ALGÁS promove 3° Encontro Regional das Distribuidoras de Gás Natural do Nordeste

Por Algás,


O evento acontecerá na próxima quinta-feira (1) e sexta-feira (2) e visa promover a troca de conhecimentos sobre assuntos estratégicos entre as companhias de gás natural canalizado do Nordeste

A capital alagoana será palco do 3° Encontro Regional das Distribuidoras de Gás Natural do Nordeste na próxima quinta-feira (1) e sexta-feira (2). O evento é promovido pela distribuidora de gás natural canalizado de Alagoas (ALGÁS) em parceria com Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS).

De acordo com a ALGÁS, o evento visa promover a troca de conhecimentos sobre assuntos estratégicos entre as companhias de gás natural canalizado do Nordeste. “É um encontro para compartilhar e fomentar ideias relativas às ações de Planejamento Estratégico das Companhias, levando em consideração o atual cenário socioeconômico do País”, explicou o diretor presidente a ALGÁS, Arnóbio Cavalcanti.

O primeiro dia do evento acontecerá na sede da ALGÁS, das 14h às 18h. Além disso, às 20h está previsto uma visita institucional das distribuidoras participantes ao espaço-conceito da Companhia, o Algás Conforto. Já o segundo dia do Encontro acontecerá no hotel Jatiúca, das 8h às 18h.

As distribuidoras de gás natural canalizado dos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Sergipe e Maranhão estarão presentes no Encontro Regional das Distribuidoras de Gás Natural do Nordeste.


Por Débora Vieira

Hiroki Toko destaca conquistas de mercado da ALGÁS

Por Algás,


A quarta reunião do Planejamento Estratégico da distribuidora de gás natural canalizado de Alagoas, a ALGÁS, aconteceu no começo desta semana e contou com a participação do diretor presidente da Mitsui Gás e Energia do Brasil, Hiroki Toko. O grupo japonês é um dos acionistas da Companhia e possui papel fundamental na definição dos objetivos estratégicos que contribuem para o desenvolvimento da ALGÁS.

Durante a ocasião, o executivo japonês destacou a evolução da distribuidora de gás natural canalizado de Alagoas, entre 2006 e 2014, período em que a Mitsui se tornou uma das acionistas da ALGÁS; ressaltando suas conquistas de mercado no setor comercial. A Companhia alagoana, que conta atualmente com mais de 63 mil unidades habitacionais contratadas, foi lembrada por Hiroki Toko como uma das concessionárias do país com maior volume de gás natural comercializado junto ao segmento residencial.

“A ALGÁS apresenta um modelo de práticas de gestão eficaz sendo referência para outras empresas. Além disso é uma das companhias mais desenvolvidas no mercado residencial no Brasil, fruto do seu pioneirismo, quando no início dos anos 2000 se tornou a primeira distribuidora fora do eixo Rio-São Paulo a comercializar gás natural para residências”, afirmou o diretor presidente da Mitsui Gás e Energia do Brasil, Hiroki Toko.

As reuniões anteriores do Planejamento Estratégico da ALGÁS já contaram com a presença da secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Jeanine Pires, assim como do presidente executivo da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), Augusto Salomon. De acordo com a Companhia, é importante ter a visão dos diferentes acionistas  da ALGÁS nestes encontros, onde o seu futuro é projetado e pensado.

Por Débora Vieira

Foto: Maysa Reis  

Planejamento Estratégico: ALGÁS recebe presidente executivo da ABEGÁS

Por Algás,

Pensando em alinhar os objetivos e metas da ALGÁS para os próximos anos, a terceira palestra do Planejamento Estratégico 2016-2025 aconteceu na manhã desta segunda-feira (14) e foi ministrada pelo atual presidente executivo da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), Augusto Salomon.

Na ocasião, Salomon realizou uma análise de cenários do mercado de distribuição do gás natural sob as óticas política, energética e econômica. Dentre os temas apresentados, o presidente executivo fez uma avaliação dos preços do gás natural, ressaltou a opção de cogeração e geração distribuída a gás, abordou o contexto de abastecimento para as Companhias e levantou as oportunidades e ameaças da logística de distribuição de gás natural no Brasil.

Com ênfase no Nordeste, refletiu sobre o panorama da malha de gasodutos de transporte e da importância da interligação das redes de distribuição entre as CDL’s.

O presidente executivo da ABEGÁS também lembrou da importância de incentivar o GNV por meio de benefícios fiscais e também com o lançamento de veículos de fábrica já com o uso do gás natural. “Além da FIAT, que já possui um modelo tetrafuel – o Grand Siena – também estamos em contato permanente com outras montadoras, visando aumentar a oferta de veículos que já saiam de fábrica com o GNV”, pontuou Salomon.

Foto: Karoline Torres

Diretor presidente da ALGÁS integra conselho administrativo da Abegás

Por Algás,

O diretor presidente da ALGÁS, Arnóbio Cavalcanti, foi nomeado para integrar o conselho administrativo da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). A partir disso, a  Companhia alagoana passa a representar no conselho, junto a Bahiagás, as distribuidoras de gás natural da região nordeste.

“A distribuição de gás natural canalizado passa por um momento de grandes definições em âmbito nacional que afetam os Estados. Temas como geração na base de energia elétrica a gás natural, importação via terminais de gás natural liquefeito (GNL) e outros assuntos estratégicos devem ser discutidos com a nossa participação ativa”, declara Arnóbio.

De acordo com o diretor presidente da ALGÁS, o conselho também busca trocar experiências de mercado entre as distribuidoras de gás natural. A periodicidade dos encontros será mensal.

“Vamos buscar um processo de integração entre as companhias. É importante compartilhar informações sobre boas práticas de gestão entre as empresas. Cada distribuidora tem uma área de atuação em que é destaque, como exemplo disso tem o desempenho da ALGÁS no fornecimento de gás natural para o segmento residencial. Acreditamos que as outras companhias também tenham conquistas para compartilhar conosco e entre elas”, frisou Arnóbio.

Por Débora Vieira e Karoline Torres

Foto: Arnaldo Medeiros

ALGÁS comemora aniversário plantando boas energias

Por Algás,


No seu mês de aniversário, a distribuidora de gás canalizado de Alagoas, a ALGÁS, comemorou seus 22 anos plantando boas energias. Pensando em promover a qualidade de vida, a Companhia construiu uma horta vertical para o cultivo de hortaliças e vegetais entre os seus funcionários.

“A empresa vem semeando seu propósito como distribuidora de gás natural de Alagoas há mais de duas décadas. A construção da horta vertical é uma forma de celebrar a existência da Distribuidora, além disso, firma o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável”, destacou o diretor presidente da ALGÁS, Arnóbio Cavalcanti, durante a inauguração do espaço.

Na ocasião, os colaboradores da Distribuidora receberam instruções de especialistas sobre o adequado manejo da horta sem o uso de agrotóxicos. O espaço foi implantado no próprio jardim da ALGÁS e cada setor da distribuidora ganhou uma área específica, onde os funcionários cultivam seus próprios alimentos orgânicos como alface, rúcula, coentro, manjericão, entre outros.

Para relacionar ainda mais a horta ao negócio da ALGÁS, sua estrutura foi elaborada com tubulação de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), material utilizado nas redes de distribuição de gás natural canalizado.

Durante a inauguração, a funcionária com mais tempo de Companhia, Fátima Lira, atual coordenadora de faturamento e cobrança da ALGÁS, foi a primeira a plantar uma mudinha na horta vertical.

“Desde 1994 trabalhando na Companhia, é muito gratificante ver o momento da Companhia e poder colher, pouco a pouco, os frutos daquela sementinha que a gente vem plantando desde o começo. Além do mais, a horta é uma ideia incrível que oferece qualidade de vida aos funcionários e incentiva o desenvolvimento sustentável. Espero que a ação da ALGÁS sirva de exemplo para outras empresas”, conta Fátima.

Por Débora Vieira

Fábrica da Portobello em Alagoas utiliza gás natural para produzir revestimentos cerâmicos

Por Algás,

Unidade foi inaugurada nesta quinta-feira (10) e já é o segundo maior consumidor de gás natural do estado, usando cerca 50.000 m³ por dia


Inaugurada nesta quinta-feira (10), a nova unidade da indústria Portobello, localizada no Pólo Industrial de Marechal Deodoro, utiliza o gás natural alagoano como energia para produzir seus revestimentos cerâmicos.

Com capacidade de fabricar 20 milhões de m²/ano, a fábrica é o segundo maior consumidor de gás natural do estado, com utilização de cerca de 50.000 m³ por dia.

De acordo com Jayme Marden, engenheiro da ALGÁS, a ampliação da Portobello, prevista para os próximos dois anos, poderá dobrar o consumo do gás natural pela indústria.

A fábrica utiliza o gás natural em fornos cerâmicos e secadores e já está em pauta de negociação para que a Portobello use geração de energia a gás em horários de ponta.

Por Karoline Torres

Planejamento estratégico da ALGÁS conta com a participação da secretária Jeanine Pires

Por Algás,

A ALGÁS, distribuidora de gás natural de Alagoas, recebeu nesta terça-feira (8), a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Jeanine Pires, para participar de uma das reuniões do Planejamento Estratégico 2016-2025 da Companhia. O intuito dos encontros é realinhar os objetivos e metas da distribuidora para os próximos anos.

Na ocasião, Jeanine falou sobre o atual cenário econômico de Alagoas, apontando para a prospecção de indústrias. Além disso, destacou a relevância da interiorização do desenvolvimento e a real importância da expansão dos serviços da companhia de gás natural para a atração de empresas no Estado.

Para a secretária, a ALGÁS é extremamente importante para Alagoas, tanto por seu potencial no cenário energético quanto para o desenvolvimento sustentável e socioeconômico local. “A capacidade que a ALGÁS tem de colaborar com o desenvolvimento sustentável de Alagoas é enorme em médio e longo prazo. O planejamento é fundamental para a realização dos seus objetivos diários e ao mesmo tempo pensar nos cenários futuros”, pontuou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

De acordo com a Distribuidora, as reuniões de planejamento estratégico visam estabelecer os objetivos da ALGÁS para os próximos 10 anos. “Diante do novo momento em que vivemos, estamos redirecionando o planejamento estratégico da Companhia. Passamos por um realinhamento dos preços das fontes de energia, diante disso, temos que estabelecer nossos objetivos, frisando a interiorização do gás natural e consequentemente uma maior participação na matriz energética de Alagoas”, destacou Arnóbio Cavalcanti, diretor presidente da ALGÁS.

Essa é a segunda reunião de planejamento que acontece na distribuidora. A primeira foi comandada por Gerson Fonseca, assessor de planejamento e gestão estratégica da ALGÁS, e teve como objetivo alinhar alguns conceitos como identidade organizacional, análise de cenários e objetivos estratégicos. Segundo a Companhia, o próximo encontro terá a presença do presidente executivo da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), Augusto Salomon. As reuniões seguintes terão a participação de representantes da Petrobras e do presidente da Mitsui Gás e Energia do Brasil, o executivo Hiroki Toko, que representarão a visão dos outros acionistas para o Planejamento Estratégico 2016-2025 da ALGÁS.

“O processo de Planejamento Estratégico envolve várias etapas, uma delas, de vital importância, é a etapa onde são visualizados os cenários, projeções do macroambiente em que a empresa está inserida, contemplando aspectos econômicos, mercadológicos, regulatórios, tecnológicos, sócio culturais, etc. A análise desses componentes do ambiente externo nos revela oportunidades e ameaças, especialmente em um futuro de curto, médio e longo prazo”, esclarece Gerson Fonseca.

Por Débora Vieira e Karoline Torres 

Restaurante popular do centro de Maceió adota gás natural em sua produção

Por Algás,

O restaurante popular do centro de Maceió adotou o gás natural para preparar as refeições oferecidas no estabelecimento. O produto está sendo usado na cozinha industrial desde o último sábado (29). A mudança do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para o gás natural é uma forma de dar ao estabelecimento mais praticidade, segurança e economia na operação.

“Antes existia uma preocupação, pois em qualquer momento o GLP poderia acabar e interromper a produção do restaurante. Agora não precisamos mais realizar esse monitoramento, afinal o fornecimento é contínuo. Outra questão diz respeito ao armazenamento: além de poupar espaço, avaliamos que o sistema de fornecimento de gás natural era mais seguro”, explica Sandoval Almeida, gerente do restaurante popular.

De acordo com o técnico de processos operacionais da área comercial da Algás, Sidiony Silva, o restaurante popular oferece refeições a um preço baixo e é preciso tornar os processos mais eficientes para manter a qualidade dos alimentos oferecidos. O gás natural é um aliado nessa busca por sustentabilidade empresarial.

Sidiony também explicou esses benefícios de forma mais palpável. “O gás natural é canalizado e não existe armazenamento de nenhum botijão, já que a rede de tubulação é abastecida em tempo integral pela Algás”, detalhou. O técnico de processos aponta ainda para o melhor aproveitamento do tempo e redução de processos, já que não é necessário se preocupar com a compra ou monitoramento de estoques.

Possibilidades de uso

O gás natural pode ser usado de diversas formas em estabelecimentos comerciais como restaurantes, por exemplo. É possível ter gerador de energia elétrica, fritadeiras, chapas quentes, fornos, fogões, cooktop, panelões, churrasqueira, panela de arroz, banho-maria, calandra e gerador de vapor a gás natural.

Por Karoline Torres