Gás natural oferece múltiplas possibilidades de uso para estabelecimentos comerciais em Maceió

Por Algás,

SOLUÇÃO ENERGÉTICA

O uso do gás natural como fonte de energia é bastante difundido em estabelecimentos, como hotéis, restaurantes, hospitais e lavanderias, por oferecer segurança, comodidade, economia, dentre outras vantagens. As diferentes possibilidades de uso desse energético e o seu alto rendimento conquistam cada vez mais usuários em Alagoas.

Em Maceió, o segmento comercial já soma 576 clientes, que usufruem do gás natural para as mais diversas aplicações. “Para cada perfil de consumo, existe uma solução energética capaz de reduzir os custos e que está de acordo com o perfil e necessidade de c
ada estabelecimento”, afirma o gerente comercial da distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, Fabio Sousa.

Além dos tradicionais usos do gás natural para cocção e aquecimento de água, o combustível pode ser usado para geração de energia, cogeração e “backup” para o sistema de energia solar, oferecendo vantagens em relação a outras fontes de energia, entre elas, maior segurança no abastecimento e fornecimento contínuo.

Geração de energia

No setor comercial, a economia no uso do gás natural em substituição à energia elétrica convencional pode alcançar um percentual de até 70%. É o que explica Sousa: “Os gastos podem ser reduzidos no horário de ponta, período no qual a energia elétrica é até cinco vezes mais cara”.

O Hospital do Coração de Alagoas, o Hcor, referência no estado na área de cardiologia, é um dos estabelecimentos que adotou o sistema geração de energia a gás natural em 2016.

Priorizando a segurança, o gerador de 400 kVA, que funciona com gás natural da Algás, foi escolhido para que mesmo diante da falta de energia, os procedimentos cirúrgicos e atendimentos aos pacientes não sejam interrompidos.  Para o hospital, que usava gerador a diesel, a economia também foi um diferencial na escolha do combustível.

“Além da função de backup, essa é nossa solução diária de energia para 100% do hospital durante o horário de ponta, uma escolha mais econômica e menos poluente”, opina o diretor do HCor, Ricardo Cavalcanti.

Aquecimento de água

O gás natural é amplamente utilizado para aquecer piscinas e chuveiros de academias, clínicas de fisioterapia e hotéis. Para a proprietária da Clínica Corpus Estética, Rose Carvalho, contar com piscinas aquecidas é um diferencial no mercado.

“Atualmente, a busca por clínicas ou academias que ofereçam piscinas aquecidas é uma realidade. Mesmo que em Alagoas as temperaturas não sejam tão baixas, a aula não pode ser simplesmente cancelada porque choveu e está mais frio. Optamos pelo aquecimento a gás natural, pois acreditamos que, comparado com o sistema de aquecimento solar, ele funciona melhor”, relata Rose.

Os restaurantes em Maceió também usam a água aquecida a gás natural na sua produção. Isso se deve principalmente ao fato de que a água aquecida elimina a gordura dos utensílios e louças com mais eficiência.

Outros usos

O gás natural em estabelecimentos comerciais também pode ser utilizado em churrasqueiras, panelões, fritadeiras ou chapas quentes nos restaurantes. Em lavanderias, é comum o seu uso nas máquinas de secar e lavar. Para saber mais, acesse: www.algas.com.br/solucoes-e-possibilidades-de-uso-comercio.