Conferência realizada no Rio de Janeiro é o principal evento de gás e petróleo da América Latina
A ALGÁS participou, durante os dias 15, 16, 17 e 18 de setembro, no Rio de Janeiro, do principal evento de petróleo e gás da América Latina, a Rio Oil & Gas Expo and Conference. Quatro colaboradores, o engenheiro Jayme Marden, o gerente comercial Fabio Sousa, o assessor de planejamento e gestão estratégica Artur Mergulhão e o assessor jurídico Ronaldo Oliveira, representaram a Companhia na conferência e apresentaram artigos científicos nos blocos temáticos.
Ronaldo Oliveira e Artur Mergulhão são os autores do artigo “Avaliação do estágio atual da regulação dos serviços de distribuição de gás canalizado no Brasil”, que consiste em uma análise da regulação da distribuição de gás como serviço público, considerando o exercício das agências reguladoras, as atividades de normatização e fiscalização, em estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste.
O artigo de Jayme e Fábio, intitulado “Desafios mercadológicos na utilização de gás natural para geração de energia no horário de ponta”, levanta discussão a respeito das tecnologias, barreiras e soluções para inserção do gás natural no mercado como fonte geradora de energia no horário de ponta, segmento que já é alvo de investimento e está em expansão na ALGÁS.
Ao longo dos anos, a ALGÁS vem participando da conferência internacional, (que é destinada a estudantes e profissionais de engenharia, economia, administração e interessados no ramo do petróleo) com exposição de stands e apresentação de artigos científicos.
A Rio Oil & Gas Expo and Conference é realizada a cada dois anos, desde sua primeira edição em 1982, a conferência vem colaborando com consolidação da produção de petróleo e gás no País. A exposição é considerada uma importante vitrine para as empresas nacionais e estrangeiras apresentarem seus produtos e serviços e é uma oportunidade de discussão sobre os principais temas relativos às inovações tecnológicas.
Por Raísa Laureano
Durante a quarta-feira (10) e a manhã da quinta-feira (11), a ALGÁS, distribuidora alagoana de gás natural, sediou o Encontro Técnico Financeiro das distribuidoras que possuem como acionista a holding Mitsui Gás e Energia do Brasil. Durante estes dois dias, representantes de diversas distribuidoras de gás natural do País estiveram reunidos no auditório da sede da ALGÁS com o objetivo de compartilhar experiências e discutir o panorama econômico das atividades de concessão do gás natural.
O consumo do gás natural no segmento residencial vem se desenvolvendo ao longo dos anos, desde que foi introduzido no estado de Alagoas, pela ALGÁS, em 2001. O crescente uso do gás natural nas residências dos alagoanos pode ser explicado pelos benefícios que o combustível oferece ao consumidor, principalmente quando se trata de praticidade, conforto, segurança e do meio ambiente.
Quatro colaboradores da ALGÁS realizaram nesta segunda-feira (1º) e terça-feira (2), no Rio de Janeiro, as apresentações dos temas que estão concorrendo em duas categorias do Prêmio TOP GÁS 2014. Durante estes dois dias, juntamente com finalistas de diversas distribuidoras do país, os representantes da ALGÁS, Eduardo Lucena, Felipe Guimarães, Nyedja Vieira e Jayme Marden, defenderam seus artigos para a comissão julgadora do Prêmio, que tem realização da Petrobras.