Iniciativa para suprimento do combustível busca atrair condições comerciais mais favoráveis ao mercado
Uma ação coordenada entre 12 distribuidoras de gás canalizado do Brasil está prestes a fazer história no setor energético nacional. A chamada pública de compra de gás natural, apresentada a empresas nacionais e internacionais de óleo e gás, na última terça-feira (21), no Rio de Janeiro, já proporciona impactos positivos no mercado, podendo beneficiar Alagoas e os usuários de gás canalizado do Estado.
De acordo com informações da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), o evento recebeu inscrições de representantes de 37 possíveis supridores, entre players nacionais e internacionais como Engie, Exxon, Gazprom, Petrochina, Shell e Total.
Com o movimento, a distribuidora alagoana de gás canalizado, a Algás, busca diversificar as fontes supridoras e propiciar melhores condições de mercado para seus clientes. Atualmente, a Companhia compra gás apenas de um único supridor, a Petrobras. No entanto, com a chamada pública, a Distribuidora pretende adquirir até 700 mil m³/dia de gás natural e oferecer uma tarifa módica aos usuários do combustível em Alagoas.
Segundo o diretor presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti, a chamada pública surge como consequência do mais recente reposicionamento estratégico da Petrobras. “Diante do arranjo da estatal, que abrange uma política de desinvestimentos e redução gradual da sua participação na cadeia de gás natural, o movimento da Companhia mostra-se de extrema importância, já que buscamos alternativas de suprimento do combustível que forneçam melhores condições comerciais ao setor de distribuição”, explica Arnóbio.
A distribuidora alagoana atende mais de 48 mil clientes, em 7 cidades, e possui mais de 500 quilômetros de rede de distribuição, com uma média de 680 mil m³ consumidos por dia. A região do Nordeste, fora do eixo Rio–São Paulo, possui o maior mercado do setor, o que pode atrair a atenção de diversos agentes de mercado da cadeia produtiva do gás natural.
Qualquer produtor, importador, ou agente comercializador pode participar da chamada pública. As informações sobre a iniciativa podem ser encontradas no edital, disponível em português e inglês no site da Algás: www.algas.com.br.
Por Felipe Guimarães e Isabela Souza