Gás natural: Residências em Alagoas contam com a energia do conforto há 15 anos

Por Algás,


Edifício Maria Thereza foi o primeiro do Brasil, fora do eixo Rio-São Paulo, a desfrutar dos benefícios do energético

A surpresa de faltar gás na hora de preparar as refeições, a inconveniência de trocar e o perigo do manuseio de botijões de gás liquefeito de petróleo (GLP) não fazem parte da rotina dos moradores do edifício Maria Thereza, localizado na Jatiúca, primeiro prédio a contar com abastecimento de gás natural canalizado em Maceió, desde junho de 2001.

Há exatos 15 anos, a distribuidora alagoana de gás natural canalizado, a Algás, realizou a primeira ligação de um edifício à sua rede de distribuição. Para a Companhia, o edifício marca a gradativa transição das centrais de gás ou do botijão de GLP, conhecido também como botijão de cozinha, para o uso da energia do conforto nos lares alagoanos.

A segurança, a modernidade, a praticidade e a eficiência energética do gás natural chamaram a atenção das construtoras, síndicos e moradores dos condomínios ao longo deste tempo. Isso explica as mais de 40 mil unidades habitacionais que usufruem desse energético e as outras quase 25 mil já contratadas, que em breve também utilizarão o gás natural.

Vantagens

Os benefícios em contar com os serviços da Algás em casa são confirmados por Guilherme Torres, morador há quatro anos e síndico há pouco mais de dois anos do edifício Maria Thereza. “Não ter dentro do apartamentoum botijão é sem dúvida sinal de mais segurança para nosso lar. Além de contar com o fornecimento contínuo, sem precisar se preocupar em o gás acabar no meio do preparo de alguma refeição”, pontuou Guilherme, que afirma confiar no serviço prestado pela Companhia e nunca ter precisado sequer entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente oferecido por ela.

Já para o porteiro Cícero Lins, que trabalha no edifício há 13 anos, usar o gás natural canalizado diminui o fluxo de pessoas desconhecidas no condomínio, uma vez que não existe a necessidade de trocar botijões. “Isso só aumenta a segurança do prédio”, reforça Cícero, que afirma ter sempre sido bem atendido pela equipe da Algás.

Pioneirismo

Segundo a Distribuidora, o crescimento da comercialização do produto para o segmento é fruto do pioneirismo da Companhia, que se tornou a primeira fora do eixo Rio-São Paulo a comercializar gás natural para residências.

“O edifício Maria Thereza marca a história da Companhia, que enxergou no segmento residencial um cliente em potencial. Além das vantagens, as inúmeras possibilidades de uso chamam a atenção e consolidam o gás natural canalizado como uma escolha viável para os condomínios em Alagoas”, afirmou o gerente de serviços ao cliente da Algás, Eduardo Lucena, explicando ainda que o energético pode ser utilizado não só nos fogões, mas também para o aquecimento da água de chuveiros, pias, banheiras de hidromassagem, saunas e em churrasqueiras.

Atendimento

A Algás disponibiliza um Serviço de Atendimento ao Cliente por meio de ligação gratuita, disponível 24 horas, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), pelo número 117. Além do telefone, os interessados também podem entrar em contato com a Companhia pelo e-mail atendimento@algas.com.br.

Rede de distribuição de gás natural conta com sistema de monitoramento em tempo real

Por Algás,


Segurança é um dos principais atributos desse energético, aponta Algás

Um dos investimentos da distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, é em tecnologias que ofereçam segurança e atendimento eficiente para seus clientes. Nesse sentido, a Companhia desenvolveu um sistema de monitoramento e automação a partir do qual é possível acompanhar desde a pressão do gás na rede até o consumo de cada cliente monitorado.

Trata-se do Sistema de supervisão, aquisição e monitoramento de dados, conhecido como Sistema Supervisório da Algás, que disponibiliza todos as variáveis que envolvem a rede de gasodutos, a distribuição do gás natural e o volume de consumo dos seus clientes. É o que explica Paula Silva, engenheira da gerência de operações da Companhia.

“Com o sistema supervisório, é possível observar em tempo real a pressão, vazão, temperatura, a composição desse energético, dentre outras aspectos. Dessa forma, estamos analisando diariamente o serviço oferecido aos nossos clientes residenciais, comerciais, industriais e postos de combustíveis”, explica Paula.

Ainda de acordo com a engenheira, o programa possui um controle de alarmes de emergência com avisos instantâneos. “Quando o sistema identifica qualquer alteração que fuja dos padrões estabelecidos, a equipe da Algás é avisada de imediato por meio de alarmes e e-mails automáticos. Isso nos permite agir de forma mais rápida e eficiente”, informa.

A Companhia possui um mapeamento de toda rede de distribuição de gás natural, o qual mostra a localização das válvulas que estão distribuídas pelos mais de 50 bairros de Maceió. Em casos de emergências, os profissionais da Companhia podem identificar essas válvulas e bloqueá-las quando necessário.

De acordo com a Algás, outro importante mecanismo de segurança são as estações de regulagem e pressão, conhecidas como ERPs. Elas controlam a pressão do gás natural canalizado e são igualmente monitoradas pelo sistema supervisório.

Também é possível realizar o controle de odorização do gás natural de forma automática. “É através da adição dessa substância que as pessoas conseguem identificar se existe algum vazamento, pois o gás natural em si não tem cheiro”, finalizou Paula.

O gerente de tecnologia de distribuição do gás natural da Algás, Zilberto Medeiros, afirma que o programa de monitoramento foi planejado de modo a ampliar a segurança de todos os usuários do serviço.

“A segurança é um dos principais atributos para quem escolhe utilizar esse energético. Além das tecnologias e da modernização da distribuidora alagoana, o gás natural por ser mais leve do que o ar se dispersa rapidamente na atmosfera”, completa Zilberto.

 

 

Por Débora Vieira

Aquecimento de água a gás natural oferece conforto e economia para empresas

Por Algás,


Cerca de 50 estabelecimentos comerciais já contam com esse diferencial nos seus negócios

O uso do gás natural para aquecer água vem chamando a atenção de estabelecimentos comerciais em Alagoas. Para a distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, benefícios como economia e fornecimento contínuo são valores que têm sido fundamentais para a ampliação do uso desta solução energética.

Hotéis, hospitais, clínicas de fisioterapia, casas de repouso, academias e até lavanderias já adotaram o gás natural no seu dia a dia. Algumas das aplicações desses mercados consistem no uso do energético para o aquecimento da água de chuveiros, piscinas, banheiras de hidromassagem, torneiras e máquinas de lavar. A solução também pode ser utilizada em saunas, secadoras de roupas e calandras.

Segundo a Algás, as contas de energia elétrica das empresas podem apresentar uma redução significativa do seu valor quando o aquecimento da água é realizado a gás natural ao invés da utilização de resistências elétricas.

Em Alagoas, aproximadamente 50 empresas já contam com aquecimento a gás natural. O gerente comercial da Algás, Fabio Sousa, destaca que outro benefício é o conforto: “O chuveiro a gás natural, permite ao cliente ajustar a vazão da água e a temperatura de acordo com a sua preferência”, destaca Sousa.

A casa de repouso Lar do Bom Pastor apostou no uso do gás natural para oferecer um banho quente e relaxante aos usuários de seu serviço. “Estamos há três anos com a Algás e podemos afirmar que um dos seus maiores benefícios é o conforto térmico”, afirma a madre superiora do Lar do Bom Pastor, Maria Paulina.

 

 

Por Débora Vieira

Algás divulga nova tarifa do gás natural em Alagoas

Por Algás,


Reajuste fica abaixo da inflação para os setores produtivos do estado

A tarifa do gás natural em Alagoas terá reajuste abaixo da inflação para três segmentos de atuação da distribuidora alagoana de gás natural, a Algás. O novo valor passa a vigorar a partir desta quarta-feira (15).

O reajuste é realizado anualmente pela Companhia mediante homologação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal). De acordo com parâmetros mercadológicos, a Algás aplica o reajuste para os seus cinco segmentos de atuação.

Abaixo da inflação dos últimos 12 meses, que fechou em 9,4%, a tarifa para a indústria, o comércio e para a geração de energia teve reajuste de 2,7%, 6,5% e 3,1%, respectivamente. Já a tarifa para os clientes residenciais foi reajustada em 14,2%. Para os postos de combustíveis, a variação foi de 17%.

De acordo com a Algás, a nova composição tarifária busca não impactar, principalmente, os setores produtivos do estado. É o que aponta o diretor administrativo e financeiro da Companhia, Luciano Guimarães. “Levando em consideração a atual conjuntura econômica brasileira, entendemos a importância de manter o reajuste abaixo da inflação para as indústrias, comércios e geração de energia e cumprir o nosso papel de promover o desenvolvimento sustentável de Alagoas”, afirmou Guimarães.

Algás prorroga validade de concurso público até 2018

Por Algás,

A validade dos concursos públicos de n° 01/2014 e n° 02/2014, realizados pela distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, foi renovada por mais dois anos. O certame ocorreu em 2014 com destinação à formação de cadastro de reserva em cargos de nível técnico e superior.

As reservas do concurso são para os cargos de assistente de processos organizacionais, técnico em processos operacionais, analista de processos organizacionais e engenheiro, com salários que variam de R$ 2.027,95 a R$ 5.750,20.

Segundo a Algás, os aprovados são convocados de acordo com as necessidades da empresa. Para obter informações e orientações sobre o processo seletivo, acesse: www.algas.com.br/concursos.

Consumo consciente de energia é pauta no Dia Mundial do Meio Ambiente

Por Algás,


Para a Algás, gás natural é solução energética com baixo impacto ambiental

Preservar o meio ambiente se tornou um dos desafios do século XXI. A partir disso, o uso racional dos recursos e a busca por uma menor emissão dos poluentes são assuntos sempre em pauta que marcam o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo (5).

Dentro desse contexto, o gás natural em Alagoas aparece como uma das opções mais viáveis para reduzir os impactos ambientais. É o que explica o gerente comercial da distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, Fabio Sousa.

“Amplamente utilizado em residências, comércios, indústrias e em automóveis, o energético é considerado limpo em comparação com combustíveis como gasolina, etanol, diesel, carvão, lenha e óleo combustível (verificar se tem mais algum)”, expõe Sousa. De acordo com a Algás, o status de “ecologicamente correto” do energético se deve ao fato de sua queima ser muito mais completa do que a queima de outros combustíveis.

Um dos segmentos que mais se destacam na redução de emissão de gases é o veicular. “Os automóveis movidos a gás natural emitem menos poluentes, tais como óxidos nitrosos (NOX), dióxido de carbono (CO2) e principalmente o monóxido de carbono (CO). Usando o gás natural veicular (GNV), o motorista está usando uma energia mais consciente em relação ao meio ambiente”, completou o gerente da Algás.

As indústrias que adotam o energético na sua produção também contribuem para o desenvolvimento sustentável de Alagoas. Segundo a Algás, o uso do gás natural pode também gerar resultados significativos para o meio ambiente, além de conforto, modernidade, praticidade, segurança e economia, quando empregado nas fábricas e na geração de energia.

“Vale ressaltar que o gás natural apresenta um menor impacto ambiental em toda sua cadeia, desde o transporte, que é feito por tubos e não por caminhões, até a queima propriamente dita, a qual emite menos poluentes do que os demais combustíveis fósseis e ainda é isento de partículas de fuligem”, finalizou Fábio.

Em Alagoas, 29 indústrias, 552 estabelecimentos comerciais, 31 postos de combustíveis e mais de 40 mil residências usufruem das vantagens do gás natural.

 

Por Débora Vieira

Sesc Poço faz opção pela geração de energia a gás natural

Por Algás,


Energético oferece economia de mais de 50% quando comparado com o diesel

A geração de energia a gás natural é uma das inovações da unidade do Sesc Poço em Maceió. De acordo com a distribuidora de gás natural de Alagoas, a Algás, a previsão de consumo da entidade dos comerciários, que já utiliza desde 2009 o energético em sua cozinha industrial, passa a ser em média de 3.280 m³ por mês.

Conforme dados da Companhia, o uso do gás natural para a geração de energia no Sesc em horário de ponta oferece economia de mais de 50% quando comparada com o diesel. “Esse levantamento é baseado na potência do equipamento e no valor do m³ do gás natural orçado em R$ 1,40 e do diesel a R$ 3,00”, explicou o engenheiro da Companhia, Jayme Marden.

Ainda Segundo Jayme, a migração do diesel para o gás natural garante ao Sesc benefícios como praticidade, além da economia. “O combustível assegura otimização de espaço e segurança, pois seu fornecimento é contínuo por meio de tubulações, dispensando o armazenamento e o manuseio de produtos inflamáveis. Outra vantagem é a baixa emissão de poluentes”, completou Jayme.

Além da geração de energia e do uso em fornos e fogões, o gás natural pode ser empregado na climatização de ambientes, aquecimento de água, churrasqueira, máquinas de lavar e secar roupa e aquecimento de piscinas.

Por Débora Vieira