Gás Natural no CEPE

Por Algás,

Antonio Carlos Dória, diretor técnico e comercial da Algás tomou posse como conselheiro suplente do Conselho Estadual de Política Energética-CEPE no dia 12 de setembro último, durante a 15ª reunião ordinária do CEPE no Palácio do Governo de Alagoas.

A reunião foi iniciada pelo secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico e presidente do CEPE, Luiz Otavio Gomes, e conduzida pelo presidente da Algás, Geoberto Espírito Santo, que também é vice-presidente do CEPE. Além de Dória, foram empossados mais dois conselheiros, Lenilda Austrilino (suplente da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação) e Pedro Acioli Toledo (suplente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos).

Na ocasião, Geoberto colocou em pauta o maior aproveitamento do gás natural como fonte energética, assunto que será discutido na próxima reunião do Conselho. Criado há três anos, o CEPE tem como objetivo assessorar o Governador do Estado a tomar decisões sobre as políticas públicas que possaam fomentar melhorias para o sistema energético de Alagoas.

Durante a 15ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Política Energética-CEPE, foram apresentados os temas “Fuso Horário da Costa Leste do Nordeste” pelo professor do curso de Meteorologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Luiz Carlos Molion, que defendeu que os estados do Nordeste também deveriam adiantar uma hora no Horário de Verão e o “Programa de Eficientização do Processo de Energia Elétrica a partir do Bagaço da Cana-de-Açúcar”, pelo consultor Luiz Otávio Koblitz, que apresentou argumentos mostrando que Alagoas será o Estado mais beneficiado com a geração de excedentes de energia elétrica decorrentes da eficientização energética das usinas de açúcar.