Alagoas proporciona encontro de Associados das Empresas Distribuidoras de Gás Natural, ABEGÁS

Por Algás,

Aconteceu nos dias 28 e 29 de setembro o encontro dos associados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Natural (ABEGÁS), cujo primeiro dia (28), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, foi realizada a 106ª Assembleia Geral Extraordinária dos associados, tendo a ALGÁS – Gás de Alagoas S.A – que completa 30 anos de sua fundação este ano – como anfitriã do evento, recebendo as distribuidoras de Gás Natural e autoridades do setor energético do Brasil para o evento.

O encontro teve início com o almoço de boas-vindas e em seguida foi aberta as atividades da Assembleia Geral Extraordinária pelo presidente do Conselho de Administração da Abegás, Luiz Gavazza, na qual foi discutido diversos temas no tocante ao setor energético do país, sobretudo o gás natural, transição energética, regulamentações, audiências públicas, logísticas relacionadas ao GNL, consultas junto a ANP, relacionamento com governo e entidades federais, GNV em veículos pesados, relacionamento com agentes de mercado e outros assuntos institucionais objetivando, sempre, os interesses de seus associados.

Gavazza afirmou que encontro desta natureza prima pela qualidade dos debates mais relevantes em torno do gás natural, chamando atenção para importância do gás natural como instrumento de transição energética, a necessidade de fortalecimento do setor energético, interiorização do gás natural e que, inegavelmente, o gás natural se apresenta como a base para o futuro energético sustentável para o Brasil.

Destaca-se também a participação do Secretário de Estado do Governo, Vitor Hugo Pereira, que tão bem representou o Governador Paulo Dantas. Na oportunidade, Secretário Vitor Pereira deu as boas-vindas aos participantes e registrou que Alagoas, desde 2015, está submetida ao processo de estruturação, cujos frutos já são evidenciados com os diversos avanços consolidados, a exemplos do Programa CRIA, Programa Escola 10, ampliação substancial da rede pública de saúde com a entrega de diversos hospitais e UPAs, bem como programas de restruturação nas grotas em Maceió.

Fez referência ainda que o governo do estado enviou ao parlamento alagoano matéria que trata da regulamentação do gás natural no Estado, local apropriado para amadurecimento das discussões, defendendo uma equação que contemple os avanços sustentáveis para o setor e atração de indústrias para o estado de Alagoas de forma coesa às demandas de distribuidoras de gás, bem como se mostrou otimista com a interiorização do gás natural, sobretudo execução de projeto que disponibilize gás natural ao litoral norte e litoral sul do Estado, por serem regiões pujantes ao crescimento econômico.

Encerrando o encontro na sexta-feira (29), os representantes das distribuidoras fizeram uma visita técnica na sede da Origem Energia, na cidade de Pilar – AL.

Para o diretor-presidente da Algás, José Ediberto de Omena: “Mostrar de perto a operacionalização do gás natural aqui em Alagoas é bastante gratificante. Desta vez, tivemos o privilégio de sediar este fantástico encontro da ABEGÁS aqui em Alagoas, que contou com a participação, inclusive, do Secretário de Governo, Vitor Pereira, a quem estendo meus agradecimentos por toda atenção dispensada, bem como nossa gratidão a Secretária da Fazenda, Renata Santos, pela parceria ininterrupta que mantem com a ALGÁS”, ressalta o diretor.

ABEGÁS

A Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), é uma sociedade civil sem fins lucrativos constituída em fevereiro de 1990. Possui como associadas a empresas concessionárias dos serviços de distribuição de gás canalizado dos vários Estados da Federação, acionistas e empresas participantes da indústria do gás no Brasil.

Em mais de 30 anos de existência, a ABEGÁS tem atuado para que ocorra a ampliação da oferta de gás natural no país, quer seja de produção nacional ou através de importação; no estímulo ao fortalecimento das empresas distribuidoras de gás canalizado em todos os Estados da Federação; no intercâmbio e nas cooperação técnica e institucional entre seus associados e outras entidades e, bem como, na colaboração com órgãos do governo federal e dos governos estaduais na formulação de programas de desenvolvimento e fortalecimento da Indústria Brasileira do Gás Natural.