artigos científicos.

A Rio Oil & Gas Expo and Conference é realizada a cada dois anos, desde sua primeira edição em 1982, a conferência vem colaborando com consolidação da produção de petróleo e gás no País. A exposição é considerada uma importante vitrine para as empresas nacionais e estrangeiras apresentarem seus produtos e serviços e é uma oportunidade de discussão sobre os principais temas relativos às inovações tecnológicas.

 

 

Por Raísa Laureano

 

ALGÁS sedia encontro de distribuidoras de gás natural

Por Algás,

Com objetivo de discutir práticas econômicas eficazes, distribuidora alagoana recebeu representantes de concessionárias de diversos estados

Durante a quarta-feira (10) e a manhã da quinta-feira (11), a ALGÁS, distribuidora alagoana de gás natural, sediou o Encontro Técnico Financeiro das distribuidoras que possuem como acionista a holding Mitsui Gás e Energia do Brasil. Durante estes dois dias, representantes de diversas distribuidoras de gás natural do País estiveram reunidos no auditório da sede da ALGÁS com o objetivo de compartilhar experiências e discutir o panorama econômico das atividades de concessão do gás natural.

No decorrer do evento, o gerente de tecnologia da informação, Danilo Varela, e o gerente de planejamento econômico financeiro, Jaime Isensee, da ALGÁS, mencionaram as práticas econômicas e ações eficazes da distribuidora, como a implantação do software GGAS (sistema de gerenciamento e automatização dos processos que tem como fim auxiliar a Gestão Comercial de distribuidoras de gás natural) e as transações financeiras junto ao Banco do Nordeste, que viabilizarão a construção do novo gasoduto Penedo-Arapiraca e a duplicação do gasoduto Pilar-Marechal.

O Encontro é realizado periodicamente com o propósito de estimular a troca de experiências entre os gestores das distribuidoras; analisar aspectos econômicos relacionados à distribuição de gás natural como planejamentos, prazos, financiamentos e empréstimos; discutir as oportunidades de mercado e a otimização de recursos; identificar possíveis obstáculos e promover a busca por soluções viáveis que desenvolvam as atividades de distribuição.

Diretores financeiros de distribuidoras de estados como Bahia, Paraíba, Pernambuco e Paraná estiveram no evento. Também participou do encontro o superintendente executivo da Caixa Econômica Federal, Antônio Gil Silveira, que abordou assuntos acerca dos processos de análise de risco de distribuidoras, oportunidades para o setor de Petróleo e Gás e o desenvolvimento deste setor junto ao banco.

Para Luciano Guimarães, diretor administrativo e financeiro da ALGÁS, a reunião de profissionais que atuam no setor, proporcionada pelo Encontro, é de extrema relevância para a execução de atividades das empresas de distribuição de gás natural. “A partilha de experiências entre os gestores financeiros das distribuidoras permite que haja um aprimoramento de práticas de concessão, juntamente com uma redução de possibilidades de falhas. O conhecimento adquirido e dividido se transforma em ações mais produtivas que serão percebidas, posteriormente, pelos consumidores de gás natural”.

 

Por Raísa Laureano

Gás natural canalizado garante conforto e segurança para consumidores

Por Algás,

Rede de distribuição da ALGÁS já atende a 36 bairros da capital alagoana

O consumo do gás natural no segmento residencial vem se desenvolvendo ao longo dos anos, desde que foi introduzido no estado de Alagoas, pela ALGÁS, em 2001. O crescente uso do gás natural nas residências dos alagoanos pode ser explicado pelos benefícios que o combustível oferece ao consumidor, principalmente quando se trata de praticidade, conforto, segurança e do meio ambiente.

Quando comparado com o gás de botijão (GLP), que passou recentemente por um reajuste de preço, o gás natural canalizado se destaca por inúmeras vantagens para o seus usuários como: a comodidade do fornecimento contínuo, ou seja, a distribuição é feita de forma ininterrupta, sem necessidade de armazenamento em botijões ou cilindros e nem solicitação de recarga; e a segurança, já que o gás natural é fornecido através de tubulação direto da rua para o ponto de consumo, sem necessidade de estocagem. Além disso, o gás natural é mais leve que o ar, dissipando-se com mais rapidez em caso de vazamento.

Outra característica do gás natural é a sua versatilidade. Além do uso em fornos e fogões, o segmento residencial dispõe de uma variedade de aplicações do produto, como o uso em churrasqueias, aquecimento de saunas, aquecimento de água para chuveiros, pias, banheiras e piscinas e a geração de energia elétrica em substituição aos antigos gerados a diesel. O gás natural também é ambientalmente correto: sendo um combustível ecológico, reduz consideravelmente a emissão de poluentes, uma vez que os produtos resultantes da sua combustão são inodoros, isentos de óxido de enxofre e partículas de fuligem.

Em Maceió, a ALGÁS atende a 36 bairros, que contam com um sistema de distribuição moderno e confiável, estabelecido a partir do desenvolvimento de tecnologias e da expertise técnica adquirida ao longo dos 21 anos de concessão. A distribuidora atende ainda a estabelecimentos comerciais dos mais variados tipos, como shoppings, supermercados, restaurantes, lavanderias, e padarias; atua também com distribuição de gás natural para postos com abastecimentos de GNV e indústrias.

 

Por Raísa Laureano

Finalistas da ALGÁS realizam apresentações em Prêmio TOP GÁS 2014

Por Algás,

Companhia alagoana concorre com distribuidoras de todo o país em duas categorias do Prêmio

Quatro colaboradores da ALGÁS realizaram nesta segunda-feira (1º) e terça-feira (2), no Rio de Janeiro, as apresentações dos temas que estão concorrendo em duas categorias do Prêmio TOP GÁS 2014. Durante estes dois dias, juntamente com finalistas de diversas distribuidoras do país, os representantes da ALGÁS, Eduardo Lucena, Felipe Guimarães, Nyedja Vieira e Jayme Marden, defenderam seus artigos para a comissão julgadora do Prêmio, que tem realização da Petrobras.

Na segunda-feira,  a técnica de Processos Operacionais Nyedja Vieira e o engenheiro civil Jayme Marden apresentaram, na categoria Excelência Operacional, o tema “Medição Residencial Individual ou Coletiva: Retendo custos e aumentando a competitividade”, com foco nas vantagens trazidas para o consumidor e a distribuidora através do uso de medição coletiva.

Já nesta terça-feira, Eduardo Lucena e Felipe Guimarães, gerente de Serviços ao Cliente e assessor de Marketing e Comunicação da ALGÁS, respectivamente, defenderam o tema “Não vendemos GÁS! Vendemos Experiência e Conforto!”. A apresentação teve como objetivo demonstrar que a ALGÁS proporciona uma experiência única de uso do gás natural. Nesta linha, o gás deixa de ser um mero produto e passa a ser encarado como uma experiência repleta de valores agregados. Também foi foco do tema o consumidor alagoano e a importância do bom relacionamento entre clientes e distribuidora, promovido através de atividades como agendamento de serviços e SAC disponível nas 24 horas do dia.

O Prêmio TOP GÁS é realizado a cada dois anos e é uma iniciativa de reconhecimento das melhores práticas executadas por distribuidoras de gás natural de todo o Brasil. A ALGÁS participa do Prêmio desde a sua primeira edição, no ano de 2008. A cerimônia de premiação dos vencedores desta edição de 2014 ocorrerá no Rio de Janeiro, dia 26 de setembro, no auditório do edifício sede da Petrobras.

Por Raísa Laureano

 

ALGÁS está há 21 anos presente na vida dos alagoanos

Por Algás,

Iniciando suas operações em 93, distribuidora alagoana de gás natural atua com compromisso e qualidade

Neste dia 2 de setembro a ALGÁS, distribuidora alagoana de gás natural, completa 21 anos de existência. Durante todo este período, a Companhia sempre esteve firmada no compromisso com a inovação e as melhores práticas do mercado de gás natural, fornecendo o combustível para os segmentos industrial, veicular, residencial  e comercial de Alagoas.

Ao atingir a maturidade, a ALGÁS vem desenvolvendo e ampliando o uso do gás natural com seu mais novo produto: a geração de energia no horário de ponta. Esta aplicação já e uma realidade na indústria, sendo um grande diferencial estratégico para os clientes desse setor  e ainda em estabelecimentos comerciais de grande porte.  O gás natural como fonte geradora de energia também pode ser aplicado em edifícios residenciais em substituição aos tradicionais geradores a óleo diesel, revelando-se uma solução energética confiável e benéfica para o meio ambiente.

Além de proporcionar economia, a geração de energia através do gás natural agrega inúmeras outras vantagens aos seus usuários. A principal delas é a garantia da autonomia energética ao empreendimento, pois o mesmo estará imune às interrupções ou eventuais quedas do fornecimento de energia elétrica convencional. O gás natural também é considerado ambientalmente correto, pois sendo um combustível leve, sua queima reduz consideravelmente a emissão de poluentes.

Fornecer produtos inovadores, a qualidade reconhecida pelos serviços prestados e o relacionamento com os clientes são os principais alicerces que têm sustentado o compromisso da Companhia junto à sociedade alagoana ao longo destas duas décadas, os quais servirão de base para os próximos anos.

Sempre em progresso

Um marco destes 21 anos de atuação da ALGÁS foi o início da construção do novo gasoduto Penedo-Arapiraca, que terá 66 km de extensão e proporcionará a consolidação da interiorização do fornecimento de gás natural em Alagoas. A obra, orçada em R$ 41 milhões, foi iniciada nem dezembro deste ano e tem previsão de conclusão em 2017. O gasoduto Penedo-Arapiraca será um importante vetor para o desenvolvimento dessa região, beneficiando as indústrias existentes e, principalmente, as indústrias que pretendem se instalar no interior do estado.

Por Raísa Laureano