Festal tem programação de espetáculos gratuitos em Maceió

Por Isabela Souza,

Quarta edição de festival de teatro contemplada pelo Edital Algás Social 2017-2018 entra em reta final com apresentações abertas ao público até hoje (24)

 

Com uma série de espetáculos de teatro, dança, circo e performance em diversos espaços cênicos de Maceió e uma exposição mediada sobre a memória das artes cênicas do estado, a quarta edição do Festival de Artes Cênicas de Alagoas (Festal) chega ao fim de sua programação. A reta final do projeto conta, hoje (24), com a apresentação das peças “À Direita de Deus Pai”, às 15h na Casa Jorge de Lima, “Do Barro ao Sangue”, às 19h na Sala Preta do Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas, e “Palhaçaria de Improviso”, às 20h, na Praça Sinimbu.

Já a exposição, intitulada “Fios da Memória”, está aberta à visitação até essa sexta-feira (26), das 9h às 18h, no Museu Théo Brandão. A mostra reúne materiais, como textos, figurinos, adereços e fotos, ligados aos grupos cênicos locais e coletados a partir de uma série de entrevistas com profissionais de diferentes gerações sobre suas experiências enquanto artistas e espectadores. Visitas guiadas pelos integrantes da programação do festival também são feitas para alunos de escolas da rede pública de ensino.

A organizadora dessa quarta edição é a Cia. do Chapéu, que realiza pelo segundo ano consecutivo a iniciativa com o apoio do Edital Algás Social. De acordo com o grupo, esse ano, eles pensaram em uma programação que “levasse em consideração as diversas linguagens artísticas alagoanas, mostrando a diversidade e a riqueza das artes cênicas produzidas no estado”.

A quarta edição do Festal foi uma das beneficiadas pelo Edital Algás Social 2017-2018 e exerce no cenário cultural de Alagoas um marco na construção colaborativa entre os artistas e grupos cênicos locais. Para saber mais sobre esse e outros projetos do certame, acesse: algas.com.br/projetos.

Por Isabela Souza

Oferta Pública de Volumes Adicionais de Gás Natural de Curto Prazo nº 05/2018

Por Isabela Souza,

A Algás tem a satisfação de informar que realizará a convocação relativa à Oferta Pública de Volumes Adicionais de Gás Natural de Curto Prazo nº 05/2018, disponibilizando para comercialização de volumes de gás natural sob a modalidade de Curto Prazo, por meio de “Contrato de Compra e Venda de Volumes Adicionais de Gás Natural de Curto Prazo”, com tarifa mais competitiva que as atualmente praticadas para o segmento industrial.

Os volumes adicionais serão ofertados para o período de 01/11/2018 a 30/11/2018, constituindo oportunidade de aquisições de gás natural para aqueles que desejam ampliar o volume consumido.

Os interessados em adquirir novos volumes de gás natural deverão atender às instruções estabelecidas no Edital Oferta Pública de Volumes Adicionais de Gás Natural nº 05/2018.

Poderão participar desse processo apenas os clientes industriais da Algás, com Contrato de Compra e Venda de Gás Natural na modalidade Firme Inflexível firmado e adimplentes com a Companhia.

Quaisquer dúvidas poderão ser dirimidas através do seguinte contato eletrônico: gesc@algas.com.br

Clique para acessar:

Edital Oferta Pública de Volumes Adicionais de Gás Natural 05/2018
Anexo I – Termo de Habilitação
Anexo II – Proposta de Compra de Gás Natural de Curto Prazo
Anexo III – Contrato de Compra e Venda de Volumes Adicionais de GN de Curto Prazo
Lista de Habilitados 05/2018

Algás divulga resultado preliminar do Edital Social 2018-2019

Por Isabela Souza,

Quatro projetos sociais foram selecionados pela distribuidora de gás natural de Alagoas; proponentes têm até dia 26 de outubro para apresentar recurso antes do resultado final

A distribuidora de gás natural de Alagoas, a Algás, divulgou o resultado preliminar do Edital Algás Social 2018-2019 nesta sexta-feira (19), no site algas.com.br/editalsocial. Ao todo, quatro iniciativas sociais foram selecionadas e receberão incentivos de até R$ 30 mil cada, totalizando R$ 120 mil procedentes de recursos próprios da Companhia.

Nesta edição, os projetos contemplados foram: “Coração de Estudante”, na área de saúde e assistência social, da Fundação Cardiovascular de Alagoas; “5º Festival de Artes Cênicas de Alagoas – Festal”, na área de cultura, da Associação Artística Cia. do Chapéu; “Mundaú Lagoa Aberta”, nas áreas de educação, esporte, meio-ambiente e cultura, do Instituto Quintal Cultural; e “Mostra Sururu de Cinema Alagoano – Edição Comemorativa de 10 anos”, na área de cultura, da Associação Artística Saudáveis Subversivos.

A terceira edição do Edital recebeu 69 propostas, mantendo as expectativas da Algás, refletindo o caráter democrático do certame. “Neste terceiro ano de Edital Algás Social, a diversidade de expressões sociais, culturais e de cidadania do estado continuam sendo beneficiadas. O certame já mostrou incentivo em ações que manifestam a responsabilidade social que sempre esteve presente nos planos da Companhia”, pontua o diretor presidente da Distribuidora, Arnóbio Cavalcanti.

Segundo o gerente de marketing e comunicação da Algás, Felipe Guimarães, para a avaliação, o certame levou em consideração os diferenciais e o impacto do projeto em relação às comunidades em que ele será implantado. “Com o edital, a Companhia incentiva o desenvolvimento humano como elemento de transformação social, especialmente naquelas localidades em que há atuação da Algás”, destaca.

Os proponentes dessa edição ainda poderão apresentar recurso no período de 22 a 26 de outubro, de acordo com o item 8.7 do Edital, incluindo sua terceira retificação.

Processo de seleção

A lista dos aprovados é resultado de uma avaliação criteriosa, realizada por uma comissão julgadora, formada por três avaliadores externos, com experiência em projetos sociais na região Nordeste, e um avaliador interno, representando a Companhia.

A comissão julgadora externa julgou os itens mérito do projeto, capacidade de difusão, relação com a comunidade e viabilidade físico-financeira que, juntos, somam 85 pontos. Já o avaliador interno, representando a Algás, avaliou apenas o item de relevância do projeto para a Companhia, quesito que equivale a 15 pontos, totalizando 100 pontos como nota máxima.

 

Por Isabela Souza