Arnóbio Cavalcanti é novo presidente do Conselho Fiscal da Abegás

Por Algás,

O diretor presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti, foi nomeado presidente do Conselho Fiscal da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) para o período de 2017 a 2020. O anúncio foi realizado, nesta terça-feira (31), durante a assembleia de n° 70 da Abegás, que aconteceu no Rio de Janeiro.

Para a Algás, a nomeação de Arnóbio para a presidência do Conselho representa um reconhecimento do desempenho do seu trabalho, além de demonstrar a importância da distribuidora alagoana no cenário nacional do gás natural. A Companhia é considerada umas das maiores fornecedoras do energético para residências, fora do eixo Rio-São Paulo.

De acordo com Arnóbio, o grande desafio do Conselho para os próximos anos é ajustar a oferta de gás natural no país em um momento de implantação da “Lei do Gás”.

“Com esse processo, teremos novas figuras no ambiente de comercialização, tais como consumidor livre, autoprodutor, entre outros. Além disso, outro desafio diz respeito ao fim do monopólio da Petrobrás na oferta de gás do país, em que vamos enfrentar um ambiente de competitividade com a chegada de novos ofertantes”, completa Arnóbio.

Arnóbio Cavalcanti, que ocupa a presidência da companhia de gás natural de Alagoas desde 2015, é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor em Economia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, na França.

Algás registra índices positivos no atendimento ao cliente em 2016

Por Algás,

Pesquisa e dados comprovam eficiência da distribuidora de gás natural de Alagoas

A distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, apresentou ao longo de 2016 índices positivos, que comprovam a eficiência do seu atendimento às mais de 44 mil unidades interligadas, distribuídas entre os seus quatro segmentos de atuação.

De acordo com dados disponibilizados por meio do próprio site da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), entre dezembro de 2015 e novembro de 2016, mais de 25 mil clientes foram atendidos pelo Call Center da Companhia em até 15 segundos. Isto representa 91,88% das chamadas e ultrapassa, com margem significativa, os 85% estipulados como padrão de qualidade pela agência reguladora.

Neste mesmo período, todas as chamadas referentes à falta de gás foram atendidas dentro do prazo padrão de quatro horas.

Segundo o gerente de serviços ao cliente da Algás, Eduardo Lucena, esses dados comprovam a eficiência do atendimento da Companhia e o compromisso em oferecer um serviço de qualidade para os mais de 44 mil clientes residenciais, 576 comerciais, 31 postos de combustíveis e 32 clientes industriais.

“A confiabilidade da empresa e do produto está diretamente ligada à qualidade e a agilidade da prestação de serviço”, pontua Lucena.

 

Satisfação do cliente

A comprovação desta eficiência no atendimento aos usuários do gás natural também é medida por meio da Pesquisa Bienal de Satisfação do Cliente. Na última análise datada de 2015, no quesito avaliação do trabalho técnico da Distribuidora, nenhum cliente avaliou como péssimo ou ruim.

Além disso, a efetividade do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da Companhia no atendimento de ligações referentes aos segmentos residencial, comercial e veicular não constou nenhuma avaliação negativa.

 

Por Débora Vieira

 

Gás natural oferece múltiplas possibilidades de uso para estabelecimentos comerciais em Maceió

Por Algás,

SOLUÇÃO ENERGÉTICA

O uso do gás natural como fonte de energia é bastante difundido em estabelecimentos, como hotéis, restaurantes, hospitais e lavanderias, por oferecer segurança, comodidade, economia, dentre outras vantagens. As diferentes possibilidades de uso desse energético e o seu alto rendimento conquistam cada vez mais usuários em Alagoas.

Em Maceió, o segmento comercial já soma 576 clientes, que usufruem do gás natural para as mais diversas aplicações. “Para cada perfil de consumo, existe uma solução energética capaz de reduzir os custos e que está de acordo com o perfil e necessidade de c
ada estabelecimento”, afirma o gerente comercial da distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, Fabio Sousa.

Além dos tradicionais usos do gás natural para cocção e aquecimento de água, o combustível pode ser usado para geração de energia, cogeração e “backup” para o sistema de energia solar, oferecendo vantagens em relação a outras fontes de energia, entre elas, maior segurança no abastecimento e fornecimento contínuo.

Geração de energia

No setor comercial, a economia no uso do gás natural em substituição à energia elétrica convencional pode alcançar um percentual de até 70%. É o que explica Sousa: “Os gastos podem ser reduzidos no horário de ponta, período no qual a energia elétrica é até cinco vezes mais cara”.

O Hospital do Coração de Alagoas, o Hcor, referência no estado na área de cardiologia, é um dos estabelecimentos que adotou o sistema geração de energia a gás natural em 2016.

Priorizando a segurança, o gerador de 400 kVA, que funciona com gás natural da Algás, foi escolhido para que mesmo diante da falta de energia, os procedimentos cirúrgicos e atendimentos aos pacientes não sejam interrompidos.  Para o hospital, que usava gerador a diesel, a economia também foi um diferencial na escolha do combustível.

“Além da função de backup, essa é nossa solução diária de energia para 100% do hospital durante o horário de ponta, uma escolha mais econômica e menos poluente”, opina o diretor do HCor, Ricardo Cavalcanti.

Aquecimento de água

O gás natural é amplamente utilizado para aquecer piscinas e chuveiros de academias, clínicas de fisioterapia e hotéis. Para a proprietária da Clínica Corpus Estética, Rose Carvalho, contar com piscinas aquecidas é um diferencial no mercado.

“Atualmente, a busca por clínicas ou academias que ofereçam piscinas aquecidas é uma realidade. Mesmo que em Alagoas as temperaturas não sejam tão baixas, a aula não pode ser simplesmente cancelada porque choveu e está mais frio. Optamos pelo aquecimento a gás natural, pois acreditamos que, comparado com o sistema de aquecimento solar, ele funciona melhor”, relata Rose.

Os restaurantes em Maceió também usam a água aquecida a gás natural na sua produção. Isso se deve principalmente ao fato de que a água aquecida elimina a gordura dos utensílios e louças com mais eficiência.

Outros usos

O gás natural em estabelecimentos comerciais também pode ser utilizado em churrasqueiras, panelões, fritadeiras ou chapas quentes nos restaurantes. Em lavanderias, é comum o seu uso nas máquinas de secar e lavar. Para saber mais, acesse: www.algas.com.br/solucoes-e-possibilidades-de-uso-comercio.

 

Algás anuncia novo diretor administrativo e financeiro

Por Algás,


A distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, terá um novo diretor de administrativo e financeiro a partir de março. A multinacional Mitsui Gás e Energia do Brasil, acionista privado da Companhia, substituirá o engenheiro Luciano Couto Rosa Guimarães pelo administrador Luciano Kulka Ribas, como parte de uma política de alternância entre os executivos das empresas do grupo Mitsui.

O anúncio foi realizado, na tarde desta terça-feira (17), durante visita da diretoria executiva da Algás e do diretor regional NE da Mitsui Gás, Ricardo Cavalcanti, ao secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e também presidente do Conselho da Algás, Helder Lima.

Na ocasião, Ribas expôs suas expectativas e falou sobre a satisfação em realizar seu trabalho em uma empresa que é apontada por ele como pioneira no setor do gás natural.

“Dentro do cenário de gás natural no Brasil, a Algás é uma empresa muito bem avaliada e vista por todos como pioneira. Portanto, o meu desafio é deixar essa engrenagem funcionando como está, mantendo o clima organizacional de integração e colaboração entre as diferentes áreas, além de tocar os projetos da empresa de forma harmônica, de modo que a Companhia continue a ser vista como ela é no mercado”, detalha Ribas.

Luciano Ribas é formado em Administração com especialização em gestão estratégica de empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O novo diretor da Algás, já ocupou o cargo de assistente da diretoria de administração e finanças da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) e Companhia de Gás Natural de Sergipe (Sergás).

 

Por Débora Vieira

 

Algás anuncia concurso público para 2017

Por Algás,

Companhia de gás natural de Alagoas já efetivou a contratação de empresa organizadora do certame

A distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, anunciou, nesta terça-feira (11), a realização de um concurso público a ser lançado neste ano de 2017. O certame será concebido exclusivamente para o cargo de analista de processos organizacionais com formação em Direito e inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A primeira etapa para o lançamento do concurso já foi efetivada. Na última sexta-feira (06), a Algás publicou no Diário Oficial do Estado de Alagoas a contratação da empresa organizadora, o Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul – IESES.

Vale salientar que o concurso a ser lançado não possui relação com o Processo Seletivo Público de 2014, aberto para 17 cargos e que continua vigente até julho de 2018.

O próximo passo do planejamento do novo concurso consiste em conceber o Edital e abrir as inscrições. A expectativa é que o resultado do processo seletivo seja homologado ainda em 2017. Para o diretor presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti, o anúncio surge como uma boa oportunidade em meio a um ano de grandes desafios.

“Lançar um concurso público em 2017 demonstra o compromisso da Algás em continuar crescendo e contribuindo para o desenvolvimento do nosso estado”, ressalta Arnóbio.

 

Por Felipe Guimarães