A Algás é a primeira empresa alagoana a receber o certificado de Treinamento em Reanimação Cardiocerebral através do Curso HCOR Vida, dando início ao Projeto Faça Sua Cidade um Lugar Seguro para o Coração, uma iniciativa do Hospital do Coração de Alagoas que será oficialmente lançado em janeiro de 2011.
A Parada Cardiorespiratória, pode ocorrer por diversos motivos, sendo o principal deles o infarto agudo do miocárdio. Estudos revelam que o sucesso na ressuscitação do paciente depende diretamente do pronto atendimento por pessoas treinadas em reanimação cardiocerebral ainda no local onde ocorreu o colapso, até que seja providenciado o atendimento especializado.
Entre seus princípios organizacionais a Algás traz o “De Bem com a Vida” que expressa a preocupação da empresa em preservar a vida com segurança, antecipando-se às possibilidades de riscos, de forma pró-ativa promovendo medidas de controle que evitem danos às pessoas e ao ambiente e baseada no princípio, a Algás é a primeira empresa alagoana a capacitar uma equipe de colaboradores no Curso Básico de Reanimação Cardiocerebral.
24 colaboradores se voluntariaram a participar da capacitação representando 34% do quadro de funcionários da empresa e foram treinados pela equipe do Hospital do Coração de Alagoas para reconhecer uma situação de Parada Cardiorespiratória (PCR); realizar manobras de Reanimação Cardiocerebral, com manuseio do desfibrilador, até a chegada de um atendimento especializado e entender a importância da Cadeia de Sobrevivência.
A Algás também adquiriu um Desfibrilador Externo Automático (DEA) aparelho de fundamental importância no tratamento imediato das vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR) em ambiente extrahospitalar.
O Projeto inicia-se com o Faça Sua Empresa um Lugar Seguro para o Coração e tem como principal objetivo fazer com haja pessoas capacitadas a dar assistência à parada cardiorespiratória nos mais diversos locais da cidade, através de uma ressuscitação cardiocerebral (RCC) rápida e de alta qualidade com o manuseio do Desfibrilador Externo Automático (DEA).
Para Gerson Fonseca, presidente da Algás, “À medida em que várias empresas, condomínios, hotéis, restaurantes, etc, participem desse projeto maior será a capilarização do rápido atendimento a PCR e maiores serão as chances de sobrevida dos que forem acometidos por uma PCR, fazendo então com que a cidade seja ,como um todo, um lugar cada vez mais seguro para o coração. Trata-se de um projeto abrangente e de alto alcance social para toda organização que nele se engajar.”