As inscrições para o Prêmio Master Ademi 2013, que será realizado no dia 18 de outubro, estão abertas até o dia 9 de setembro. O diferencial desta edição é a inauguração da categoria em eficiência energética, nomeada “Prêmio ALGÁS/ADEMI de Eficiência Energética”, lançada em 2012 pela ALGÁS.
O objetivo desta nova premiação é valorizar e fomentar a produção de edifícios com características arquitetônicas mais adequadas ao clima local, resultando em maior eficiência energética no ambiente construído em Alagoas.
Avaliação
Os critérios de avaliação adotados baseiam-se nas características da envoltória e dos sistemas de gestão de água e energia, que influenciam o desempenho energético das edificações. Cada critério de avaliação demanda uma documentação específica que deverá ser anexada pelos concorrentes no ato da inscrição.
Para o julgamento dos projetos, será indispensável o envio das plantas, fachadas e cortes do edifício, tabelas contendo o cálculo de áreas, bem como memorial descritivo e caderno de especificações técnicas, contemplando toda a documentação pedida no edital, aspectos imprescindíveis à avaliação da eficiência energética nas edificações.
Oportunidade
Com o desenvolvimento crescente do setor imobiliário, se faz cada vez mais necessário, para o construtor, identificar os aspectos de diferenciação de seu produto. A premiação é uma dessas oportunidades, pois contempla não só os construtores, mas também toda população alagoana.
Através do incentivo à construção de prédios projetados tendo a preocupação com o uso de energia limpa, o prêmio também atesta a credibilidade da construtora vencedora, bem como proporciona uma mudança de postura do segmento da construção civil quanto aos aspectos ambientais dos seus empreendimentos.
Texto por Renata Baracho
Foto por Helena Omena