Gás natural aumenta a competividade das indústrias em Alagoas

Por Algás,

Combustível é vetor estratégico para o desenvolvimento do estado

Fábrica Pointer usa gás natural na sua produção

Mais limpo, econômico, eficiente, seguro e com abastecimento contínuo por meio de uma rede de distribuição. Essas são algumas das qualidades do gás natural e os motivos pelos quais ele se torna um combustível atrativo às indústrias de vários setores.

Em Alagoas, esse segmento é o maior consumidor do gás natural fornecido pela distribuidora alagoana de gás natural, a Algás. No total, 33 indústrias contam com o combustível, que abastece os principais distritos industriais do estado, como o Luiz Cavalcante, os Núcleos Industriais Bernardo Oiticina 1 e 2, todos localizados em Maceió, e o polo José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro.

O plano da Companhia para os próximos anos é aumentar o fornecimento de gás natural para o interior de Alagoas, visando à atração de novas indústrias para outros municípios. Para isso, a Algás tem investido na construção de um gasoduto que ligará o município de Penedo a Arapiraca, além da duplicação do gasoduto Pilar – Marechal Deodoro. Os investimentos somam R$ 76,9 milhões para os próximos cinco anos e pretendem dobrar a capacidade de vendas da Algás até dezembro de 2021.

Para a Companhia, a busca por uma alternativa energética econômica, eficaz e sustentável se tornou uma constante no cenário contemporâneo e a disponibilidade do gás natural é um vetor estratégico e determinante à captação de novas indústrias em Alagoas.

“Temos trabalhando para garantir uma infraestrutura de gasodutos capaz de atender às demandas energéticas dos núcleos industriais e também para a prospecção de novas empresas para a capital e também no interior”, expõe o diretor presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti, acrescentando que “a adoção desse combustível como matriz energética proporciona inúmeros ganhos, principalmente de ordem econômica e isso aumenta a competividade das empresas”.

Eficiência energética

Já o gerente comercial da Algás, Fabio Sousa, esclarece que o gás natural é capaz de substituir com eficácia qualquer energético sólido, líquido ou gasoso, podendo ser empregado como matéria-prima para diversos setores. “O seu uso é uma alternativa para as indústrias alcançarem maior rentabilidade, eficiência e processos operacionais mais sustentáveis”, complementa Sousa, referindo-se ao fato do gás natural ter baixa emissão de poluentes.

O gás natural pode ser usado de diversas formas em indústrias, como por exemplos nas de alimentos, bebidas, cerâmicas, entre ouras. É possível fazer uso do energético nos processos de secagem, geração de calor, aquecimento de processos, cocção, incineração e lavagem. Saiba outras possibilidades de uso em www.algas.com.br/gas-natural/gas-industrial.

Por Débora Vieira