Infraestrutura de gasodutos está preparada para atender as demandas industriais de Alagoas

Por Algás,

 


Com construção do gasoduto Penedo-Arapiraca, malha de distribuição de gás natural possibilitará o atendimento da demanda de oito cidades alagoanas

Há 20 anos em atuação no serviço de distribuição de gás natural em território alagoano, a ALGÁS tem expandido junto com o Estado e já possui a infraestrutura de gasodutos necessária para atender as demandas energéticas das novas indústrias e dos núcleos industriais de Alagoas.

A obra mais recente iniciada foi a da fábrica de revestimentos cerâmicos Portobello S.A, na qual a disponibilidade do gás natural foi um dos fatores decisivos para que a empresa fosse instalada em Alagoas. Com previsão para iniciar a produção em 2015, o consumo de gás da empresa está estimado em 60 mil m³/dia, chegando a um total de 1,8 milhão m³/mês, que será utilizado no processo de secagem do porcelanato em fornos contínuos.

Em Alagoas, existem quatro “city gates” (pontos de entrega de gás natural), localizados nas cidades de Rio Largo, Pilar, Penedo e São Miguel dos Campos, que podem levar o gás natural de um ponto a outro do Estado.

Na linha da expansão de sua malha de gasodutos, com o objetivo de levar o gás natural para o agreste alagoano, a ALGÁS iniciará ainda este ano parte da construção do gasoduto Penedo-Arapiraca. Num primeiro momento, a obra abrangerá apenas a etapa das duas travessias de dutos, sendo uma entre a AL-110 e a BR-101 e a outra entre a AL-110 e o Riacho Perucaba. Em paralelo a esta etapa inicial, a ALGÁS aguardará a aprovação de um financiamento para execução da obra como um todo.

Atualmente, a ALGÁS atende plenamente, em Maceió, o Distrito Industrial Luiz Cavalcante e o Núcleo Industrial Bernardo Oiticica e, em Marechal Deodoro, o Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, além da cidade de Atalaia e daquelas que possuem os “city gates”.

Por Renata Baracho