Plantio inaugural de mudas do projeto Algás Calçada Verde é realizado na Gruta

Por Isabela Souza,

Iniciativa da Algás apoiada pelo IMA-AL teve marco oficial com a plantação de mudas na calçada de cliente residencial da Distribuidora

A manhã desta quarta-feira (29) marcou o lançamento oficial do projeto Algás Calçada Verde, no bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió. Desenvolvida pela distribuidora de gás natural do estado, a Algás, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), a iniciativa, de acordo com a Companhia, tem como objetivo aumentar o índice de arborização na capital alagoana.

O evento inaugural, realizado na calçada do edifício Horto Boulevard, da construtora Precol, contou com a presença do seu diretor, Marcelo Tavares, e dos diretores da Algás e do IMA, que destacaram o posicionamento das três instituições junto aos valores de preservação do meio ambiente. Também estiveram presentes estudantes da rede estadual de ensino, que ajudaram no plantio de uma muda de Ipê Amarelo no local.

“Ao lado da Algás, temos um compromisso com a população alagoana e queremos continuar construindo a identidade da sustentabilidade em Maceió. O projeto Algás Calçada Verde concretiza justamente esse importante processo”, declarou o diretor presidente do IMA, Gustavo Lopes.

Segundo a Algás, a ideia fundamental para o sucesso do projeto é a conscientização ambiental contínua. “Após o plantio feito pela Companhia, o papel dos clientes é cultivar, para que haja uma progressão na melhoria de qualidade de vida, com o ar mais puro e limpo em nossa capital. Este é um projeto de todos nós, cidadãos de Maceió”, completou o diretor presidente da distribuidora de gás natural, Arnóbio Cavalcanti.

 

Sobre o projeto

Destacando a importância da arborização urbana e o incentivo à reflexão e à atenção em relação ao meio ambiente, o projeto Algás Calçada Verde consiste no plantio de até duas árvores na calçada de cada cliente da Distribuidora que fizer a solicitação através do número 117 (ligação gratuita) ou do hotsite www.algas.com.br/calcadaverde.

Entre as espécies escolhidas e cedidas pelo IMA, estão mudas nativas da Mata Atlântica e de raízes pivotantes, que crescem para baixo no solo e não danificam o calçamento. Para a criação dos cercados, a Algás reutiliza seus restos de materiais de construção como tubos de Polietileno de Alta Densidade  (PEAD), preocupando-se mais uma vez com o reaproveitamento no meio ambiente.

O Algás Calçada Verde é um projeto realizado pela distribuidora alagoana de gás natural, em parceria com o IMA, e conta com o apoio institucional da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU-AL) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL).

 

Por Isabela Souza

Projeto de arborização urbana é lançado em Maceió

Por Isabela Souza,

Algás Calçada Verde promoverá o plantio de até duas árvores na calçada de clientes da distribuidora de gás natural

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o índice de arborização ideal de uma cidade é de 12m² por habitante. Em Maceió, a arborização é de apenas 4m². Para ajudar a mitigar a situação, a distribuidora de gás natural do estado, a Algás, lança, em parceria com o Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), o projeto Algás Calçada Verde, que ampliará o volume de árvores na capital alagoana.

A iniciativa consiste no plantio de até duas árvores na calçada de cada cliente da Companhia que fizer a solicitação através do número 117 (ligação gratuita) ou do hotsite. Para o diretor presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti, o Calçada Verde destaca a importância da arborização urbana e o incentivo à reflexão e à atenção em relação ao meio ambiente.

“Onde houver um gasoduto da Algás, haverá também qualidade de vida e um ar mais puro e limpo. A iniciativa da Companhia também tem outros benefícios ambientais significativos, como o alívio da emissão de carbono na atmosfera e proporciona um cenário mais vivaz em nossa capital”, destaca o diretor presidente.

Com o projeto Algás Calçada Verde, a Companhia promove a conscientização da sociedade e se posiciona mais uma vez junto a valores ligados à preservação do meio ambiente.

O diretor presidente do IMA-AL, Gustavo Lopes, explica que as mudas escolhidas para o projeto são de espécies nativas da Mata Atlântica. “As mudas são exemplares de raiz pivotante, ou seja, cujas raízes crescem para baixo, sem danificar a calçada”, conta.

O marco oficial de lançamento do projeto acontecerá nessa quarta-feira (29), quando serão plantadas as primeiras mudas na calçada do edifício Horto Boulevard, da construtora Precol, no bairro da Gruta de Lourdes.

O Calçada Verde é um projeto realizado pela Algás, em parceria com o IMA-AL, e conta com o apoio institucional da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU-AL) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL).

 

Foto: Helena Omena

Por Isabela Souza

Algás sedia reuniões de distribuidoras de gás natural do país

Por Isabela Souza,

Evento acontece nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24) e permite troca de conhecimentos sobre questões estratégicas entre as companhias de gás natural do Brasil

Com o objetivo de expandir a discussão sobre assuntos estratégicos do gás natural, a capital alagoana é palco de uma série de reuniões com distribuidoras do combustível nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24). O evento é promovido pela distribuidora de gás natural de Alagoas, a Algás, em parceria com Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

De acordo com a Algás, além de promover a troca de conhecimentos sobre assuntos relacionados à distribuição do combustível, o encontro também serve para compartilhar ideias relativas às ações de planejamento estratégico das Companhias e da Abegás. “Levamos em conta o atual cenário socioeconômico e político do Brasil para que possamos diversificar e fortalecer os planos de atuação das Distribuidoras”, explica o diretor presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti.

Durante os dois dias de reuniões na sede da distribuidora alagoana, os diretores e gestores têm em pauta a discussão sobre suprimento de gás natural, produção on/off shore, importação de gás natural liquefeito (GNL) e transporte e carregamento do combustível.

Como parte da programação, os representantes também terão a oportunidade de conhecer as vantagens do conforto e da modernidade no ambiente da Cozinha Gourmet Algás na CasaCor Alagoas 2017, em exibição no Parque Shopping Maceió, na Cruz das Almas.

Além de representantes da Algás e da Abegás, as distribuidoras de gás natural dos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Sergipe, Maranhão, São Paulo, Espírito Santo e Amazonas participam das reuniões de distribuidoras de gás natural.

 

Por Isabela Souza

Algás e IMA assinam convênio para ampliar arborização de Maceió

Por Isabela Souza,

Projeto Algás Calçada Verde promove conscientização ambiental e consiste no plantio de árvores para clientes da distribuidora

Foi assinado, na manhã desta quarta-feira (22), na sede do Instituto de Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), o convênio que dá início ao projeto Calçada Verde. A ação idealizada pela distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, conta com a parceria do Instituto.

O projeto consiste no plantio de até duas árvores na calçada de cada cliente da Companhia que fizer essa solicitação. Para o diretor presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti, o Calçada Verde ressalta a importância da arborização urbana. “Onde tiver um gasoduto da Algás, também terá qualidade de vida e um ar mais limpo”, reforça o diretor presidente.

O diretor presidente do IMA-AL, Gustavo Lopes, explica que as mudas escolhidas são de espécies nativas da Mata Atlântica. “Além disso, são espécies de raiz pivotante, ou seja, que cresce para baixo, sem danificar a calçada”, conta.

O marco oficial de lançamento do projeto será na próxima quarta-feira (29), quando serão plantadas as primeiras mudas.

 

Sobre o projeto

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o índice de arborização ideal numa cidade é de 12m² por habitante. Em Maceió, o índice é de 4m².

Com o plantio de até duas árvores na calçada de dos clientes da Algás, o projeto Calçada Verde promove a conscientização ambiental e posiciona a Companhia junto a valores ligados à preservação do meio ambiente.

O Calçada Verde é um projeto realizado pela Algás, em parceria com o IMA-AL, com o apoio do Governo de Alagoas, Prefeitura de Maceió, Laboratório de Conforto Ambiental da Universidade Federal de Alagoas (LabConf), Associação de Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL), Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL).

 

Por Vitória de Alencar

Divulgada relação de projetos habilitados no Edital Algás Social 2017-2018

Por Isabela Souza,

Propostas inabilitadas têm até cinco dias úteis para apresentar recurso; resultado final será divulgado até dia 29 de dezembro

A distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, divulgou nesta sexta-feira (17) a lista dos projetos sociais habilitados para a fase de seleção do Edital Algás Social 2017-2018. No total, 68 propostas foram avaliadas na fase de habilitação. A lista completa dos projetos habilitados está disponível em www.algas.com.br/editalsocial e na edição de hoje do Diário Oficial do Estado de Alagoas.

Os projetos considerados inabilitados poderão apresentar recurso contra os atos relativos ao julgamento da habilitação na plataforma disponível no site da Distribuidora, conforme os termos do item 7.3 do edital, até o dia 27 de novembro. O resultado dos recursos sairá até o dia 05 de dezembro.

A classificação dos projetos será divulgada na fase final do edital até o dia 29 de dezembro. De acordo com o certame, os critérios de avaliação das iniciativas incluem qualidade técnica e de conteúdo, relevância para a comunidade atendida, adequação orçamentária à estratégia de ação proposta e potencial de consolidação da imagem da Algás junto à sociedade.

O edital

A segunda edição do Edital Algás Social selecionará quatro iniciativas sociais nas áreas de cultura, educação, esporte, meio ambiente ou saúde desenvolvidas dentro do estado de Alagoas, com valores individuais de até R$ 30 mil, totalizando R$ 120 mil provenientes de recursos próprios da Companhia. Em sua primeira edição, o edital contemplou iniciativas da Associação Artística Cia do Chapéu, Associação Teatral Nêga Fulô, Casa da Amizade de Penedo e Instituto Terraviva.

 

Por Isabela Souza

Sistema de automação é destaque no ambiente Algás na CasaCor Alagoas

Por Isabela Souza,

Espaço da distribuidora de gás natural na maior mostra de arquitetura do estado tem sistema prático, moderno e eficiente de automação

Presença importante no mercado de arquitetura, o sistema de automação é uma das principais novidades presentes na Cozinha Gourmet Algás, o espaço da distribuidora alagoana de gás natural na CasaCor Alagoas 2017. Através da automação, o ambiente garante mais comodidade e praticidade na realização dos eventos gastronômicos e institucionais da mostra.

A automação, sistema em que os processos operacionais são controlados e executados por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, é hoje entendida como um sinônimo de conforto, modernidade e eficiência.

No ambiente da Algás, o monitoramento de iluminação, ar condicionado e sistema de áudio e vídeo é feito inteiramente por um toque em um dispositivo portátil, como smartphone ou tablet. De acordo com Marcondes Malta, proprietário da Home Digital, empresa responsável pelo sistema da Cozinha Gourmet, o conceito de “ambiente inteligente” proporciona redução de custos e é ideal para quem pensa em investir em conforto.

“O sistema de automação faz agendamentos e possibilita uma economia de energia com a programação do funcionamento dos equipamentos”, explica Malta. “Além da facilidade de operação do sistema, o cliente ainda pode sincronizá-lo a sensores de portas e janelas, cortinas e piscinas”.

Mais detalhes sobre as possibilidades de uso da automação podem ser conferidos gratuitamente na Cozinha Gourmet Algás, na CasaCor Alagoas 2017. Em meio aos outros 27 ambientes assinados por 43 profissionais da arquitetura alagoana, a mostra segue aberta ao público até o dia 10 de dezembro no Parque Shopping Maceió, no bairro da Cruz das Almas, de terça a sábado, das 16h às 22h, e aos domingos, de 13h às 20h.

 

Por Isabela Souza

Gás natural é tema de palestra do 9º Congresso Brasileiro em Petróleo e Gás

Por Isabela Souza,

Engenheiro da Algás apresentou para profissionais e estudantes projeto inovador desenvolvido em parceria com pesquisadores da UFAL

Com o apoio da distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, e com o objetivo de reunir pesquisadores, estudantes e profissionais da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis para discutir os avanços científicos e tecnológicos da área, a Associação Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás (ABPG) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) promoveram, entre os dias 9 e 11 de novembro, a nona edição do Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás – PDPETRO.

O engenheiro da Algás, distribuidora alagoana de gás natural, Giancarlo Gonçalves, e o pesquisador do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da UFAL, Ricardo Fernandes, apresentaram no último sábado (11) uma palestra que teve como tema a integração entre o sistema de Supervisão, Controle e Aquisição de Dados (SCADA), desenvolvido e utilizado pela Algás, e o sistema de Análise de Fluxo de Gás Natural (Mapflow), projeto que está sendo desenvolvido pelos estudantes e pesquisadores do LCCV.

Gonçalves explicou que, por ser a responsável pela distribuição de gás natural para consumo residencial, comercial, industrial e veicular em Alagoas, a Algás possui uma grande quantidade de tubulações e instalações subterrâneas na cidade, e isso demanda um devido acompanhamento para melhor proveito do combustível.

“A parceria com o LCCV acontece para atender a essa necessidade, pois nossa malha de fluxo é bastante ramificada e densa. A proposta é de criação de um software para gerenciamento e análise de sistemas de malhas de fluxo de gás natural”, conta Giancarlo.

As vantagens dessa integração de sistemas também foram abordadas na apresentação. Segundo os palestrantes, o trabalho contribui para a qualidade na tomada de decisões pela Engenharia e Operação da Algás, através de simulações mais precisas do comportamento da rede de distribuição de gás natural.

“Dessa forma, há uma melhoria na verificação da rede para instalação de novos clientes, identificação de gargalos e melhoria no processo de medição, influenciando diretamente no dimensionamento, controle operacional e diagnóstico da rede, tornando ainda mais segura a operação de nossas redes”, conclui o engenheiro.

 

Por Isabela Souza

Cozinha Gourmet Algás segue encantando visitantes da CasaCor Alagoas

Por Isabela Souza,

Terceira edição da mostra de arquitetura no estado tem espaço da distribuidora de gás natural que oferece praticidade, modernidade e conforto aos visitantes

A Cozinha Gourmet Algás, espaço da distribuidora alagoana de gás natural na CasaCor Alagoas 2017, continua encantando os visitantes da maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do estado. Assinado pelas arquitetas Cléo Farias e Priscilla Rocha, o ambiente possui entrada franca.

Reunindo varanda, cozinha gourmet e sala de TV no mesmo ambiente, a Cozinha Gourmet Algás permite que os visitantes desfrutem da união entre o conforto do gás natural e a praticidade de um ambiente automatizado.

Segundo Felipe Guimarães, gerente de marketing e comunicação da Companhia, a Cozinha Gourmet Algás permite a vivência da experiência gastronômica proporcionada pelo gás natural, com possibilidades ideais e práticas para o cotidiano. “A Algás se preocupa, assim como a CasaCor, em levar soluções inovadoras e práticas para o cotidiano das pessoas”, explica. Além da Cozinha, o gás natural promove praticidade e inovação em mais dois ambientes da mostra: a Cervejaria Das Lagoas e o restaurante Bistrô 200, ambos com acesso gratuito.

Homenageando os 200 anos do Estado, a CasaCor Alagoas 2017, em meio aos outros 25 ambientes assinados por 43 profissionais da arquitetura alagoana, segue aberta ao público até o dia 10 de dezembro no Parque Shopping Maceió, no bairro da Cruz das Almas, de terça a sábado, das 16h às 22h, e aos domingos, de 13h às 20h. Os ingressos custam R$30,00 e estão sendo vendidos no local e também pelo site www.blueticket.com.br/casacor2017.

 

Por Isabela Souza

Edital Algás Social 2017-2018 recebe quase 70 inscrições para seleção de projetos

Por Isabela Souza,

Segunda edição do certame da Algás contemplará quatro iniciativas sociais desenvolvidas em benefício de Alagoas

 

Mantendo as expectativas da distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, o Edital Algás Social 2017-2018 para seleção de projetos sociais a serem desenvolvidos em Alagoas, nas áreas de cultura, educação, esporte, meio ambiente e saúde, teve inscrições encerradas na última semana e recebeu quase 70 propostas.

Segundo informações da Companhia, a lista dos projetos habilitadas será divulgada no dia 10 de novembro no Diário Oficial do Estado de Alagoas e no site da Distribuidora. A partir daí, os projetos inabilitados terão até cinco dias úteis para recurso do resultado da fase de Habilitação.  Já a relação final dos projetos selecionados sairá dia 22 de dezembro.

Apoiar iniciativas em prol da cidadania alagoana é uma das responsabilidades sociais da Algás desde a sua fundação, em 1993.

“Entendemos o edital como uma forma de tornar mais amplo e democrático o processo de patrocínio a projetos sociais pela Companhia. Com o número de inscrições deste ano e as realizações dos projetos contemplados no ano passado, nós percebemos que o objetivo está sendo alcançado”, declara o diretor presidente da Companhia, Arnóbio Cavalcanti.

Em sua primeira edição, o Edital Algás Social contemplou os projetos “3ª Edição do Festival de Teatro de Alagoas (Festal)”, da Associação Artística Cia do Chapéu, “Folguedos Brincantes: Lendas Vivas”, da Casa da Amizade de Penedo, “Educação Ambiental e Consumo Consciente”, da Associação Teatral Nêga Fulô e “Promoção de Práticas Sustentáveis de Saneamento Rural”, do Instituto Terraviva.

 

Por Isabela Souza

Festival Bar em Bar agita cena gastronômica alagoana com apoio da Algás

Por Isabela Souza,

Mais de 85% estabelecimentos participantes do evento fazem uso de gás natural; benefícios vão de praticidade à economia

A gastronomia alagoana entra em foco, mais uma vez, na realização da sétima edição do Festival Bar em Bar. O festival, que acontece entre os dias 9 e 26 de novembro, tem o apoio da distribuidora de gás natural de Alagoas, a Algás, e conta com a participação de 26 bares, botecos e restaurantes em Maceió clientes da Companhia, como Bicho do Mar, Kanoa e Massagueirinha.

Promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel-AL), o evento acontece simultaneamente em diversos estados brasileiros, buscando reunir estabelecimentos para ofertar aos consumidores pratos típicos da culinária local.

O uso gás natural é o combustível adotado por 26 dos 30 estabelecimentos participantes do Festival. Segundo o diretor presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti, ao utilizar o gás natural em empreendimento como um bar ou restaurante, “os proprietários contam com a eficiência, economia e a versatilidade de um combustível que pode ser usado tanto em fornos e fogões comerciais, como também para o aquecimento da água de pias e máquinas de lavar louças”.

A Algás é parceira da Abrasel em diversos projetos. Além do Festival Bar em Bar, a Companhia já apoiou edições anteriores do Festival Brasil Sabor. O apoio da Distribuidora à gastronomia alagoana é consolidado também no projeto Arte no Prato, ainda em andamento em diferentes restaurantes da cidade, e na Cozinha Gourmet da CasaCor Alagoas, em exposição no Parque Shopping Maceió.

 

Por Isabela Souza