Algás e FIEA realizam evento sobre Biogás e Biometano

Por Juliana Lucena,

Nesta segunda-feira (9), a Algás e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) realizaram o Meeting Biogás e Biometano de Alagoas, um encontro que marcou um importante passo para o fortalecimento da cadeia produtiva do gás natural renovável no Estado.

O evento reuniu autoridades, especialistas e representantes de setores estratégicos para discutir o papel do biogás e do biometano na matriz energética alagoana. Em pauta, o compromisso com a energia limpa, o estímulo ao desenvolvimento industrial sustentável e a atração de novos investimentos para Alagoas.

Durante o encontro, foi apresentado ao mercado o lançamento da Chamada Pública para fornecimento de biometano, um marco regulatório que abre caminho para ampliar o uso do gás canalizado de origem renovável.

Outro ponto de destaque foi a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, que une esforços para expandir a produção e a oferta de biogás e biometano no Estado, consolidando o papel da Algás como empresa integradora de energia e vetor de transformação sustentável.

A manhã foi marcada por diálogos de alto nível, em que se discutiram oportunidades de sinergia entre os diversos elos da cadeia produtiva, reforçando Alagoas como um polo de inovação no setor energético.

O Governador Paulo Dantas realizou a abertura do evento e destacou a importância do encontro para novas oportunidades e desenvolvimento sustentável de Alagoas, reafirmado o apoio integral às ações que visem o crescimento econômico do Estado.

Estiveram presentes, os diretores da Algás – Ediberto de Omena (Diretor-presidente), Eliana Bandeira (Diretora Administrativa e Financeira) e Fábio Morgado (Diretor Técnico e Comercial) – além de José Carlos Lyra de Andrade, presidente da FIEA, representantes da Mitsui Gás, Abegás, Cegás e Bahiagás, além de diversos empresários de Alagoas.

As palestras e painéis se deram pelo Diretor Fábio Morgado (Algás), Rafael Lamastra (COMMIT), Thais Melo (Cegás), Marcelo Mendonça (Abegás), Magno Bernardo (Bahiagás), Luiz Guimarães (Veolia), Klécio Santos (Pindorama) e João Bruno (CIMATEC).

O Meeting reafirma o compromisso de Alagoas com a transição energética, posicionando o Estado na vanguarda do desenvolvimento sustentável. É só o começo de uma nova etapa para o setor energético alagoano.