Algás na reunião do Conselho de Políticas Energéticas do Estado

Por Algás,

 

ALGÁS participou na última quinta-feira (25) da 21º reunião extraordinária do Conselho Estadual de Políticas Energéticas (CEPE) que aconteceu no auditório da Secretaria do Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).

Geoberto Espírito Santo, diretor presidente da Algás e vice-presidente do planejamento energético (CEPE) fez considerações e apontamentos durante toda reunião. Apontou que discussões sobre novas energias de base é imprescindível e que a energia solar foi autorizada para entrar em leilões como fonte complementar, apesar do seu custo. Visando a preocupação de alimentar os carros elétricos.

A apresentação da Algás ficou a cargo de André Alves, gerente de engenharia, que abordou as obras de construção do gasoduto Penedo-Arapiraca e da duplicação Pilar-Marechal que terá início em dezembro de 2013. Fazendo assim com que a nova capacidade seja de 1.600.000. André ainda citou os bairros que mais requisitaram o uso do gás natural, que são Benedito Bentes e Antares. Por fim o mesmo enfatizou que os maiores entraves que a empresa enfrenta diante do processo de obras são: licitação, liberação de licença e IPHAN.

O motivo principal da reunião foi a discussão da utilização de energia renovável no Brasil. Emilio Rentmann, diretor-executivo da ERB, ministrou uma apresentação sobre a utilização do eucalipto e outras biomassas para geração de energia elétrica em usinas de açúcar. Em Alagoas a empresa tem o objetivo de plantar 600 pés de eucaliptos em Atalaia e Paripueira, nas regiões onde estão mais cultivadas a cana e o plantio de 12 e 13 mil hectares de plantas industriais para estudo do solo para uma futura plantação de 12 mil hectares.

Na reunião aconteceram diversas apresentações, dentre elas a Eletrobrás abordou os aspectos comerciais das micro e mini geração distribuídas nos sistemas de distribuição de energia e as bandeiras tarifárias. O chefe de planejamento de obras da Eletrobrás apresentou o plano de evolução de obras do sistema elétrico regional de Alagoas.

Por Maysa Santos