Hotéis intensificam uso do gás natural para aquecer água do chuveiro e reduzem gastos com energia

Por Algás,

O uso do gás natural como energia sustentável e econômica começa a consolidar-se nos bares, restaurantes e hotéis situados na capital alagoana. Dois hotéis – Brisa Tower e Costa Mar – situados nos bairros da Jatiúca e da Ponta Verde, conseguiram reduzir significativamente o gasto de energia elétrica após introduzir uma simples inovação tecnológica utilizando o gás natural para aquecimento de água dos chuveiros de todos os apartamentos.

No Hotel Brisa Tower, o sistema de aquecimento de água engloba o aproveitamento da energia solar com back up a gás natural. Essa simples inovação tecnológica descoberta no litoral alagoano, no município de Maragogi, foi implementada com sucesso neste empreendimento hoteleiro construído recentemente à beira-mar de Maceió, declara o empresário Carlos Gatto, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis em Alagoas (ABIH/AL).

A utilização do gás naturalcomo fonte energética acontece nos momentos de pico de consumo – período das 17h às 20h -, horário que os hóspedes retornam ao hotel após longos passeios pela cidade e por outras regiões do Estado. A economia do uso do gás natural em substituição à energia elétrica convencional alcança o percentual de 30%. E ainda traz um alívio na carga elétrica do hotel.

Experiência bem-sucedida também está sendo desenvolvida no Costa Mar. Mesmo sendo um hotel antigo, Gatto resolveu adotar também o gás naturalem substituição ao chuveiro elétrico. Empregou um painel shaft que evita quebrar a cerâmica do banheiro e suporte água a 100 graus centígrados. “Essa técnica resultou em diminuição de custos”.

O emprego do gás natural ainda proporcionou uma expressiva redução de despesas para a aquisição de gerador [bastante utilizado nos empreendimentos hoteleiros], que custa em média R$ 100 mil para atender a demanda dos horários de picos.

Segundo o empresário, as negociações com a Algáspara o fornecimento de gás natural além do uso nas cozinhas dos hotéis estão resultando em bons dividendos. Menos despesas, mais eficiência no uso de energia e implementação da sustentabilidade.