Selo Procel Edifica classificará edifícios

Por Algás,

A partir de 2012 a etiquetagem de eficiência energética para edificações se torna obrigatória, com o selo Procel Edifica e o consumidor deve estar atento a mais esse item na hora de comprar o seu imóvel. As construções serão avaliadas sob diversos aspectos e certificadas de acordo com uma classificação que vai de “A” a “E”, semelhante a classificação Procel para eletrodomésticos.

A arquiteta especialista em eficiência energética, Isabela Passos, chama a atenção para a importância do assunto e explica que o método de avaliação para a classificação dos edifícios será baseado na análise de itens como o sistema de iluminação, de condicionamento de ar e envoltória (cobertura, áreas de vidro, janelas, aberturas e vãos, etc). “Com a etiquetagem será possível diferenciar, assim como acontece com os eletrodomésticos, quais as edificações com maior eficiência energética” destaca a especialista.

A redução de 30% a 50% do consumo de energia é um dos diferenciais que mais se destaca com a implantação deste selo e arquitetos, engenheiros e designers já estão trabalhando em projetos que viabilizem uma maior eficiência energética. O gás natural por seus múltiplos usos e possibilidade de aproveitamento direto como fonte de energia, tem destaque nesse cenário, principalmente no quesito aquecimento de água, isto porque, para que o edifício tenha classificação “A”, de acordo com o programa Procel Edifica, o aquecimento de água deve ser feito a energia solar ou gás.