400 km de gasodutos: uma nova marca para Alagoas

Por Algás,

Até 2017, Algás pretende ampliar em mais 100 km a sua rede de distribuição de gás natural

A orla de Maceió tem 40 km de extensão. Agora imagine uma distância 10 vezes maior do que essa coberta por gasodutos.  É o que corresponde ao novo marco dos alagoanos. No primeiro trimestre deste ano, a rede de distribuição de gás natural de Alagoas alcançou 400 km de extensão. De acordo com a Algás, distribuidora alagoana de gás canalizado, ultrapassar essa fronteira representa um vetor estratégico para o desenvolvimento do estado.

“A expansão da rede de distribuição de gás natural impulsionará o desenvolvimento no Estado, aumentando as possibilidades para a instalação de novas empresas em Alagoas. Alcançar os 400 km reforça nosso compromisso em sempre apresentar soluções energéticas para indústrias, estabelecimentos comercias e residências”, afirma Arnóbio Cavalcanti, diretor presidente da Companhia.

A distribuição de gás natural contempla, além de Maceió, os municípios de Penedo, Atalaia, Santa Luzia do Norte, Rio Largo, São Miguel dos Campos e Marechal Deodoro. Na capital alagoana, as tubulações estão presentes em quase todos os seus 50 bairros.

Segundo o gerente de engenharia da Companhia, André Alves, o material usado para transporte do gás natural são os dutos em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) e em aço. “Temos um total de 265 km da nossa rede em material de PEAD e outros 135 km em aço”, informa.

Para os próximos dois anos, a Algás pretende ampliar sua rede de abastecimento em mais 100 km. Dentre os projetos em andamento estão: a construção do gasoduto Penedo – Arapiraca, a duplicação do gasoduto Pilar – Marechal Deodoro e o adensamento da rede em Maceió.

“Com a conclusão dessas obras, iremos ampliar a rede de abastecimento de gás natural para outras localidades, buscando sempre atender às demandas das indústrias, comércios e residências”, pontuou André Alves. 

Gasoduto: Algás visita comunidades de Igreja Nova

Por Algás,

Pensando em manter a segurança das comunidades próximas à construção do gasoduto Penedo-Arapiraca, a Algás realizou nessa terça-feira (22) mais uma visita de comunicação preventiva aos povoados localizados na AL101.

A iniciativa da companhia alcançou mais de 600 alunos e 120 pais das Escolas Carlos Lyra e Hedelvita Gloria Luz, localizadas no povoado de Perucaba. A ação também contemplou outras 32 famílias de dois povoados (Pescocinho e Sítio São José) do município de Igreja Nova.

De acordo com a Algás, a comunicação permite aos moradores conheceram mais sobre a implantação do gasoduto. Na ocasião, a equipe da distribuidora falou sobre a importância de manter uma distância segura das obras, respeitar as placas de sinalização, evitar aproximação dos equipamentos e dos locais onde o gasoduto está sendo construído e informou sobre alguns procedimentos em caso de emergência.

“A comunicação com os moradores que residem próximo da construção do gasoduto firma o compromisso da Algás em manter a segurança deles durante e após toda a realização dos serviços na região. Buscamos tranquilizar os moradores quanto à ocupação e uso do espaço nas intermediações da primeira etapa do empreendimento”, afirmou Roberta Santana, engenheira da Assessoria de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da companhia.

Para o diretor da Escola Municipal Dr. Carlos Lyra, Jailton Feitosa, o procedimento é importante para conscientizar a população sobre o empreendimento. “A visita nos ajuda a compreender melhor sobre a construção do gasoduto. Alguns vêem as obras, mas não sabem realmente do que se trata, e a partir desse trabalho é possível conhecer mais sobre a empresa, os benefícios do gasoduto para Alagoas e principalmente quais os cuidados necessários durante sua construção”, afirma Jailton.

A ação de comunicação preventiva da Algás se seguirá durante todas as etapas do empreendimento, que após Igreja Nova passará por São Sebastião até chegar ao município de Arapiraca.

 

Comunicado Importante: Mudança de datas para faturamento

Por Algás,

A distribuidora de gás natural de Alagoas, a Algás, informa que no mês de abril fará a reprogramação e padronização das datas de emissão, entrega e vencimento das faturas de gás natural. Confira logo abaixo os comunicados na íntegra para as unidades consumidoras com vencimento nos dias 05, 08 e 29.

Comunicado  Comunicado  Comunicado

 

Algás apresenta aplicações do gás natural para alunos de engenharia da UFAL

Por Algás,

Para conhecer sobre a atuação dos engenheiros no mercado de trabalho do gás natural e as aplicações do energético para a sociedade, os alunos dos cursos de Engenharia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) visitaram, nessa quarta-feira (09), a distribuidora alagoana de gás natural, a Algás.

De acordo com o assessor de planejamento e gestão estratégica da companhia, Gerson Fonseca, a ocasião foi uma oportunidade para apresentar aos futuros engenheiros conhecimentos gerais a respeito do gás natural canalizado.

“Os estudantes conheceram também um pouco da distribuidora e do seu propósito, que além de fornecer gás natural busca promover a integração energética e contribuir para o desenvolvimento de Alagoas. Também buscamos apresentar os nossos ramos de atuação, despertando a atenção deles para as vantagens do uso do energético em residências, indústrias, automóveis e estabelecimentos comerciais”, completou Gerson.

Já para o professor do Centro de Tecnologia (CTEC) da UFAL, Valmir Pedrosa, a aula de campo também permitiu aos alunos compreenderem as habilidades necessárias para atuar como engenheiros nesse setor.

“Gerson compartilhou um pouco da sua carreira como profissional da engenharia e sua trajetória na Algás. Foi um momento para esclarecer dúvidas sobre o assunto e aprender um pouco sobre o trabalho desempenhado por engenheiros dentro do mercado de gás natural”, afirmou o professor.

Algás recebe Diretoria Administrativa Financeira da Potigás

Por Algás,

Durante os dias 25 e 26 de fevereiro, a ALGÁS recebeu a Diretoria Administrativa Financeira da Companhia Potiguar de Gás – Potigás para conhecer os processos internos da distribuidora alagoana de gás natural.

A visita dos integrantes da Potigás foi um momento de troca de experiências e oportunidade de entender como funcionam os processos licitatórios – procedimentos de contratações e gestão de contratos administrativos –, os processos de Recursos Humanos – avaliação de desempenho e ambiência organizacional da Algás –, além de conhecerem o Algás Conforto, o espaço conceito que une o atendimento ao cliente ao showroom de vendas apresentando os benefícios da utilização do gás natural.

“Essas visitas são excelentes para trocarmos experiências e estreitarmos relacionamento, o que é muito rico, considerando que os processos e dificuldades são parecidos nas CDLs (Companhias Distribuidoras Locais de Gás Natural). Cooperação é fundamental”, afirmou Bárbara Virgínia, gerente de administração e suprimentos e uma das anfitriãs do encontro.

Dentre os representantes da Algás, participaram ainda o diretor presidente, Arnóbio Cavalcanti, o diretor técnico e comercial, Flávio Barros, o diretor administrativo e financeiro, Luciano Guimarães, além de outros colaboradores da Companhia. Da Potigás, vieram o diretor administrativo financeiro, Paulo Campos, o gerente de administração e suprimentos, Ricardo Pereira, a gerente de recursos humanos, Edaniela Ramalho e a analista de suprimentos, Érica Pelicano.

“Foram dois dias extremamente válidos para conhecer as práticas adotadas pela Algás que servirão de base para o aprimoramento dos nossos processos”, enfatizou o diretor da Potigás, Paulo Campos. administrativo financeiro, Paulo Campos, o gerente de administração e suprimentos, Ricardo Pereira, a gerente de recursos humanos, Edaniela Ramalho e a analista de suprimentos, Érica Pelicano.