A distribuidora de gás natural canalizado, a Algás, realizou na tarde da última terça-feira (29) um simulado de emergência. A ação aconteceu na Rua Doutor Roland Simons no bairro Mangabeiras e teve como finalidade treinar e avaliar a eficácia dos processos de atendimento da Companhia diante de possíveis ocorrências.
Simulando um caso de vazamento de gás natural, o evento buscou analisar o desempenho das equipes envolvidas e a execução das atividades durante o acionamento do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Distribuidora, treinando os colaboradores envolvidos na operação. O cenário escolhido envolveu um vazamento de gás de forma não planejada e indesejada para a atmosfera, decorrente do rompimento na rede de abastecimento da Companhia.
Para realizar a análise crítica dos procedimentos durante a operação, coordenadores foram posicionados em locais estratégicos para acompanhar o trabalho dos colaboradores da Algás. Áreas como segurança, atendimento ao cliente, comunicação e operação foram mobilizadas durante a simulação.
De acordo com o assessor de segurança, meio ambiente e saúde da Algás, Pedro Carlos, a Companhia promoverá reuniões e emitirá relatórios referentes ao simulado. “Pensando sempre em aperfeiçoar o Plano de Emergência da Algás, os participantes se reunirão para debater os procedimentos que foram tomados durante o evento, destacando os pontos positivos e aquilo que pode ser realizado de outra forma”, completou Pedro.
O simulado de emergência busca manter o Plano de Ação e Emergência da Algás sempre eficaz e atualizado, consolidando o princípio da Companhia em preservar a vida com segurança, promovendo medidas de controle que evitem danos às pessoas e ao meio ambiente.
Por Débora Vieira