Colaboradores já arrecadaram cerca de 100 litros de óleo desde o início da campanha
Lançado na ALGÁS em abril de 2012, o “Projeto Coleta Óleo: Uma atitude, Mil benefícios” existe oficialmente desde novembro de 2011 e é uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).
O principal objetivo da campanha é minimizar o impacto do descarte inadequado do óleo proveniente de frituras e proporcionar a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis, que vão aos pontos de coleta transportar o óleo para as cooperativas.
De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), um litro de óleo é capaz de contaminar 20 mil litros de água. Desde que a campanha foi lançada, mais de 100 litros de óleo já foram coletados e descartados corretamente. Dessa forma, os colaboradores da ALGÁS conseguiram evitar a contaminação de cerca de 2 milhões de litros de água potável.
Na ALGÁS, é realizada trimestralmente uma premiação ao colaborador que arrecadar mais óleo nesse espaço de tempo. No mês de outubro, a ASMS, representada por Roberta Rolemberg, contemplou Elisângela (SEC), que conseguiu coletar 4 litros no período de julho a setembro. Em segundo lugar, ficou Elisabete (AJU) com 3,5 litros de óleo arrecadados.
O último trimestre do ano já se iniciou e em dezembro será realizada mais uma premiação. Aproveite e faça você também a sua coleta!
Para participar é simples:
1. Após a fritura dos alimentos, espere o óleo esfriar.
2. Coloque o óleo frio em uma garrafa PET e tampe bem.
3. Entregue a garrafa para a ASMS.
Por Renata Baracho