Ar condicionados ligados 24 horas, água quente nos chuveiros de todos os apartamentos, lavanderias a todo vapor… É preciso muita energia para garantir o conforto dos hóspedes.
Conhecer as demandas energéticas do seu empreendimento é o primeiro passo para otimizar a operação e os custos com energia elétrica. Para cada perfil de consumo de energia existe uma solução capaz de reduzir os custos e otimizar a energia utilizada.
A escolha do sistema adequado às suas necessidades representa um diferencial competitivo no setor hoteleiro. Poder gerar sua própria energia a partir do gás natural já é uma realidade disponível no mercado. Dentre as principais vantagens obtidas na escolha por esse sistema de produção de energia estão a menor dependência da rede elétrica, a menor emissão de poluentes e a redução nos custos.
Muitos hotéis já utilizam sistema de geração de energia com gás natural permitindo menor dependência da rede elétrica e maior economia. É o caso do Sofitel São Paulo Ibirapuera, tradicional empreendimento hoteleiro da capital paulista, que utiliza o gás natural para geração de energia.
Já o hotel Transamérica, também de São Paulo, optou pela cogeração de energia que, apesar de estar ainda em fase inicial, já é utilizada no aquecimento da água.
“O gás natural é uma boa opção para redução de custos, porém é de vital importância um estudo para se adequar equipamentos e/ou instalações aos setores que serão pelos mesmos servidos”, afirma o Gerente de manutenção do hotel, Carlos Struckas. (fonte: Revista Hotéis 17/03/2010).
Segundo Alexandre Breda, gerente de vendas para o Grande Comércio da Comgás, Companhia de Gás de São Paulo, a confiabilidade de suprimento, o custo operacional e a qualidade da energia gerada, são fatores determinantes, na escolha pelo sistema de geração de energia com gás natural.