Semana de Combate ao Estresse alerta para cuidados com a saúde

Por Isabela Souza,

Iniciativas como meditação e relaxamento que partem de dentro do local de trabalho podem ajudar a prevenir sintomas

 O Dia Mundial de Combate ao Estresse, celebrado todo dia 23 de setembro, traz um alerta para a banalização dos sintomas e da doença, que atualmente atinge cerca de 70% da população brasileira, segundo dados da International Stress Management Association (ISMA). A doença pode vir de relacionamentos pessoais ou profissionais e procurar ajuda no estágio inicial é de grande importância.

Os sinais mais comuns do estresse são batimento cardíaco acelerado, dores na região do estômago, tensão muscular constante, insônia e respiração ofegante. Para amenizar os problemas, os profissionais da saúde recomendam a busca de atividades e hábitos saudáveis, dentro e fora do local de trabalho.

 

Ação inovadora

Em Alagoas, a distribuidora de gás natural do estado, a Algás, proporcionou uma semana inteira de iniciativas que visam à melhoria do bem-estar de seus colaboradores. Ações como meditação, alongamento, massagens e avaliação de saúde e nutricional, junto com uma apresentação de palestra sobre a arte do Jin Shin Jyutsu, ajudaram a liberar as tensões do cotidiano.

“A ginástica laboral e as massagens já fazem parte do cronograma fixo de atividades na Algás e servem para manter em todos a busca constante pelo melhor funcionamento pessoal e profissional”, explica a engenheira da gerência de segurança, meio ambiente e saúde e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Algás, Roberta Rolemberg.

A iniciativa inovadora está relacionada com os princípios de gestão da Companhia, que falam sobre a importância de estar de bem com a vida e com o novo, e reforça o “momento de reflexão necessário para que a saúde e o bem-estar dos colaboradores estejam sempre sob cuidados”, conclui Rolemberg.

 

Por Isabela Souza

Algás lança edital para seleção de projetos sociais

Por Isabela Souza,

Iniciativa selecionará quatro ações sociais nas áreas de cultura, educação, esporte, meio ambiente ou saúde; inscrições vão até 22 de outubro

Desde a sua fundação em 1993, a distribuidora de gás natural de Alagoas, a Algás, apoia ações focadas no compromisso com os princípios éticos e sociais. Para ampliar o sucesso desse apoio, a partir desta quarta-feira (20), projetos sociais desenvolvidos dentro do estado em prol da cultura, educação, esporte, meio ambiente ou saúde poderão se inscrever no Edital Algás Social 2017-2018.

Quatro projetos sociais serão contemplados com valores individuais de até R$30 mil, totalizando R$120 mil procedentes de recursos próprios da Distribuidora. O edital na íntegra e a plataforma de inscrição já podem ser acessados através do site da Algás. O período de envio dos projetos vai até o dia 22 de outubro.

Foi para democratizar e ampliar o impacto do apoio da Companhia na área social que o Edital Algás Social foi criado. De acordo com a mesma, a comissão julgadora será formada por três avaliadores externos, que representarão Alagoas ou outros estados do Nordeste, e um avaliador interno, representante da Algás.

Para o gerente de marketing e comunicação da Distribuidora, Felipe Guimarães, “o certame levará em consideração os diferenciais e o impacto do projeto em relação às comunidades em que ele será implantado. Por meio do edital, a Companhia quer estimular o desenvolvimento humano como insumo de transformação social da sociedade”.

O diretor presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti, destaca o sucesso dos projetos sociais apoiados anteriormente pela distribuidora de gás natural. “Incentivar ações que manifestam o compromisso social sempre esteve presente nos planos da Companhia. A diversidade de expressões sociais, culturais e de cidadania do estado só continuará sendo beneficiada com esse edital”, explica o diretor.

A primeira edição

Na edição do Edital Algás Social 2016-2017, os projetos contemplados foram a “3ª Edição do Festival de Teatro de Alagoas – FESTAL”, da Associação Artística Cia do Chapéu, “Folguedos Brincantes: Lendas Vivas”, da Casa da Amizade de Penedo, “Educação Ambiental e Consumo Consciente”, da Associação Teatral Nêga Fulô e “Promoção de Práticas Sustentáveis de Saneamento Rural”, do Instituto Terraviva.

Para conhecer mais sobre essas e outras iniciativas, acesse www.algas.com.br/projetos.

 

Por Isabela Souza

Foto: Renner Boldrino

Economia do GNV é destaque na 17ª Fesuper

Por Algás,

Com o combustível, segmento varejista pode ter cerca de 50% de economia em suas frotas de venda

Nos dias 20, 21 e 22 de setembro, a distribuidora de gás natural de Alagoas, a Algás, participa da tradicional Fesuper – a Feira e Exposição Alagoana de Supermercados, no Levino’s Hall, na cidade de Arapiraca. Em sua 17ª edição e pela primeira vez sediado no interior do Estado, o evento tem como tema “Conquistando novos mercados” e reúne empresários e representantes do varejo estadual e nacional para apresentar as novidades em equipamentos e serviços.

A Algás marca presença na Fesuper com o intuito de promover a adesão ao gás natural veicular (GNV) em vários segmentos da economia alagoana, em especial no varejo, foco da feira. Segundo a Distribuidora, o combustível pode contribuir para a rentabilidade dessas empresas, uma vez que, com a opção pelo GNV em suas frotas de venda, os gastos com combustível podem ultrapassar os 50% de economia.

Com a chegada do gasoduto Penedo-Arapiraca, obra que a Algás entregará no primeiro trimestre de 2018, a Companhia fornecerá 343 mil m³ do energético por dia numa extensão de 67 km, passando por alguns municípios do interior alagoano, até chegar a Arapiraca.

“A obra do gasoduto, na prática, é um atrativo estratégico para a redução de custos do GNV nos postos de combustíveis da cidade, beneficiando empresas da região para que utilizem o gás natural em sua frota”, afirma o diretor técnico comercial da Distribuidora, Flávio Barros.

Equipes da Algás estarão no estande durante todo o período da feira, prontos para tirar dúvidas e apresentar as vantagens do uso do GNV aos visitantes. A feira ainda conta com palestras e apresentações de profissionais da área, que tratarão de assuntos como oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas, cargas tributárias, direitos trabalhistas e estratégias de mercado para o crescimento de vendas e clientes.

 

Por Isabela Souza

Geração de energia a gás natural é escolha econômica para comércio e indústria de Alagoas

Por Isabela Souza,

Hotel Porto Jatiúca terá economia de 70% com gastos em energia elétrica durante o horário de ponta

Sete estabelecimentos comerciais e industriais em Alagoas aderiram a uma alternativa para garantir geração contínua de energia através do gás natural. É o que informa a distribuidora do combustível do estado, a Algás. De acordo com a Companhia, a medida adotada garante, além da economia, mais segurança e comodidade, já que o gás é fornecido por meio de tubulação direto para o ponto de consumo, o que elimina os custos de logística, as áreas de risco e diminui impactos socioambientais.

Na área da hotelaria em Maceió, o mais novo estabelecimento a ser beneficiado é o Hotel Porto Jatiúca, que acaba de ser inaugurado na parte baixa da cidade. O gás natural proporcionará ao hotel uma economia de até 70% com gastos em energia elétrica durante o horário de ponta, período no qual a energia elétrica é aproximadamente cinco vezes mais cara.

Os benefícios não param por aí. O combustível também é utilizado para fornecer energia durante as falhas no fornecimento de energia elétrica. Desse modo, os estabelecimentos garantem que suas atividades e produção não sejam interrompidas por muito tempo.

“O uso do gás natural tem se apresentado como uma solução viável para as atividades de estabelecimentos comerciais e industriais”, aponta o engenheiro da Companhia, Jayme Marden. A previsão da Distribuidora é que, gradativamente, hospitais, indústrias, grandes comércios e hotéis adotem a alternativa.

A Algás, como parceira de longa data do segmento hoteleiro, fornece o gás natural para uso de fornos e fogões, aquecimento de água, máquinas de lavar e secar roupa e aquecimento de piscinas.

“O aquecimento de água com o gás natural no Hotel Porto Jatiúca funciona como backup, já que o fornecedor primário de energia para aquecimento do local é a energia solar. Assim, em caso de tempo fechado ou chuva, o fornecimento do gás é acionado. As duas energias se mostram como alternativas sustentáveis, sem grandes danos ao meio ambiente, e extremamente econômicas”, explica Marden.

 

Por Isabela Souza

Fotos: Divulgação

Algás completa 24 anos de promoção do desenvolvimento sustentável em Alagoas

Por Isabela Souza,

Interiorização do gás natural no estado e geração de energia são os objetivos da Companhia para os próximos anos

Disponibilizar soluções eficazes para a distribuição de gás canalizado, que impulsionem o desenvolvimento sustentável e promovam a integração energética no estado. Esse é o propósito da Algás, a distribuidora de gás natural de Alagoas, desde 1993. E é assim que a Companhia celebra seus 24 anos de existência neste início de setembro.

Com marcante atuação em quatro segmentos de mercado – residencial, comercial, industrial e veicular – a Algás representa um significativo papel no crescimento socioeconômico de Alagoas. A sua capacidade progressiva de atender às mais de 46 mil unidades consumidoras faz com que o foco para os próximos anos seja fortalecer a interiorização do gás natural e a diversificação do uso desse energético.

Para o diretor presidente da Companhia, Arnóbio Cavalcanti, o conforto, a segurança e a economia são vantagens que têm levado à adoção do gás natural. “Hoje, observamos uma demanda crescente de fontes de energia que promovam o desenvolvimento sustentável e a integração energética. É nesse sentido que o gás natural se mostra como a alternativa mais viável e garante uma forte presença nos setores industrial, residencial, comercial e veicular do estado”, esclarece.

Atualmente, a Distribuidora conta com mais de 66 mil residências contratadas, sendo 46 mil já usuárias, fornece o energético para 585 estabelecimentos comerciais interligados, atende a 35 unidades industriais e abastece 29 postos de combustível, presentes na capital e em mais seis municípios do interior. Além disso, sete empreendimentos utilizam o gás para geração e cogeração de energia: fornecimento de gás natural que pode funcionar para geração customizada ou como backup em casos de falha da energia elétrica convencional, sendo estrategicamente importante para a manutenção de suas condições operacionais.

Uma vez que já oferece os benefícios do gás natural para os 50 bairros de Maceió, o grande investimento da Companhia agora é a ampliação da sua rede de gasodutos para o interior de Alagoas, com o intuito de contribuir cada vez mais para o desenvolvimento socioeconômico da região.

O caminho para o crescimento

Para cumprir essa meta de interiorização no estado, a Algás concluirá no primeiro trimestre de 2018 uma importante obra de infraestrutura: o gasoduto Penedo-Arapiraca. Conforme dados da Companhia, o gasoduto terá capacidade de fornecer 343 mil m³ do energético por dia numa extensão de 67 km, entre alguns municípios do interior.

“Nos próximos anos, indústrias e postos de combustível de cidades como Penedo, Igreja Nova, São Sebastião e Arapiraca já poderão ser beneficiados com o gás natural”, conta Cavalcanti sobre os novos planos da distribuidora. “Na prática, isso significa um atrativo estratégico para a instalação de novas indústrias nessas regiões”, completa.

Além disso, o projeto de duplicação do gasoduto Pilar-Marechal Deodoro tem impulsionado a captação de novos clientes e, após a conclusão, dobrará a oferta de gás natural para o polo industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro. O projeto, com 15 km de extensão, está sendo realizado em uma única etapa e tem conclusão de obras também prevista para o início de 2018.

 

Por Isabela Souza