Algás participa de evento promovido pela ABEGÁS e TAG no Rio de Janeiro

Por Jaqueline Silva,

O diretor-presidente da Algás, Ediberto Omena, esteve no Rio de Janeiro, juntamente com Roney Presbitero (GERE) para participar do Workshop da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS) e da Transportadora Associada de Gás (TAG), com o tema “Transporte de Gás Natural no Brasil.”.

A programação seguiu com algumas mesas redondas que foi discutido sobre “a evolução da abertura de mercado”, “mapeamento de demanda e novos investimentos”, entre outros.

Para Ediberto “esses encontros são oportunidades para compartilhar e fomentar ideias relativas ao mercado do gás natural, levando em consideração o atual cenário econômico”, explicou o diretor-presidente. O evento oportuniza um espaço para conexão entre pessoas, instituições e empresas envolvidas na cadeia do biogás, mostrando as tendências do setor para gerar negócios, desenvolvimento e sustentabilidade.

GNV alternativa de combustível seguro

Por Jaqueline Silva,

Você já deve ter se perguntado, afinal como é formado o Gás Natural Veicular (GNV)? A distribuidora de gás natural de Alagoas, a Algás foi a fundo para tirar algumas dúvidas e curiosidade do consumidor.

O GNV é um combustível formado pela mistura de hidrocarbonetos leves, que se mantêm em estado gasoso devido à pressão atmosférica e à temperatura do ambiente. Ele pode ser encontrado em grandes formações rochosas, mais especificamente em rochas porosas, arenitos no subsolo, calcárias ou também associadas ao petróleo, do qual é extraído no processo de refinamento.

Formado principalmente por metano e etano, o Gás Natural Veicular acabou se popularizando mundialmente por conta de sua notável economia em relação às outras alternativas de combustíveis, como exemplo o etanol e a própria gasolina.

Ele é armazenado em cilindros de aço e, usualmente, é instalado no porta-malas do veículo. Em alguns modelos de veículos, os cilindros podem ser instalados na parte inferior do veículo.

 

Em quais tipos de veículos o kit GNV pode ser instalado?

 

O Gás Natural Veicular (GNV) se tornou muito estimado entre os motoristas desde que começou a ser comercializado no Brasil em 1996, principalmente para os taxistas. José Ediberto de Omena, diretor-presidente da Algás destaca que “se o seu veículo é movido a etanol, gasolina e até diesel, ele pode passar a usar o Gás Natural Veicular. O GNV não é apenas para carros de passeio. Há um mercado em expansão no Brasil dos veículos pesados movidos a GNV, como caminhões e ônibus.”.

É importante considerar também o tamanho do cilindro de GNV a ser instalado nos carros de passeio. Ediberto Omena afirma ainda que “quanto mais espaço você tiver disponível no porta-malas, maior poderá ser o cilindro utilizado, aumentando assim a autonomia do veículo.”.

Algás recebe visita do CEO da Mitsui

Por Jaqueline Silva,

Na tarde da última terça-feira (20) o CEO da Mitsui Gás e Energia do Brasil, Tadaharu Shiroyama, esteve em Maceió para uma visita institucional a Gás de Alagoas S.A – Algás. Após o período da pandemia é a primeira vez que Algás recebe a visita de um presidente da Mitsui. Participando da estrutura societária de várias distribuidoras no Brasil, a Mitsui Gás está na Algás desde 2006 e detém 41,50% do seu capital total.

 

A agenda do CEO Shiroyama incluiu um almoço com o diretor-presidente da Algás, José Ediberto de Omena, a diretora-financeira Eliana Bandeira e o Secretário do Gabinete Civil Felipe Cordeiro.

 

Após o Almoço Shiroyama fez uma visita às instalações da sede da Algás e participou de reunião com a diretoria para uma apresentação conduzida pelo assessor da diretoria financeira, Artur Mergulhão, na qual foram apresentados os principais projetos em andamento e as perspectivas de crescimento do mercado em Alagoas,

Algás elabora planejamento estratégico de 2024

Por Kariny Soares,

Para estar de bem com a evolução, a Algás realizou uma reunião com todos os setores da Companhia para a elaboração do planejamento estratégico de 2024, visando o crescimento e a expansão da Algás no mercado de gás natural.

A dinâmica atual do mercado exige que empresas trabalhem de forma planejada e com foco no desenvolvimento de estratégias integradas entre as áreas. Logo, é possível alcançar metas de curto e longo prazo.

O processo, dentre outras finalidades, consiste em estabelecer a estratégia a ser adotada para que a Companhia possa alcançar os seus objetivos, revelando-se uma ação extremamente importante para ALGÁS.

A reunião foi muito proveitosa para avaliar sistematicamente os resultados, os processos e as ações para implementação de melhorias e inovações, aperfeiçoando a entrega da prestação de serviços de distribuição de gás e contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Alagoas.