Projeto “Coração de Estudante” promove saúde em Alagoas

Por Natália Figueiredo,

Com o apoio da Algás, a ação promove atendimento médico gratuito a crianças de escolas públicas de Maceió.

Com o intuito de contribuir para a redução da mortalidade infantil do estado, surgiu o projeto “Coração de Estudante”, da Fundação Cardiovascular de Alagoas. Contemplado pelo Edital Algás Social 2018-2019, a ação da Fundação envolve crianças de 0 a 5 anos em 20 campanhas em escolas de educação infantil da rede pública de Maceió.

O programa é formado por uma equipe de cardiologistas, cardiopediatras e cirurgiões cardiovasculares do Hospital do Coração de Alagoas (HCor), junto a mais de 300 acadêmicos dos cursos de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Centro Universitário Unit e Centro Universitário Cesmac, que trabalham voluntariamente em prol do bem-estar de crianças.

Além de atuar nas causas de cardiopatia congênita por meio do diagnóstico precoce e encaminhamento para tratamento, o “Coração de Estudante” também visa à prevenção de acidentes infantis, por meio da conscientização e estímulo a adoção de medidas de segurança por parte de familiares, professores das instituições e das próprias crianças.

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) João Batista Mascarenhas de Moraes, foi uma das instituições a receber o projeto, que promoveu atendimento às crianças e treinamento de primeiros socorros a pais e professores.

Para uma das mães que participou do treinamento na escola, a iniciativa é muito importante para conscientizar os adultos que costumam ter crianças sob responsabilidade e proporcionar mais segurança em casos de acidentes. “Gostei bastante e aprendi muitas coisas práticas que não sabia, agora posso ajudar não só meu filho, mas qualquer criança que precise de assistência”, afirma Adriana Silva.

Segundo Ottoni Veríssimo, diretor executivo da cordial e um dos idealizadores da iniciativa, os atendimentos ocorrem com o objetivo de dar o máximo de assistência à população, não apenas com o diagnóstico, mas também facilitando o tratamento.

“O projeto é permanente e as ações ocorrem toda sexta-feira. Já atendemos mais de 7.000 crianças no estado de Alagoas, se alguma alteração for identificada durante o projeto, a criança é encaminhada para o Hospital do coraçãozinho, onde vai receber atendimento e assistência gratuita.”, menciona. “Além disso, trabalhamos juntamente a mães, pais e professores, sobre a prevenção de acidentes e os primeiros socorros na infância. Queremos promover essa integração entre escola, comunidade e fundação Cordial.”, finaliza o diretor.

Para a distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, a iniciativa desenvolvida pela Fundação Cardiovascular de Alagoas contribui para a conscientização de responsabilidade social no estado.

“O trabalho que vem sendo feito através do projeto ‘Coração de Estudante’ reforça a valorização de nossos princípios com a política social e, principalmente, estimula um amplo contato de crianças da rede pública de ensino com atendimentos médicos”, destaca o diretor presidente da Companhia, Arnóbio Cavalcanti.

Por Natália Figueiredo

 

Algás alcança o marco de 50 mil unidades residenciais interligadas

Por Natália Figueiredo,

A Algás, distribuidora alagoana de gás natural, atesta em números o alto índice de aprovação do gás natural no segmento residencial em Maceió. Nessa semana, a companhia alcançou o marco de 50 mil clientes interligados. Além desses, que já utilizam o gás natural em seus imóveis, a perspectiva de crescimento da distribuidora é promissora. Segundo o gerente comercial da Algás, Fabio Sousa, outras 18 mil unidades já estão contratadas e em fase de construção.

Quem opta pelo gás natural canalizado em seu imóvel desfruta de inúmeros benefícios, entre eles, não se preocupar com a interrupção do fornecimento. Além do conforto e segurança proporcionados pelo gás natural, ele é reconhecido por sua versatilidade, podendo ser usado de diversas formas, como no aquecimento de água do chuveiro e pias e pontos de gás nas varandas para churrasqueiras. “Essa parceria com o mercado da construção civil não visa contribuir somente com o segmento e agregar valor aos imóveis, é também para continuar trazendo benefícios às famílias alagoanas, proporcionando praticidade, conforto e segurança para mais pessoas”, afirma Fabio Sousa.

Qualquer interessado pode buscar a Algás através do número 117, com ligação gratuita. Dessa forma, moradores, síndicos e administradoras de condomínio podem contar com os serviços de atendimento comercial da Companhia para aderir aos benefícios do gás natural.

Por: Maitê Amorim

Foto: Helena Omena

Aumento de preços da gasolina e etanol favorece uso do GNV

Por Natália Figueiredo,

Gás natural proporciona economia de até 46% e promoção da Algás oferece bônus àqueles que converterem seu veículo

 

Com a escolha do combustível certo para o seu veículo, a economia no fim do mês pode chegar a mais de 40%. Esse é o caso de quem opta pelo gás natural veicular (GNV), que, segundo o levantamento mais recente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), chega a ser 34% mais econômico em relação à gasolina e 46% se comparado ao etanol.

Com mais de 20 mil veículos que utilizam o gás natural veicular (GNV) hoje em Alagoas, motoristas estão reconhecendo o GNV, cada vez mais, como a opção ideal para economizar com combustível, especialmente para os que trabalham dirigindo ou demandam maior rendimento veicular.

Para garantir a confiabilidade e a segurança do kit, a instalação e a inspeção de veículos movidos a GNV devem ser realizadas em oficinas e organismos credenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), onde todas as normas estabelecidas são seguidas a rigor. “Além de oferecer segurança, a manutenção periódica é essencial também para o melhor aproveitamento do combustível e deve ser realizada anualmente”, pontua Fabio Sousa, gerente comercial da distribuidora de gás natural de Alagoas, a Algás.

 

GNV É MIL

Com o sucesso da promoção GNV É MIL, idealizada pela Algás, o cenário ficou ainda mais oportuno para quem pensa em adaptar o veículo ao gás natural e economizar com combustível no fim do mês. Agora, a promoção está na reta final e segue até o dia 10 de junho.

Os motoristas que cumprirem os requisitos, dentre eles, a instalação de kits a partir da 5º geração com cilindros novos, receberão um bônus de mil reais da companhia. O regulamento completo da campanha “GNV é mil”, assim como a lista de oficinas autorizadas a realizar o serviço de adaptação de veículos para o uso do GNV, estão disponíveis no site algas.com.br/gnv.

Por Maitê Amorim

Região da Lagoa Mundaú recebe atividades culturais em homenagem às mães marisqueiras neste domingo (5)

Por Natália Figueiredo,

Related image

Programação da 14ª edição do projeto “Mundaú Lagoa Aberta” em homenagem ao mês da mães, traz as marisqueiras como protagonistas

Com uma série de atrações culturais realizadas ao longo da região lagunar, a edição deste domingo (5) do projeto “Mundaú Lagoa Aberta” acontece em homenagem às mães marisqueiras, grandes trabalhadoras que lutam diariamente para o sustento de seus filhos. O evento, aberto ao público de todas as idades, acontecerá a partir das 14h nas imediações da Avenida Senador Rui Palmeira (Dique-Estrada), Monumento ao Milênio, Federação dos Pescadores e Campo do Cosmo, no bairro do Vergel do Lago.

A programação desta edição contará com a trilha sonora da Orquestra da Guarda Municipal de Maceió juntamente a alguns grupos de dança como o Projeto Percussivo Erê, Capoeira Engenho Velho, Capoeira Ginga Brasil, Boi Pacato Rei e o Côco de Roda Pisa na Fulô. Rodas de conversa, apresentações culturais, distribuição de brinquedos infantis e a “tenda da juventude” também compõem as atrações do evento.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida na região lagunar através de atividades culturais, de lazer e entretenimento, o “Mundaú Lagoa Aberta” é uma das iniciativas contempladas pelo Edital Algás Social 2018-2019. Desde 2018, o evento ocorre todo primeiro domingo do mês e busca utilizar-se das linguagens artísticas, ambientais e esportivas para realizar propostas de pertencimento ao local.

A 14ª edição do projeto e o Instituto Quintal Cultural acumulam marcos históricos em sua bagagem. Para um dos organizadores da iniciativa, Rogério Dias, a ação marca a vida social e cultural nas regiões das lagoas. “Há anos trazemos propostas coletivas de ocupação de diversas instituições e parceiros para essa região, com lazer, leitura, diversos serviços de saúde e utilidade pública”, afirma o produtor.

Para a Algás, a diversidade de expressões de cidadania, como no projeto “Mundaú Lagoa Aberta”, manifesta a responsabilidade social que sempre esteve presente nos planos da Companhia.

“As iniciativas beneficiadas pelo Edital Algás Social são focadas no incremento dos indicadores sociais de Alagoas, na certeza de que o resultado alcance o desenvolvimento sustentável, que deve ser encarado de forma abrangente pelas práticas e políticas sociais”, declara o diretor presidente da Companhia, Arnóbio Cavalcanti.

 

Gás natural é a energia do Festival Brasil Sabor

Por Natália Figueiredo,

Com apoio da Algás, o evento ganha sua 14ª edição e dá ao público a oportunidade de degustar pratos especiais por preços acessíveis.

Com incentivo da distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, Alagoas recebe mais uma vez o maior festival gastronômico do país, o Festival Brasil Sabor, que terá abertura a partir das 19h da próxima quarta-feira (15) no Maceió Shopping. Com pratos exclusivos e a preços convidativos, a programação ocorre entre 16 de maio e 2 de junho nos 27 estabelecimentos participantes.

Além da programação nos restaurantes, o festival também realizará a Arena Gastronômica, entre 16 e 19 junho, a partir das 15h, no Maceió Shopping, com aulas de culinária para adultos e crianças.

Em sua 14ª edição, o evento traz como tema a campanha “Original do Brasil”, com o objetivo de valorizar a culinária brasileira. Cada restaurante participante apresenta um prato especial, com preços diferenciados. Além da preferência por ingredientes regionais para compor os pratos, o uso gás natural também é adotado por 22 dos restaurantes participantes do festival.

“O uso do gás natural nas cozinhas dos restaurantes dispensa armazenamento de botijões, permite controlar melhor a temperatura do forno, emite menos fuligem e poluentes e mantém os equipamentos mais limpos”, explicou o gerente comercial da Algás, Fabio Sousa.

Ao utilizar o gás natural no seu bar, restaurante, lanchonete ou qualquer outro empreendimento, os proprietários contam com a eficiência e a versatilidade de um energético que pode ser usado tanto em fornos e fogões comerciais, como também para o aquecimento da água de pias e máquinas de lavar louças.

Valorização da culinária local

A Algás é parceira da Abrasel em diversos projetos. Além do Festival “Brasil Sabor”, a Companhia já apoiou edições anteriores do “Bar em Bar”. O apoio da Algás à gastronomia alagoana é consolidado também em outras ações, como o projeto Arte no Prato.

Para a Companhia, apoiar eventos como esses é uma forma de promover e valorizar a gastronomia alagoana. “Temos na culinária do nosso estado um grande potencial para o desenvolvimento de Alagoas e participar de eventos como o Festival Brasil Sabor é uma forma de mostrar que valorizamos o trabalho dos restaurantes que usam gás natural na sua produção”, afirma o diretor presidente, Arnóbio Cavalcanti.

A lista dos estabelecimentos participantes, receitas e preços podem ser conferidos no site https://www.brasilsabor.com.br/estados/alagoas/maceio/

Por Natália Figueiredo