Energético proporciona conforto térmico e economia para estabelecimentos
Usar a piscina em dias chuvosos ou mais frios é um desafio até mesmo para quem mora em Maceió. Isso é um problema principalmente para os praticantes de atividades físicas como natação e hidroginástica. Porém, as temperaturas mais amenas não são mais desculpas para não se exercitar. As academias e as clínicas de fisioterapia em Alagoas já encontraram uma solução: um sistema de aquecimento de água a gás natural.
É o caso da clínica Corpus Estética, localizada no bairro da Ponta Verde, que oferece hidroginástica para a terceira idade. Para a proprietária, Rose Carvalho, o aquecedor a gás natural proporciona maior economia e eficiência energética.
“Atualmente, a busca por clínicas ou academias que ofereçam piscinas aquecidas é uma realidade. Mesmo que em Alagoas as temperaturas não sejam tão baixas, a aula não pode ser simplesmente cancelada porque está mais frio. Optamos pelo aquecimento a gás natural, pois acreditamos que, comparado com o sistema de aquecimento solar, ele funciona melhor. Sem falar na economia”, relata Rose.
Economia
Para a distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, as contas de energia elétrica das clínicas podem apresentar uma redução significativa do seu valor quando o aquecimento da água é realizado a gás natural ao invés da utilização de um sistema elétrico. “A economia é maior quando o serviço é utilizado durante o horário de ponta”, expõe o gerente comercial da Companhia, Fabio Sousa.
O gerente também destaca que outro benefício é o conforto térmico: “o aquecedor a gás natural permite ao proprietário do estabelecimento ajustar a temperatura de acordo com a sua preferência”.
Possibilidades de uso
Presente no dia a dia em mais de 500 estabelecimentos comerciais da capital alagoana, o gás natural para o comércio apresenta variadas aplicações além do aquecimento de piscinas. Ele pode ser utilizado em geradores de energia, fornos, fogões, cooktops, churrasqueiras, máquinas de lavar, além dos chuveiros e pias.
Por Débora Vieira
Além da perspectiva de fornecer gás natural para as principais indústrias do agreste alagoano, a construção do gasoduto Penedo – Arapiraca, iniciada em janeiro deste ano, já começa a mostrar os primeiros resultados. Prova disso, são as vagas de empregos criadas a partir da construção do empreendimento, além do aumento no movimento do comércio local das cidades de Penedo, Igreja Nova e São Sebastião (municípios que compreendem as etapas I e II do empreendimento).


A distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, encerrou o primeiro semestre deste ano com um ótimo resultado em seu índice de atendimento de emergência. Até o final de junho, 95% dos chamados foram realizados dentro do prazo estipulado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal).
Oferecer uma experiência positiva para os mais de 40 mil clientes residenciais e 552 comerciais é um dos objetivos da distribuidora alagoana de gás natural, a Algás. Pensando nisso, a Companhia promoveu um encontro com as empresas instaladoras de rede interna de distribuição de gás natural.