Gás Natural Veicular é mais econômico e menos poluente

Por Algás,

Alagoas possui 36 postos de Gás Natural Veicular, 10 deles no interior do Estado. O aspecto econômico é o que mais estimula os motoristas a instalarem um kit ou comprarem um carro adaptado com GNV. Foi o que explicou o engenheiro da Algás, Artur Mergulhão, durante palestra no auditório do Senac Poço, nesta segunda-feira (25.4), às 19h30min. “Em relação ao álcool, a economia é de 60%; já em comparação com a gasolina, o consumidor economiza 50%”,afirmou o profissional, ressaltando também o aspecto ambiental: por ser mais limpo, o gás natural contribui com a redução de emissão de poluentes além de proporcionar uma maior durabilidade de peças e componentes do veículo.

Mergulhão explicou que, para aumentar o número de usuários no interior do Estado, a Algás lançou a promoção GNV, Instale e Ganhe. Qualquer motorista comprovando a instalação do kit GNV ou a compra de um automóvel 0km com GNV de fábrica ganha 300 m³ do combustível, ou seja, o motorista poderá rodar 3.000 km sem pagar nada. A promoção termina no próximo dia 30.

Além de Mergulhão, outro palestrante da noite foi o engenheiro da Algás, Jayme Marden, que explicou para porteiros e frentistas, quais os cuidados com o uso e armazenamento do gás natural em redes prediais. Marden afirmou que Alagoas possui uma rede de 275 km de gás natural, esclarecendo que – por ser mais leve que o GLP (tradicional gás de cozinha) – o gás natural oferece menos riscos em casos de vazamento.

O engenheiro ensinou ainda como as pessoas podem identificar e proceder em casos de vazamentos de gás. “Um dos fatores fáceis de identificar é o cheiro forte; nesse caso, é preciso verificar as mangueiras e válvulas. Caso esteja tudo bem com eles e o cheiro persista, é preciso ligar para o Corpo de Bombeiros ou para a companhia de gás”. Outras informações podem ser obtidas na Algás pelos telefones 0800-284-0082 (funciona 24 hs) ou 0800-284-9220 ( Serviço de Atendimento ao Consumidor).

A palestra “Gás: GN, GLP E GNV – O que você precisa saber”, foi promovida pela área de Conservação e Zeladoria do Senac-AL, que mantém um portfólio de cursos direcionados aos interessados em profissionalização nesses segmentos. Alguns dos mais procurados são os de Frentista, Porteiro e Vigia e Auxiliar de Limpeza. Mais informações pelos telefones 2122-7801 e 0800-082-2005.

Fonte: Eliana Custódio

ASCOM-SENAC