Gás natural em Alagoas é abordado mais uma vez em eventos acadêmicos. Desta vez, o artigo científico sobre o energético será apresentado nessa sexta-feira (29), às 19h, no 10° Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia (Conect) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Com a pesquisa “Metodologia de aplicação do gás natural em Alagoas”, o estudante do 9° período de engenharia civil e estagiário da gerência de operação da Algás, Jorge Henrique, busca analisar o gás natural partindo de sua prospecção até chegar ao ponto de distribuição para as indústrias, residências, comércios e postos de combustíveis.
“O objetivo principal do artigo científico é difundir conhecimento sobre esse produto, que é tão utilizado no dia a dia das pessoas, mas que pouco se conhece sobre ele. O trabalho realizado pela Algás é abordado dentro da minha pesquisa com a finalidade de compreender melhor o processo de distribuição de gás natural e entender também como ele é importante para o desenvolvimento de Alagoas”, explicou Jorge.
O Conect, que acontece nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29), tem como tema principal “Engenharia: Planejamento e Gestão”. Para saber mais informações sobre as palestras, minicursos e apresentações acesse: www.conecte-al.com.br.
Por Débora Vieira
Com a proposta de debater as aplicações do gás natural e a atuação do engenheiro dentro desse mercado, o assessor de planejamento e gestão estratégica da Algás, Gerson Fonseca, participou na manhã dessa terça-feira (26) do V Workshop da Cadeia Produtiva do Petróleo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
A distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, visitou o povoado de Quaresma, localizado no município de Igreja Nova, nesta sexta-feira (15), para dar continuidade ao trabalho de comunicação preventiva com as comunidades localizadas próximas à construção do gasoduto Penedo – Arapiraca.
Amplamente utilizado em residências, estabelecimentos comerciais, veículos e indústrias, o gás natural canalizado é sinônimo de segurança e conforto. Distribuído de forma contínua, da rua direto para o ponto de consumo, dispensa a utilização de botijões ou de centrais de gás. Além de evitar a estocagem de combustível, favorecendo a segurança para os usuários, o uso do gás canalizado também exclui a necessidade de trocas de cilindros e os inconvenientes que elas provocam.
A distribuidora de gás natural de Alagoas, a Algás, se reuniu na manhã dessa terça-feira (12) com empresários e representantes da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER), que compareceram à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) com o objetivo de debater possíveis instalações de fábricas do setor cerâmico no estado.
A eficiência energética do gás natural canalizado foi um dos assuntos debatidos durante o I Fórum Alagoas 2030, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (7), com o objetivo de discutir e apontar soluções para o desenvolvimento sustentável no Estado.

Uma das alternativas adotadas por alguns estabelecimentos comerciais e indústrias para fugir do alto custo da energia elétrica no horário de ponta é a geração de energia a gás natural. De acordo com a distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, diversos estabelecimentos comerciais já usufruem dos benefícios desse produto em Alagoas.