Fornecimento de gás natural em Alagoas é referência para o Amazonas

Por Isabela Souza,

Representantes da Cigás conheceram as boas práticas de funcionamento e estratégias dos setores internos da Algás

Na terça (24) e quarta-feira (25) desta semana, representantes da Companhia de Gás do Amazonas, a Cigás, visitaram a distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, para conhecer as estratégias de atuação da Companhia no mercado, com destaque para os setores de suprimento e de finanças.

A Cigás, com oito anos de operação, atua nos segmentos industrial e veicular e já se encaminha para a distribuição de gás natural para estabelecimentos residenciais e comerciais em Manaus. Para o gerente financeiro e de suprimento da Companhia amazonense, Wesley Mota, ter a estrutura da Algás como exemplo é fundamental para o processo de estruturação e funcionamento desse novo plano.

“Vimos como os procedimentos bem estabelecidos da Algás, uma empresa com bastante conhecimento enraizado no mercado alagoano de distribuição de gás natural, contribuem para a melhoria contínua da Companhia. Um olhar sobre a estrutura e as atividades internas das áreas de suprimento e de finanças já nos proporciona uma grande referência de boas práticas nos nossos segmentos de atuação atuais e futuros”, afirmou o gerente.

Segundo a Algás, mais de 47 mil unidades habitacionais e 605 pontos comerciais já contam com os seus serviços de distribuição em Alagoas. “Dentro do cenário de gás natural no Brasil, a Algás é uma empresa muito bem avaliada e vista como pioneira. Ações dessa natureza com a Cigás mostram a referência do aprendizado da Companhia alagoana ao longo dos nossos 25 anos de operação e história no estado”, declara o diretor administrativo e financeiro da Algás, Luciano Ribas.

 

Por Isabela Souza

Consumo de GNV aumenta no primeiro trimestre de 2018 em Alagoas

Por Isabela Souza,

Crescimento em relação ao mesmo período de 2017 se deve à grande diferença entre preços do gás natural veicular e combustíveis líquidos

 

A alta de preços da gasolina e do etanol, impactante durante todo o ano de 2017 e já no início de 2018, gerou uma forte alta no consumo do gás natural veicular (GNV) em Alagoas. A distribuidora de gás natural do estado, a Algás, registrou um crescimento no volume de vendas no primeiro trimestre de 2018 de 8,12%, com o consumo de 7.953 milhões de metros cúbicos em todo o território alagoano.

De acordo com informações da Algás, em Alagoas, cerca de 20 mil consumidores contam com o uso do gás natural veicular. Em Maceió, onde consumidores buscam alternativas para equilibrar o orçamento, a economia com o GNV nos postos de combustíveis chegou a 52% na comparação com a gasolina e a 54% quando comparado ao etanol, segundo dados do primeiro trimestre do ano da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O motorista alagoano André Feliciano foi um dos consumidores que optou pela adaptação do seu veículo já em 2017. Feliciano, que trabalha há cinco anos em Maceió com empreendimentos imobiliários, notou no GNV uma alternativa mais econômica e segura em relação aos combustíveis líquidos do mercado.

“Meu trabalho me exige rodar cerca de 80 km por dia. A economia e a segurança do gás natural veicular em relação à gasolina e ao etanol foi um dos atrativos que me motivaram a migrar para o combustível”, declara o empresário.

Segundo o gerente comercial da Algás, Fabio Sousa, o crescimento na escolha pelo GNV é fruto da escalada de preços dos combustíveis líquidos.  “É fato que o GNV proporciona um rendimento muito maior por quilômetro rodado”, afirma Sousa, pontuando ainda que o combustível é acessível para os diferentes públicos. “Ele sempre teve uma taxa de competitividade bastante interessante, principalmente para quem roda muito. Seja o usuário taxista ou até mesmo carro particular, em ambos os casos é possível se beneficiar com sua economia, desempenho e segurança”.

A Algás observa ainda que outra vantagem do GNV é a baixa emissão de resíduos na atmosfera, o que faz dele o combustível mais limpo do mercado, além da impossível de ser adulterado, o que o torna também mais seguro. “A manutenção periódica, além de oferecer segurança, é essencial também para o melhor aproveitamento do combustível”, completa o gerente.

Para usar o GNV, é simples e basta adaptar o veículo. Os kits de quinta geração, adequados aos veículos com injeção eletrônica multiponto, variam entre R$ 4.000,00 e R$ 5.000,00.

“O retorno sobre o investimento inicial varia de acordo com a distância percorrida pelo motorista, pois quanto mais quilômetros ele percorrer, mais rápido o investimento retornará. Se você percorrer uma média de 80 km por dia, como Feliciano, por exemplo, o seu investimento retornará em no máximo oito meses”, diz Sousa.

 

Por Isabela Souza

Oferta Pública de Volumes Adicionais de Gás Natural de Curto Prazo nº 02/2018

Por Isabela Souza,

A Algás tem a satisfação de informar que realizará a convocação relativa à Oferta Pública de Volumes Adicionais de Gás Natural de Curto Prazo nº 02/2018, disponibilizando para comercialização de volumes de gás natural sob a modalidade de Curto Prazo, por meio de “Contrato de Compra e Venda de Volumes Adicionais de Gás Natural de Curto Prazo”, com tarifa mais competitiva que as atualmente praticadas para o segmento industrial.

Os volumes adicionais serão ofertados para o período de 01/05/2018 a 31/07/2018, constituindo oportunidade de aquisições de gás natural para aqueles que desejam ampliar o volume consumido.

Os interessados em adquirir novos volumes de gás natural deverão atender às instruções estabelecidas no Edital de Oferta Pública de Volumes Adicionais de Gás Natural Nº 02/2018.

Poderão participar desse processo apenas os clientes industriais da Algás, com Contrato de Compra e Venda de Gás Natural na modalidade Firme Inflexível firmado e adimplentes com a Companhia.

Quaisquer dúvidas poderão ser dirimidas através do seguinte contato eletrônico: gesc@algas.com.br

Clique para acessar:

Edital Oferta Pública de Volumes Adicionais de Gás Natural Nº 02/2018
Anexo I – Termo de Habilitação
Anexo II – Proposta de Compra de Gas Natural de Curto Prazo
Anexo III – Contrato de Compra e Venda de Volumes Adicionais de GN de Curto Prazo

Lista de Habilitados Oferta Pública de Volumes Adicionais de Gás Natural Nº 02/2018

Oferta Pública de Volumes Adicionais de Gás Natural Nº 02/2018

Distribuição de gás natural é um dos temas de congresso da área científica em Maceió

Por Isabela Souza,

Engenheiro da Algás apresentará palestra sobre sistema desenvolvido pela Companhia para controle de dados na distribuição do combustível

Com apoio da distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, o Programa Especial de Capacitação Discente (PEC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) promoverá, nos dias 14 e 15 de abril, o Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia (Conecte), no auditório da Reitoria da instituição. Em sua décima edição, o evento é responsável pela disseminação de produção científica em engenharia do estado. Além de minicursos e apresentação de trabalhos científicos, o congresso também contará com palestras que abordarão temas diversos das áreas ligadas às engenharias.

O engenheiro da Algás, Zilberto Medeiros, participará do evento no próximo sábado (14), a partir das 10h30. Com o tema “Supervisão, Controle e Aquisição de Dados na Distribuição de Gás Natural”, a palestra do engenheiro mostrará o desenvolvimento e customização do Sistema de Supervisão, Controle e Aquisição de Dados (SCADA) da Companhia para distribuição de gás natural canalizado.

“As funcionalidades e os equipamentos monitorados, o tipo de comunicação utilizada e demais características de usabilidade do sistema SCADA serão alguns dos tópicos abordados. O modelo, desenvolvido e utilizado pela Algás, é fundamental para o acompanhamento de distribuição do combustível pela nossa Companhia”, conta Medeiros.

Ainda segundo o engenheiro, por ser a responsável por levar gás natural para consumo residencial, comercial, industrial e veicular em Alagoas, a Algás possui uma grande quantidade de tubulações e instalações subterrâneas em Maceió. “Desse modo, demanda-se um devido acompanhamento para melhor proveito do gás natural”, completa.

Para inscrições e mais informações sobre a programação da décima edição do Conecte, acesse conecte-al.com.br/.

 

Por Isabela Souza

 

Residenciais aderem às vantagens do gás natural em Maceió

Por Isabela Souza,

Segundo a Algás, atrativos incluem características como segurança, comodidade, eficiência energética e economia de espaço

 

Em tempos de economia, a praticidade, a comodidade e a segurança são aspectos que chamam a atenção quando o assunto é o gás natural. Em Maceió, por exemplo, a opção pela eficiência energética do combustível já foi feita por mais de 47 mil residências que utilizam os serviços da distribuidora de gás natural em Alagoas, a Algás.

Para o gerente comercial da Distribuidora, Fabio Sousa, moradores e síndicos da capital alagoana têm optado cada vez mais pelas vantagens de ter gás natural canalizado em seus condomínios. “A segurança é um dos atrativos que explicam a procura pelo gás natural para os estabelecimentos residenciais”, afirma o gerente, explicando ainda que o energético pode ser utilizado não só em fogões, mas também para o aquecimento da água de chuveiros, pias, banheiras de hidromassagem, saunas e em churrasqueiras.

Segundo Sousa, a opção pelo gás natural reduz o acesso de pessoas desconhecidas aos condomínios, pois não há necessidade de estoque de botijões, já que o fornecimento é contínuo por meio da tubulação. “Além disso, por ser mais leve que o ar, sua dispersão acontece rapidamente, evitando o acúmulo do gás em caso de vazamento”, completa.

Esse foi um dos aspectos que pesou na decisão de aderir ao gás natural no edifício Maison du Versailles, localizado no bairro da Gruta de Lourdes, na capital alagoana. De acordo com o síndico do residencial, Reinaldo Bastos, a opção pelo combustível aconteceu logo durante os primeiros projetos do empreendimento. “Como o fornecimento contínuo e canalizado elimina a necessidade de centrais de gás ou de espaços para armazenamento de botijões, percebo que os moradores se sentem mais seguros”, declara.

Ainda conforme Bastos, além de segurança e conforto, foi também pensando na vantagem da assistência técnica especializada que a escolha pelo gás natural aconteceu. “Tudo isso nos garante a praticidade e a eficiência que o combustível continuamente oferece”, finaliza o síndico, que afirma confiar no serviço prestado pela Companhia.

Atendimento

Para obter mais informações e conhecer outras possibilidades de uso do gás natural, acesse o site da Algás (www.algas.com.br) ou entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo número 117.

 

Por Isabela Souza