Projetos Sociais contemplados pelo Edital Algás Social já estão a todo o vapor

Por Jaqueline Silva,

A distribuidora Alagoana de Gás Natural – Algás, desde sua fundação em 1993, apoia diversas iniciativas em prol da cidadania dos alagoanos. As ações de responsabilidade social corporativa da Algás ganharam relevância a partir de 2005, quando foi criado o selo social “ADOTEI O NATURAL, ABRACEI O SOCIAL”. A mensagem passada pelo selo social da Algás busca comunicar que “toda vez que alguém usa o gás natural, está contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Alagoas”.

Com o intuito de democratizar o acesso aos recursos de financiamento, em 2016, foi criado o Edital Algás Social, que na edição 2022-2023 chegou a sua quarta edição com muita história e resultados positivos para compartilhar. Nesta edição, os projetos contemplados foram: Mostra Carambola de Mulheres+ no Cinema, da Carambola Produções e Eventos LTDA; Cena em Fluxo – Rota das Lagoas, da Associação Artística Cia do Chapéu; Vida em Movimento, do Instituto Amor 21 e Dividindo Saberes – Arte e reciclagem, uma composição na natureza, da Parede Azul Produções.

O projeto Mostra Carambola de Mulheres+ no Cinema, é uma idealização da Carambola Produções e Eventos LTDA – Este projeto é um braço do maior festival independente de música e artes de Alagoas, idealizado e produzido por mulheres desde 2017. Com foco na produção audiovisual realizada por diretoras auto identificadas mulheres e pessoas atravessadas pela experiência social feminina (mulheres trans e cis, travestis, pessoas não binárias, transmasculinas e homens trans), o evento levará exibições de filmes, intervenções artísticas, atividades formativas e atrações musicais às ruas do Jaraguá nos dias 14 e 15 de outubro. Acompanhe todo o trabalho do Carambola pelo Instagram: @festivalcarambola.

Cena em Fluxo – Rota das Lagoas, da Associação Artística Cia do Chapéu – Consiste num circuito de oficinas de artes cênicas ministradas por artistas alagoanos ou residentes no Estado, a serem realizadas nas cidades de Maceió, Marechal Deodoro e Pilar. A escolha das cidades se conecta por estarem banhadas por importantes lagoas (Mundaú e Manguaba), evidenciando a relevância desses biomas para Alagoas, de maneira geral e, para as comunidades que as rodeiam, de forma particular. A Companhia abriu um edital de contratação para as áreas pretendidas (teatro, dança, circo, contação de histórias e performance), e o resultado será divulgado dia 30 de junho.

A primeira etapa do projeto será realizada no último final de semana de julho, nos seguintes locais: Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo, Vergel (Maceió); Escola Sesi Professor Wilton Gama (Marechal Deodoro). A segunda etapa será realizada no último final de semana de agosto, nos seguintes locais: Sede do Ateliê Ambrosina, Pontal da Barra (Maceió); Escola Sesi Professor Wilton Gama (Marechal Deodoro. Já a terceira e última fase do projeto será realizada no último final de semana de setembro nos seguintes locais: Ong Viva Mundaú, Fernão Velho (Maceió); Espaço Cultural Folha Miúda (Marechal Deodoro); as três etapas também serão realizadas em Pilar, porém, o local ainda não foi definido. Acompanhe todo o trabalho do Cena em Fluxo pelo Instagram: @ciadochapeu

Vida em Movimento, do Instituto Amor 21 – Trata-se de um projeto de práticas corporais como educação física adaptada além de práticas corporais como dança, yoga, meditação e musicalização, para estimular a percepção corporal dos alunos e, com isso, melhorar as ações motoras do cotidiano e do metabolismo orgânico, através de propostas que estimulem também a prática coletiva, tendo como resultado uma convivência positiva e solidária. O projeto Vida em Movimente teve início na primeira semana de maio com a seleção e contratação da equipe; na segunda semana foi feito o planejamento e a seleção das crianças, assim como, dos jovens e adultos que seriam contemplados pelo projeto. Atualmente são atendidas 16 crianças na musicalização e 21 na psicomotricidade, 23 jovens e adultos na dança e 15 no futsal.

No dia 21 de agosto será realizado o espetáculo “A Força da Dança” no Teatro Deodoro dentro da programação da semana da pessoa com deficiência. Acompanhe todo o trabalho do Instituto amor 21 pelo Instagram: @amor21oficial

Dividindo Saberes – Arte e reciclagem, uma composição na natureza, da Parede Azul Produções – É um projeto ministrado pelo artista Jackson Lima, voltado para pessoas a partir de 12 anos residentes nos municípios de São Sebastião (zona rural) e Arapiraca (bairro Carrasco – comunidade quilombola) e consiste na realização de oficinas de Artes Visuais na prática de escultura, visando fomentar o contato desse público com a arte.

Em São Sebastião as oficinas serão realizadas no próximo dia 01 de Julho na Escola Estadual Indígena Itapó, já em Arapiraca ainda não foi definido local e data para a realização das oficinas que acontecem na terceira fase do Projeto. Acompanhe o projeto pelo Instagram: @dividindosaberes.escolaatelie

Segundo o Diretor Presidente da Distribuidora, José Ediberto de Omena, a diversidade de expressões de cidadania manifesta a responsabilidade social que sempre esteve presente nos planos da Companhia. “As iniciativas beneficiadas pelo Edital são focadas no incremento dos indicadores sociais de Alagoas, na certeza de que o resultado alcance o desenvolvimento sustentável, que deve ser encarado de forma abrangente pelas práticas e políticas sociais”, conta Ediberto.

A quarta edição do Edital Social da Algás foi lançada em dezembro do ano passado e teve seu resultado divulgado em março de 2023. O certame teve como objetivo selecionar quatro projetos sociais desenvolvidos em Alagoas nas áreas de cultura, educação, esporte, meio ambiente ou saúde, com valores individuais de até R$ 30 mil, totalizando R$ 120 mil procedentes de recursos próprios da Distribuidora. Para conhecer mais sobre as ações de responsabilidade social da Algás e outros projetos apoiados nos anos anteriores, incluindo os das três últimas edições do Edital Algás Social, acesse: www.algas.com.br/projetos

Algás realiza obras em parte da Avenida Menino Marcelo, em Maceió

Por Jaqueline Silva,

Para levar o conforto do gás natural a mais maceioenses, a Algás está realizando uma obra de extensão de rede objetivando garantir a continuidade do abastecimento de gás natural.

Atualmente a obra denominada “Cidade Universitária x Cruz das Almas” encontra-se na Avenida Menino Marcelo, e a Algás, pensando em não gerar transtornos, devido ao fluxo de veículos na região, tem executado os trabalhos predominantemente no período noturno, entre às 20h e 5h. A obra está na região do Antares e seguirá ao longo da Av. Menino Marcelo até a Av. Josefa de Melo, e Av. Marcio Canuto.

O empreendimento será construído em tubo de aço carbono com diâmetro de oito (8) e quatro (4) polegadas e interligará a parte alta com a parte baixa da cidade de Maceió. A metodologia construtiva que a Algás tem utilizado para essa implantação é menos destrutiva, pois, as aberturas do pavimento ocorrem em média a cada 150m.

Segundo André Alves, Gerente de Engenharia da Algás e responsável pela obra “o principal objetivo do empreendimento é garantir, após a retirada de operação do duto situado no Bairro do Mutange, a segurança operacional e continuidade do fornecimento de gás natural para os clientes de Maceió, beneficiando hospitais, comércios, indústrias, residências, dentre outros”.

Além da metodologia para a implantação do duto, a Algás utiliza o que há de mais moderno para mapeamento do solo, identificando assim, as infraestruturas de outras concessionárias existentes ao longo do traçado de maneira a evitar acidentes que podem acarretar transtornos à população. Quaisquer dúvidas ou solicitações de informações podem ser efetuadas por meio de ligação gratuita e 24 horas para o número 117.

Equipe de Engenharia da Algás é premiada no “Prêmio Destaque Arsal 2023”

Por Jaqueline Silva,

Na manhã desta sexta-feira (02), a Algás, distribuidora de gás natural de Alagoas, foi premiada no “Prêmio Destaque Arsal 2023”, da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas. Na solenidade, a Arsal reconheceu e homenageou as personalidades que se destacaram nos setores de Energia, Saneamento, Transporte e Gás Natural Canalizado no ano passado.

Na categoria gás natural, foram reconhecidos os serviços realizados pela Gerência de Engenharia da Algás, distribuidora de gás natural de Alagoas. No ano de 2023, o setor teve o melhor desempenho em conformidade com os critérios estabelecidos pela Arsal, realizando os serviços de acordo com os indicadores e apresentando os melhores índices de regularidade. “Esse prêmio ratifica nossa dedicação diária para o atendimento às demandas dos nossos clientes, sejam eles internos ou externos. Fico orgulhoso de fazer parte dessa equipe comprometida e de saber que contribuo positivamente para a sociedade alagoana”, conta André Alves, gerente de engenharia da Algás.

Homenageado no evento o Diretor Presidente Ediberto Omena reiterou a importância do prêmio: “É uma honra ser reconhecido pela Arsal, especialmente por saber da relevância da agência na regulação, garantia de qualidade e continuidade de serviços em Alagoas.”, agradeceu o presidente.

Também estiveram presente no evento a Diretora Administrativa e Financeira, Eliana Bandeira e o Diretor Técnico e Comercial, Edison Henrique Barreto.

Recomposição dos trechos da obra Cidade Universitária x Cruz das Almas

Por Kariny Soares,

A obra da Algás “Cidade Universitária x Cruz das Almas”, cuja operação se encontra na Avenida Menino Marcelo, na altura do Antares, tem o objetivo de garantir a segurança operacional de distribuição de gás natural para os usuários da grande Maceió e sua extensão é de aproximadamente 18km.

Considerando o fluxo de veículos ao longo de todo traçado do empreendimento, toda a implantação da rede de distribuição de gás natural está sendo realizada no horário noturno, sendo realizadas aberturas no pavimento em intervalos de 100 a 250 metros, com o objetivo de unir as tubulações implantadas por cada furo realizado.

Ocorre que, em razão das fortes chuvas e do horário de desmobilização do serviço noturno, os fechamentos, provisórios e definitivos, das aberturas realizadas no pavimento, têm sido prejudicados, fato esse que fez com que a Algás solicitasse, preventivamente, à empresa terceirizada, responsável pela obra, a disponibilização de uma equipe de recomposição civil para atuar no horário diurno, com o objetivo de minimizar os riscos de acidentes em função de desníveis no pavimento.

Várias dessas aberturas estão com sua recomposição provisória e, brevemente, serão finalizadas com a aplicação do asfalto denominado CBUQ.

Todos os empreendimentos da Algás são acompanhados por fiscais da Companhia e que estão à disposição para dirimir dúvidas “in loco” e buscar a solução mais rápida e eficaz.

Pedimos desculpas pelos transtornos causados e estamos à disposição da população alagoana através do número 117 (funcionamento 24h) para sugestões e reclamações que objetivem a melhoria dos nossos serviços.

Uso do GNV em veículos pesados cresce a cada dia mais

Por Jaqueline Silva,

O mercado automotivo pode ser um dos principais destinos para o esperado aumento da oferta da molécula de gás em condições mais competitivas.

O uso do Gás Natural Veicular (GNV) representa uma alternativa de redução de custos e também uma redução de impactos ambientais na matriz de transporte quer seja no transporte rodoviário de cargas quanto no transporte de passageiros em grandes centros urbanos. Isso ocorre devido a capacidade do GNV de produzir uma menor emissão de poluentes por causa dos gases que o compõem, atendendo assim ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) que entrou em vigor no Brasil em janeiro deste ano.

O mercado automotivo pode ser um dos principais destinos para o esperado aumento da oferta da molécula de gás em condições mais competitivas. Com destaque para as montadoras Scania, Iveco e MWM Motores que desde 2019 vêm trazendo opções de veículos novos a gás ou até mesmo, adaptações em veículos originalmente a diesel.

Em entrevista ao repórter Júlio Wiziack, da Folha de S. Paulo (23.07), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, manifestou a intenção de estimular o uso de GNV em caminhões. Sua ideia é diminuir o consumo do diesel no país e reduzir o custo do frete. “Não dá para dizer que haverá subvenção ao caminhoneiro. Não tem isso no momento, mas o preço vai cair tanto com essa expansão, que ficará atrativo fazer a conversão”, argumentou ao defender o denominado plano “Novo Mercado de Gás”.

Para Ediberto Omena, Diretor Presidente da Algás, entende que “esse mercado representa uma grande oportunidade de alavancar as vendas de gás natural, quer seja saturando a rede de postos existentes, pois há capacidade ociosa no parque de compressores que já operam, ou investindo para ampliar as fronteiras, fomentando postos nos principais corredores logísticos e principais rotas rodoviárias que cruzam os Estados.”.  E segue defendendo que “para Companhias de Gás Natural essa integração e interconexão de rotas permite a expansão do GNV como um todo, não só nas suas respectivas áreas de concessão”.