Novo complexo gastronômico é o primeiro cliente da Algás no segmento comercial com geração de energia a gás natural no horário de ponta
Dentre tantas novidades que abarcam o projeto do luxuoso Palato Farol, inaugurado nesta terça-feira (19), o uso do gás natural como principal fonte energética do estabelecimento surpreende pelo pioneirismo.
A Algás, que já fornece gás para a cocção de toda a cozinha industrial do Palato Ponta Verde e do Palato Parque Gonçalves Ledo, também fornecerá o energético para o Palato Farol que, além da cocção, utilizará o gás natural para geração de energia no horário de ponta e terá uma economia de quase 70% quando comparado ao sistema convencional da concessionária de energia elétrica.
Para o sócio-fundador do Palato, Paulo Cabús, o investimento inicial nos geradores de energia a gás, viabilizará uma economia a longo prazo. “Na nova unidade Palato Farol, contaremos com quatro geradores de energia a gás natural. Eles serão utilizados tanto para garantir o perfeito funcionamento da loja em caso de queda de energia elétrica, quanto para substituí-la diariamente durante os horários de ponta. Embora o investimento inicial seja maior do que o necessário para os tradicionais geradores a diesel, optamos por implantar esta nova tecnologia apresentada pela Algás visando a economia que ela representará a longo prazo em nosso empreendimento”, afirmou o empresário.
Localizado no início da Avenida Fernandes Lima, o novo complexo gastronômico ocupa uma área construída de 25.000 m², dividida em cinco pavimentos, nos quais estão distribuídos supermercado, restaurantes, loja de presentes, petshop e estacionamento para 300 vagas. Aberto todos os dias do ano, o novo Palato funcionará das 7h às 0h.
Além da economia e da proteção em caso de apagão do sistema elétrico convencional, a geração de energia a gás natural favorece o meio ambiente, uma vez que substitui o uso do diesel, diminuindo consideravelmente a emissão de gases poluentes.
O investimento na geração de energia a partir do gás natural é uma boa opção – e nova tendência – para os estabelecimentos comerciais e as residências que pretendem combater o aumento da tarifa diferenciada de energia elétrica no horário de ponta. A partir de 2014, as novas tarifas serão implantadas também junto as residências, que passarão a pagar mais para utilizar a energia elétrica entre as 17h30 e 20h30.
Para implantar o gerador a gás natural em um condomínio, estabelecimento comercial já existente ou em um novo projeto, basta solicitar à Algás um estudo de viabilidade técnica. A Companhia analisa gratuitamente a demanda energética do empreendimento e oferece possibilidades que proporcionem eficiência energética aliada à economia.
