ALGÁS realiza simulado de emergência

Por Algás,

 

A ALGÁS realizou, na manhã do último dia 30, um simulado de emergência na caixa de válvulas localizada na Avenida Durval de Góes Monteiro, em frente à loja Central de Rolamentos, no bairro Canaã. A ação foi promovida pela Assessoria de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (ASMS) da Companhia, junto à ONG Parceiros da Vida.

Com o objetivo de avaliar o desempenho das equipes envolvidas no tratamento de situações de emergência, o simulado consistiu na promoção de atividades que representem um determinado cenário acidental e na avaliação da prática das ações de resposta para controle de emergência através do acionamento do Plano de Ação e Emergência (PAE). Além da ASMS, foram mobilizadas as áreas de serviços ao cliente, marketing e comunicação e operação da ALGÁS.

O cenário acidental escolhido foi o de vazamento – liberação de gás natural de forma não planejada e indesejada para a atmosfera, decorrente de falhas nas juntas das conexões flangeadas da válvula de ramal existente na caixa de válvulas, com acidente do operador no interior da caixa após o reparo.

Os pontos que foram observados na avaliação foram o tempo de resposta à emergência e primeiros socorros; o tempo de socorro à vítima (SAMU/CBM); a mobilização dos recursos para reparo da estação; a utilização do Fluxo de Comunicação da Emergência do PAE e a eficácia do PAE.

Elaborado pelo assessor de SMS da ALGÁS, Pedro Carlos, o relatório de avaliação foi escrito com base nas observações feitas pelos avaliadores durante o exercício simulado e classifica as ações em pontos positivos, pontos negativos e oportunidades de melhoria.

De acordo com o documento, “as ações foram realizadas de maneira organizada, resguardando-se a segurança dos envolvidos, com a participação ativa dos colaboradores que demonstraram bom desempenho nas atividades para atender às emergências em situações reais”.

O Simulado de Emergência acontece periodicamente, com o intuito de manter o Plano de Ação e Emergência da ALGÁS sempre eficaz e atualizado, fortalecendo as práticas de segurança e potencializado o atendimento em casos de emergência com a rede de gás.

Além disso, a realização do exercício simulado favorece o reconhecimento de práticas que precisam ser melhoradas e contribui com a preparação das equipes para a atuação em cenários de emergência.

 

Por Renata Baracho