GNV alternativa de combustível seguro

Por Jaqueline Silva,

Você já deve ter se perguntado, afinal como é formado o Gás Natural Veicular (GNV)? A distribuidora de gás natural de Alagoas, a Algás foi a fundo para tirar algumas dúvidas e curiosidade do consumidor.

O GNV é um combustível formado pela mistura de hidrocarbonetos leves, que se mantêm em estado gasoso devido à pressão atmosférica e à temperatura do ambiente. Ele pode ser encontrado em grandes formações rochosas, mais especificamente em rochas porosas, arenitos no subsolo, calcárias ou também associadas ao petróleo, do qual é extraído no processo de refinamento.

Formado principalmente por metano e etano, o Gás Natural Veicular acabou se popularizando mundialmente por conta de sua notável economia em relação às outras alternativas de combustíveis, como exemplo o etanol e a própria gasolina.

Ele é armazenado em cilindros de aço e, usualmente, é instalado no porta-malas do veículo. Em alguns modelos de veículos, os cilindros podem ser instalados na parte inferior do veículo.

 

Em quais tipos de veículos o kit GNV pode ser instalado?

 

O Gás Natural Veicular (GNV) se tornou muito estimado entre os motoristas desde que começou a ser comercializado no Brasil em 1996, principalmente para os taxistas. José Ediberto de Omena, diretor-presidente da Algás destaca que “se o seu veículo é movido a etanol, gasolina e até diesel, ele pode passar a usar o Gás Natural Veicular. O GNV não é apenas para carros de passeio. Há um mercado em expansão no Brasil dos veículos pesados movidos a GNV, como caminhões e ônibus.”.

É importante considerar também o tamanho do cilindro de GNV a ser instalado nos carros de passeio. Ediberto Omena afirma ainda que “quanto mais espaço você tiver disponível no porta-malas, maior poderá ser o cilindro utilizado, aumentando assim a autonomia do veículo.”.