Motoristas alagoanos validam economia com uso do gás natural veicular

Por Isabela Souza,

Pessoas que aderiram à campanha “GNV é Mil” relatam suas experiências com gás natural e economia

Já pensou poder economizar entre 40% e 45% com combustível e ainda receber um bônus de R$ 1.000,00 por isso? Ações de incentivo à adaptação do veículo para o gás natural veicular, como a campanha “GNV é mil” da distribuidora alagoana do gás canalizado, a Algás, têm gerado grandes oportunidades para que consumidores em Alagoas percebam a economia com combustível em seus orçamentos no fim do mês.

O assistente financeiro Tayrone Power foi um dos primeiros motoristas beneficiados pela ação. Segundo ele, a economia e a praticidade foram dois dos atrativos que o motivaram a migrar para o combustível. “Recentemente fiz uma viagem a Recife, depois ter feito a adaptação para o GNV. A diferença é absurda, nem se compara. Fui e voltei e gastei só com R$ 100,00 em combustível”, conta.

Já o aposentado Ivan Barreto explica que aderiu à campanha por conta do custo-benefício. “Quando teve aquela crise do abastecimento de combustíveis nos postos, eu passei a ficar mais atento ao GNV. Vi que o fornecimento era mais seguro, constante. Então quando lançou a promoção, fui logo aproveitar. Com o GNV mais econômico que os outros combustíveis e o desconto no abastecimento que a promoção oferece, compensa o investimento na instalação”, relata o aposentado, que pesou bem todos os custos na hora da decisão.

“Não é fácil tomar a escolha porque é um investimento, mas vale a pena. O kit de 5ª geração é moderno e sinto a mesma potência no meu carro. Eu rodo muito no meu dia a dia e, desde a adaptação, sinto que os gastos diminuíram bastante, em torno de uns 40%”, diz o aposentado. Quando perguntado se indicaria o GNV, ele responde: “Com certeza! Estou muito satisfeito e sempre falo sobre ele”.

GNV é mil

Com a campanha “GNV é mil” da Algás, os primeiros 150 motoristas de Alagoas que instalarem o kit a partir da 5ª geração com cilindros novos em seus veículos recebem um bônus de mil reais da Companhia. O regulamento completo da campanha, assim como a lista de oficinas autorizadas a realizar o serviço de adaptação de veículos para o uso do GNV, estão disponíveis no site: algas.com.br/gnv.

Por Vitória de Alencar e Isabela Souza

Oferta Pública de Volumes Adicionais de Gás Natural de Curto Prazo Nº 06/2018

Por Vitória de Alencar,

A Algás tem a satisfação de informar que realizará a convocação relativa à Oferta Pública de Volumes Adicionais de Gás Natural de Curto Prazo nº 06/2018, disponibilizando para comercialização de volumes de gás natural sob a modalidade de Curto Prazo, por meio de “Contrato de Compra e Venda de Volumes Adicionais de Gás Natural de Curto Prazo”, com tarifa mais competitiva que as atualmente praticadas para o segmento industrial.

Os volumes adicionais serão ofertados para o período de 01/12/2018 a 31/12/2018, constituindo oportunidade de aquisições de gás natural para aqueles que desejam ampliar o volume consumido.

Os interessados em adquirir novos volumes de gás natural deverão atender às instruções estabelecidas no Edital Oferta Pública de Volumes Adicionais de Gás Natural nº 06/2018.

Poderão participar desse processo apenas os clientes industriais da Algás, com Contrato de Compra e Venda de Gás Natural na modalidade Firme Inflexível firmado e adimplentes com a Companhia.

Quaisquer dúvidas poderão ser dirimidas através do seguinte contato eletrônico: gesc@algas.com.br

Clique para acessar:

Edital Oferta Pública de Volumes Adicionais de Gás Natural 06/2018
Anexo I – Termo de Habilitação
Anexo II – Proposta de Compra de Gás Natural de Curto Prazo
Anexo III – Contrato de Compra e Venda de Volumes Adicionais de GN de Curto Prazo
Lista de Habilitados 06/2018

Gás natural é um dos temas do Simpósio da Construção Civil

Por Isabela Souza,

Gerente comercial da Algás apresentará palestra para estudantes e profissionais sobre o combustível no cotidiano e no mercado de trabalho

Com o propósito de gerar intercâmbio de ideias entre as várias áreas de atuação da Engenharia Civil, estudantes do Centro Universitário Cesmac promoverão, nos dias 23 e 24 de novembro, o 25º Simpósio da Construção Civil (SICC), no auditório do Norcon Empresarial, no bairro de Mangabeiras. O evento contará com a participação da distribuidora de gás natural de Alagoas, a Algás, além de minicursos e outras apresentações que abordarão temas diversos do ramo da construção civil em Alagoas.

O engenheiro e gerente comercial da Distribuidora, Fabio Sousa, participará do evento neste sábado (24), a partir das 8h. Sua palestra, com o tema “O gás natural no dia a dia dos alagoanos”, tratará da presença do combustível no cotidiano do consumidor e do profissional da construção civil, com o objetivo de sensibilizar todos os presentes sobre o importante papel que a Companhia exerce no desenvolvimento sustentável de Alagoas.

“A distribuição de gás natural no estado funciona como vetor estratégico para o desenvolvimento. Além de discutir essa vantagem, outros benefícios e características do combustível serão abordados”, explica Sousa, que destacará também a importância do gás natural num contexto mundial.

“O gás natural, ao assegurar uma redução de emissões de poluentes na atmosfera, revela-se como o combustível do futuro, que contribui para o desenvolvimento sustentável na sociedade. Desse modo, muitos desses futuros engenheiros, tanto os da área técnica quanto os de gestão, contarão com o energético no dia a dia do mercado”, conclui.

Para mais informações sobre a programação e como participar da vigésima quinta edição do SICC, acesse www.sicc.eng.br.

 

Por Isabela Souza

Foto: Flávia Correia

Veículos com GNV em Alagoas contarão com redução no IPVA de 2019

Por Isabela Souza,

Média de 50% de redução na alíquota e maior economia em comparação a combustíveis líquidos estão entre as vantagens do uso do gás natural veicular

A redução no imposto sobre a propriedade de veículos automotores, o IPVA, concedida aos veículos movidos a gás natural veicular (GNV) em Alagoas, vem gerando um cenário favorável para que motoristas façam a adaptação de seus carros para o uso do GNV. Para garantir o desconto na alíquota do IPVA 2019, este é o momento mais propício para os proprietários adaptarem seus automóveis.

De acordo com a Instrução Normativa Nº 22/2018 da Sefaz/AL, quem usa GNV passa a ter uma alíquota de apenas 1,5% do valor do seu veículo, e chega a economizar entre 45% e 54% no valor do IPVA, a depender da potência do carro. O gerente comercial da Algás, Fabio Sousa, explica que os consumidores que adquirirem o kit GNV ainda esse ano já contarão com a redução no IPVA de 2019.

“Como estamos nos encaminhando para o fim de 2018, quem comprar seu veículo e adaptá-lo para o uso do gás natural veicular ou simplesmente adaptar o automóvel que já possui, contará não só com uma pequena parcela de IPVA esse ano, como já estará assegurando o desconto no imposto do ano de 2019”, esclarece o gerente.

Além dessa vantagem, para a Distribuidora, outro aspecto que provoca ainda mais economia é a diferença de preço e rendimento do GNV em comparação à gasolina e ao etanol.

Nos postos de combustíveis de Maceió, segundo o levantamento feito na última semana pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a economia com uso do kit GNV em comparação aos combustíveis líquidos é de 40% a 45%. Só em Alagoas, são mais de 20 mil os veículos que utilizam o combustível alternativo.

GNV é mil

Ações de incentivo à adaptação do veículo para o gás natural veicular, como a promoção “GNV é mil”, da Algás, têm gerado mais oportunidades para que consumidores em Alagoas percebam a economia com combustível em seus orçamentos. Segundo a campanha, os primeiros 150 motoristas do estado que instalarem o kit a partir da 5ª geração com cilindros novos receberão um bônus de mil reais da Distribuidora.

O regulamento completo da campanha “GNV é mil”, assim como a lista de oficinas autorizadas a realizar o serviço de adaptação de veículos para o uso do GNV, estão disponíveis no site algas.com.br/gnv.

Por Isabela Souza

Algás informa retorno das atividades de Call Center

Por Vitória de Alencar,

A Distribuidora de Gás de Alagoas, Algás, informa que os serviços de telefonia, incluindo de Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC) 24h retornaram ao funcionamento normal através do número telefônico 117 às 13h desta quinta-feira (8).

O atendimento através do site www.algas.com.br também continua sendo efetuad de maneira normal.

Gás natural é a energia da gastronomia alagoana no Festival Bar em Bar

Por Isabela Souza,

Mais de 65% dos participantes do evento optam por eficiência energética e versatilidade do combustível

A escolha por fontes de energia contínua, eficiente e versátil continua sendo regularmente procurada por estabelecimentos comerciais em Maceió. Nesse sentido, na cena gastronômica de Alagoas, restaurantes, bares e lanchonetes são alguns dos estabelecimentos que podem usufruir da eficiência de combustíveis como o gás natural.

Segundo a Algás, distribuidora do gás canalizado em Alagoas, 560 estabelecimentos têm o fornecimento de gás natural para o sistema de cocção em fornos e fogões. “O gás natural é o energético utilizado por vários restaurantes e bares de Maceió e, diante desse número, constatamos que estamos diretamente conectados à gastronomia local”, declara o diretor presidente da Companhia, Arnóbio Cavalcanti.

Com esse expressivo potencial para o desenvolvimento econômico do estado, apoiar eventos como a décima segunda edição do Festival Bar em Bar, organizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel-AL), é uma maneira de incentivar e dar visibilidade à culinária alagoana.

“A eficiência energética do gás canalizado proporciona um diferencial à cena gastronômica alagoana, considerada uma grande referência em todo o país”, afirma Cavalcanti. Para ele, a versatilidade desse combustível é capaz de levar a gastronomia a um local cada vez mais longe.  “Dar apoio ao Festival, por exemplo, é uma forma de contribuir com a divulgação e a valorização desses valores, reforçando o comprometimento da Algás com o desenvolvimento sustentável de Alagoas”, conclui.

O Festival Bar em Bar, que tem início nesta quinta-feira (8), acontece simultaneamente em diversos estados brasileiros. Nessa edição, o gás natural é o combustível adotado por 15 dos 23 estabelecimentos participantes em Alagoas e, ainda segundo a Algás, pode ser usado em bares, restaurantes, lanchonetes ou qualquer outro empreendimento. Os proprietários contam com a eficiência e a versatilidade de um energético que pode ser usado tanto em fornos e fogões comerciais, como também para o aquecimento da água de pias e máquinas de lavar louças.

 

O Festival

Realizado pela Abrasel, o 12º Festival Bar em Bar tem como tema “Viva a melhor porção da vida” e acontece entre os dias 8 e 25 de novembro. Como nos outros anos, para participar do Bar em Bar, as casas têm de criar uma receita diferente daquelas já ofertadas no cardápio. A proposta é também uma maneira de estimular a criatividade dos chefs, fomentando a elaboração de novos petiscos, tornando o menu do bar cada vez mais atrativo. A lista de estabelecimentos e receitas participantes em Alagoas pode ser conferida no site barembar.com.br.

Distribuidoras do Nordeste prorrogam chamada para aquisição de gás natural

Por Vitória de Alencar,

Medida visa intensificar a participação dos agentes do setor e promover melhora na qualidade das propostas após lançamento Tomada Pública de Contribuições da ANP

 A chamada pública coordenada para aquisição de gás natural lançada pelas distribuidoras do combustível nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, teve o prazo para recebimento da manifestação de interesse dos supridores prorrogado para a data de 31 de janeiro de 2019.

A prorrogação é decorrência do lançamento, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da Tomada Pública de Contribuições (TPC), que busca promover medidas para incentivo à concorrência no setor de gás natural.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), George Ventura, a decisão de prorrogar a chamada pública para aquisição de gás natural é uma ação estratégica que visa incrementar a competitividade do setor a partir do lançamento da Tomada da ANP.

“Os agentes do setor terão uma melhor oportunidade para elaborar suas manifestações de interesse, pois os pontos a serem tratados na TPC terão impacto positivo na chamada pública das distribuidoras, impulsionando uma melhora significativa na qualidade das propostas a serem apresentadas”, destaca George.

Chamada pública

A chamada pública coordenada entre as distribuidoras do Nordeste tem como propósito diversificar as fontes supridoras de gás natural e, assim, entregar melhores condições mercadológicas para os usuários de gás natural canalizado da região. A iniciativa reúne as distribuidoras Algás, Bahiagás, Cegás, PBGás, Copergás, Potigás e Sergás, somando um volume potencial de aquisição de 9,4 milhões de metros cúbicos diários de gás.

Qualquer produtor, importador, ou agente comercializador pode participar da chamada pública. As informações sobre a iniciativa podem ser encontradas nos editais disponíveis, em português e inglês, nos sites de cada distribuidora.