Geração de energia a gás natural é solução energética para apagões

Por Algás,

 

Aplicação é utilizada para garantir maior independência e estabilidade no suprimento de energia elétrica

 

A instalação de geradores a gás natural vem sendo cada vez mais adotada por estabelecimentos comerciais e indústrias para suprir a falta de energia elétrica, no caso de apagões ou de eventuais falhas no seu sistema de distribuição.

O Hospital do Coração (HCor), localizado no bairro Gruta de Lourdes, é um dos clientes da distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, que aderiu à inovação. O estabelecimento, referência no estado no cuidado com o coração, conta com um potente gerador de 400 kVA que funciona a gás natural.

De acordo com o gerente de operações do HCor, o engenheiro José Célio dos Santos, o gerador movido a gás natural foi adquirido pensando na sua função de backup. “Quando falta energia, tanto o centro cirúrgico, quanto os apartamentos, a emergência e todas as outras dependências do prédio são abastecidas com a energia proveniente do gerador”, pontua o especialista.

O gerador a gás natural, além de oferecer maior independência e estabilidade no suprimento de energia elétrica, é capaz de gerar economia quando utilizado no horário de ponta, que em Alagoas vai das 17h30 às 20h30.

A unidade Sesc Poço é um exemplo disto. Segundo dados da Algás, o gerador oferece economia de mais de 50% quando comparado com o diesel incluindo os custos com manutenção.

Ainda segundo informações da distribuidora, esse levantamento é baseado na potência do equipamento e no valor do m³ do gás natural orçado em R$ 1,54, enquanto o custo do diesel chega a R$ 3,00.

Outra vantagem é a segurança para o estabelecimento, seus funcionários e clientes, afinal não existe necessidade de estocar galões ou tanques de óleos. O uso do energético contribui ainda para a proteção do meio ambiente, por ser o mais limpo dos combustíveis fósseis.

“Além da segurança e redução de custo operacional, quem usa o gás natural para geração de energia é parceiro do meio ambiente, pois contribui para a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera, uma vez que a emissão de dióxido de enxofre e resíduos durante seu processo de combustão são menores”, finaliza o gerente comercial da Companhia, Fabio Sousa.

 

Por Débora Vieira

Gás Natural será abordado em Seminário Técnico promovido pela ABNT

Por Algás,

Algás apoia evento que busca apresentar técnicas de eficiência e segurança da utilização do gás natural

A distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, participará da realização do 112° Seminário Técnico, promovido pelo Comitê Brasileiro de Gases Combustíveis da Associação Brasileira de Normas Técnicas, na próxima terça-feira (25), a partir das 8h, no Senac, unidade Poço.

O evento discutirá diversos temas relacionados à segurança e eficiência na utilização dos gases combustíveis, como o gás natural, e vai promover debates que apontam a importância do aprimoramento e complementações sobre as exigências normativas e regulatórias.

Para o diretor técnico e comercial da Companhia, Flávio Barros, a participação da Algás no Seminário busca dar suporte à disseminação de informações sobre as normas de segurança de utilização do gás natural.

“A participação da Algás em eventos como esse proporciona um ambiente favorável para o de
bate sobre as exigências normativas e regulatórias com as categorias profissionais envolvidas no processo tanto de instalação quanto de distribuição do nosso energético”, pontuou Flávio.

De acordo com informações da organização do evento, as inscrições online são gratuitas e permanecem abertas até às 14h da quinta-feira (20) e podem ser realizadas por meio do site: www.gasescombustiveis.com.br/seminario/112/inscricao_bd.php. O Seminário também aceitará a inscrição no dia e local do evento.

 

Por Anayse Rodrigues