A cidade de Arapiraca recebe mais uma vez a Semana do Audiovisual – SEDA 2013, que conta com o apoio da ALGÁS. Em seu segundo ano consecutivo, o festival realizado no agreste alagoano dedica à população local uma semana inteira para assistir, debater, ensinar e aprender sobre a sétima arte.
Durante o período de 12 a 17 de agosto, Arapiraca representa Alagoas no festival que é realizado simultaneamente em mais de 100 cidades da América Latina, Europa e África.
Com uma programação que vai além das mostras cinematográficas, mas que também envolve a oferta de capacitações, a SEDA oferece oficinas e mini-cursos gratuitos que abordam diversas temáticas relacionadas à produção audiovisual, tais como: produção executiva, argumento cinematográfico, som direto e pós-produção, entre outros.
A mostra
Com o intuito de proporcionar acesso da população à atual produção audiovisual, bem como divulgar os filmes feitos em Alagoas e por alagoanos, o SEDA cumpre o objetivo social de levar a cultura para outros espaços que outrora não eram ocupados pela arte.
Neste ano, o público poderá conferir diversos filmes que estrearão com exclusividade na mostra, como: “Hoje não” de Wagner Sampaio, “Matador” de Wladymir Lima e “Mwany” de Nivaldo Vasconcelos.
ALGÁS e o Audiovisual em Alagoas
Acreditando no talento alagoano, a ALGÁS apoia as iniciativas que visam divulgar o que está sendo produzido no Estado. Para o assessor de marketing e comunicação da ALGÁS, Felipe Guimarães, a SEDA representa uma das principais janelas para a difusão do audiovisual local. “O papel social da SEDA de 2013 é duplamente importante: além de representar a consolidação do evento na cidade de Arapiraca, a escolha por exibir somente filmes alagoanos demonstra o crescimento desta cadeia produtiva do audiovisual em nosso Estado”.
O apoio da ALGÁS a projetos culturais no segmento audiovisual é um dos exemplos de sucesso de parceria entre instituições sociais e o meio empresarial. A Companhia apoia eventos como a mostra Sururu de Cinema Alagoano, o Festival de Cinema de Penedo, o Projeto Acenda uma Vela e, desde a primeira edição, contribui com o Coletivo Popfuzz na realização da Semana do Audiovisual.
Por Maysa Reis